Notícias

Comissão visita Córrego do Cercadinho, Mata do Havaí e horta do Projeto Cemar 

Parlamentares checam, nesta sexta (12), condição de locais onde devem ser construídas bacias de contenção de águas pluviais.

11/04/2024 - 13:44
Imagem

Avaliar as imediações do Córrego do Cercadinho, da horta do Projeto Cemar e da Mata do Havaí, no entorno dos bairros Estoril, Estrela Dalva e Havaí, na Região Oeste de Belo Horizonte, é o propósito da visita que a Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) fará ao local, nesta sexta-feira (12/4/24). 

Solicitada pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), a atividade será às 10 horas, tendo como ponto de encontro a Rua Nilo Antônio Gazire, 147, no Estoril. Um dos objetivos da vistoria é avaliar locais em que está prevista a construção de bacias de contenção de águas pluviais.

A importância do entorno a ser visitado, assim como a eficácia das bacias de contenção propostas, já havia sido pauta na Assembleia, em audiência pública realizada em outubro de 2023. Na ocasião, registrou-se que enchentes ocorridas no local seriam provocadas por problemas no planejamento das obras de drenagem, as quais poderiam ter efeito contrário ao desejado, causando problemas aos moradores, como deslizamentos e mais inundações. 

A região e as denúncias feitas na audiência preocupam a deputada Beatriz Cerqueira. Para garantir a integridade e preservação daquela área natural, ela apresentou o Projeto de Lei (PL) 2.144/24, o qual visa reconhecer o relevante interesse ambiental e cultural da mata e do córrego visitados.

O texto do projeto registra que a Mata do Havaí, também conhecida como Mata da Represa, conta com 30 mil metros quadrados de rica biodiversidade e variedade de fauna e flora dos biomas Cerrado e Mata Atlântica, além oito nascentes. Segundo a matéria, o Córrego Cercadinho alimenta o Rio das Velhas, vital para o abastecimento da Região Metropolitana de BH.

A justificativa do PL alerta para a escassez de áreas verdes na Capital, abaixo dos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS), como um indicador da urgência de se preservarem os recursos naturais da região, avaliados como “essenciais não apenas para a biodiversidade, mas também para o bem-estar comunitário e a sustentabilidade ambiental”.

Comissão de Administração Pública - debate sobre construção de bacia de contenção de águas pluviais nas imediações dos bairro Estoril

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine