Notícias

Comissão discute a recepção de refugiados em Minas Gerais

Na reunião, a Cebrapaz, entidade sem fins lucrativos que atua na recepção de imigrantes, será homenageada pelos seus 20 anos.

12/06/2024 - 11:00
Imagem

A recepção de imigrantes estrangeiros, em especial de refugiados de guerra, será tema de debate da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Em audiência pública nesta quinta-feira (13/6/24) às 9 horas no Auditório, será homenageada uma das entidades que atua na recepção desses refugiados, o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz).

Botão

O pedido da reunião foi feito pelo deputado Celinho do Sintrocel (PCdoB). No requerimento, o parlamentar citou as várias ondas de imigrantes recebidas por Minas Gerais em sua história. Alemães e italianos no início do século 20, sírios no final do século passado. Mais recentemente, haitianos, colombianos e venezuelanos. Segundo o documento, todos esses grupos contribuíram e contribuem para a formação do povo mineiro.

Nesse sentido, são importantes tanto políticas públicas quanto a atuação de entidades da sociedade civil para garantir a integração dos recém-chegados, como indicou o requerimento. Por isso, a Cebrapaz será homenageada durante o encontro. A instituição é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e completa 20 anos de existência em 2024. De acordo com o requerimento da audiência pública, em Minas Gerais o grupo atua no acolhimento de estrangeiros atingidos direta ou indiretamente por catástrofes. 

Tópicos: Direitos Humanos
Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher - debate sobre a situação das migrantes e refugiadas em MG

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine