Notícias

Comissões definem temas prioritários para os próximos dois anos

As escolhas vêm sendo feitas desde o início da semana e contemplam o novo formato do Assembleia Fiscaliza.

26/05/2023 - 11:30 - Atualizado em 23/06/2023 - 11:49
Imagem

O chamado Tema em Foco previsto no novo formato do Assembleia Fiscaliza começou a ser definido pelas comissões temáticas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) esta semana (22 a 26/5). A ação, antes chamada de Fiscaliza Mais, tem o objetivo de estabelecer os temas que serão prioritários para as discussões e debates nas comissões nos próximos dois anos.

Alerta

Novo formato amplia a fiscalização do Parlamento

A ALMG terá, a partir deste ano, uma nova organização para suas atividades de fiscalização. Agora, todas as iniciativas fiscalizadoras realizadas pelas comissões parlamentares passam a integrar o Assembleia Fiscaliza.

Imagem

O processo de comparecimento de secretários e dirigentes de órgãos estaduais a reuniões das comissões da ALMG para prestar esclarecimentos aos deputados, que englobava toda a programação do Assembleia Fiscaliza, passa e ser denominado Prestação de Contas do Governo e continuará sendo realizado semestralmente.

O monitoramento de temas de políticas públicas, antes chamado de Fiscaliza Mais, passa a ser chamado de Tema em Foco e a integrar o Assembleia Fiscaliza. A periodicidade da iniciativa também foi alterada de um ano para dois anos, incluindo as etapas de escolha do tema, definição e execução do plano de trabalho, produção e aprovação do relatório final.

Atividades rotineiras de caráter fiscalizatório no âmbito das comissões também passam a integrar o Assembleia Fiscaliza. São audiências, debates públicos e visitas técnicas.

Com essas novidades, o Assembleia Fiscaliza será composto por três frentes: Prestação de Contas do Governo, Tema em Foco e Audiências e Visitas de Fiscalização.

Espaços da ALMG
Novo formato do Assembleia Fiscaliza

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine