Comissões que analisarão indicações para órgãos públicos elegem presidentes e vices
Assembleia tem a prerrogativa de validar indicações do governador para presidência de órgãos, autarquias e empresas públicas.
07/11/2023 - 18:15Nesta terça-feira (7/11/23), a Comissão Especial das Indicações nºs 5 a 7, 12 a 15, 23 e 25 a 47/2023 elegeu para presidente o deputado Leonídio Bouças (PSDB) e o deputado Charles Santos (Republicanos) como vice-presidente. Entre outras, essa comissão vai emitir parecer sobre os nomes indicados pelo governador Romeu Zema (Novo), para compor o Conselho Estadual de Educação.
Também vai analisar os indicados para os cargos de:
- presidente da Fundação Educacional Caio Martins (Fucam)
- presidente da Fundação João Pinheiro (FJP)
- diretor-geral da Loteria do Estado de Minas Gerais
- presidente da Fundação Helena Antipoff
- presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg)
- diretor-geral do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem)
- e diretor-geral do Instituto de Previdência dos Servidores Militares de Minas Gerais (IPSM).
Indicações para Idene, IMA, DER e Utramig
Também nesta terça (7), o deputado Gil Pereira (PSD) e a deputada Maria Clara Marra (PSDB) foram eleitos presidente e vice-presidente, respectivamente, da Comissão Especial designada para avaliar as indicações do governador para os cargos de diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene); diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG); diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA); e de presidente da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig).
A Comissão Especial das Indicações de nºs 1, 8, 10 e 22/2023 também elegeu os relatores de cada uma das indicações. Gil Pereira vai relatar o parecer sobre as indicações do Idene e da Utramig. Maria Clara Marra vai assinar o parecer sobre as indicações ao DER e do IMA.
Fundação Clóvis Salgado, Faop e Iepha
Outra que elegeu presidente e vice foi a Comissão Especial das Indicações nºs 11, 19 e 24/2023, que vai tratar dos nomes indicados para os cargos de presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), presidente da Fundação Clóvis Salgado e presidente do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha).
Foram eleitos para presidente o deputado Mauro Tramonte (Republicanos) e para vice-presidenta a deputada Lohanna (PV).