Comissão homenageia rede de teleassistência de Minas Gerais
Em audiência nesta quarta (19), representantes do serviço público de saúde receberão diplomas com votos de congratulação.
A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia se reúne, nesta quarta-feira (19/11/25), para debater a relevância do trabalho desenvolvido pela rede de teleassistência de Minas Gerais. Na ocasião, representantes do serviço público de saúde receberão diplomas com votos de congratulação.
A reunião, solicitada pela deputada Lohanna (PV), está agendada para as 16 horas, no Auditório do Palácio da Inconfidência, sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
No requerimento que deu origem à audiência, a parlamentar ressalta que a rede, a maior de teleassistência no mundo, tem demonstrado compromisso com a inovação e a inclusão no atendimento médico. “Destaco, em especial, a realização do mutirão cardiológico em Divinópolis (Centro-Oeste), iniciativa que buscou reduzir filas de espera para exames essenciais como ecocardiografias, promover diagnósticos precoces e implementar a estratificação de risco para populações carentes”, pontua Lohanna.
Ainda em relação ao mutirão, ela salienta o equilíbrio entre ciência, tecnologia e impacto social promovido pelo desenvolvimento e validação de modelos de inteligência artificial para priorização de atendimentos nos sistemas de saúde.
Criada em 2005, resultado de uma parceria de sete universidades públicas (Unimontes, UFMG, UFU, UFTM, UFJF, UFSJ e UFVJM), a rede conecta especialistas de hospitais universitários a profissionais de saúde remotos, por meio de atividades de telediagnóstico e teleconsultorias, além de oferecer sistemas de apoio à decisão.