Notícias

Comissão debate carreira de servidores da Uemg e da Unimontes

Reunião é desdobramento de audiência que discutiu as consequências do subfinanciamento das universidades estaduais mineiras.

11/11/2022 - 17:36
Imagem

A situação da carreira e a valorização dos servidores da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) e da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) pautam audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia nesta quarta-feira (16/11/22). A reunião começa às 10 horas, no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Botão

A autora do requerimento para o debate e também presidenta da comissão, deputada Beatriz Cerqueira (PT), sinaliza que a audiência cumpre o papel de escuta e é parte do compromisso da comissão com o fortalecimento da Uemg. “Servidores administrativos passam por situações muito difíceis. Temos necessidade de concurso, de política de carreira, de ter mais servidores, e de infraestrutura em várias unidades”, aponta.

Em audiência realizada em agosto deste ano, sobre o subfinanciamento e a falta de autonomia das universidades públicas mineiras, participantes destacaram a precarização das condições de trabalho dos professores. Eles estariam sendo constrangidos, por exemplo, a aumentar o número de horas dedicadas às aulas, reduzindo, assim, a carga horária de atividades de pesquisa e extensão.

Lista

Outra denúncia foi de que os docentes não seriam pagos conforme sua titulação, com doutores sendo remunerados como mestres. Segundo representantes da categoria, acordo homologado em 2016 na Justiça ainda não teria sido cumprido, gerando grande defasagem salarial. Na ocasião, a Beatriz Cerqueira destacou que o governador Romeu Zema havia ingressado com ação judicial para cancelar esse acordo.

Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia - debate sobre o orçamento das universidades estaduais

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine