Notícias

Comissão de Direitos Humanos faz visita ao Hospital João XXIII

Objetivo é analisar as condições de atendimento, principalmente após alagamento da chuva de domingo.

Imagem

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza visita, nesta quinta-feira (27/11/25), às 17h30, ao Hospital João XXIII, em Belo Horizonte. A finalidade, conforme requerimento protocolado pela presidenta do colegiado, deputada Bella Gonçalves (Psol), é averiguar as violações de direitos humanos e o risco gerado à integridade física e à vida das pessoas que necessitam de atendimento emergencial da instituição, devido à precarização dos serviços, ao fechamento abrupto do bloco cirúrgico do Hospital Maria Amélia Lins (Hmal) e ao posterior anúncio da terceirização de sua administração.

Botão

Conforme informações do gabinete da deputada, Bella Gonçalves pretende, também, avaliar as condições estruturais do João XXIII, após alagamento do hospital com as chuvas do último domingo (23). Vazamentos inundaram o ambulatório e as salas de raio x e de tomografia. Funcionários tiveram que usar sacos de lixo para cobrir pacientes e protegê-los da inundação.

“Na última semana nós fomos surpreendidos com uma enchente no Hospital João XXIII. Tetos vazavam água que interditavam serviços essenciais num hospital de urgência, referência inclusive no tratamento de trauma”, afirma a deputada.

Segundo a parlamentar, o João XXIII já há muito tempo vem sendo sucateado e a Comissão de Direitos Humanos vem acompanhando e denunciando a precariedade. Neste ano, foi realizada visita à instituição em março, onde se constataram problemas como demora no atendimento, inclusive para cirurgias ortopédicas.

Citação

A situação se agravou com a desativação do Hmal e o fechamento da UTI infantil do Hospital João Paulo II, instituições que também receberam a fiscalização da comissão. O caos no atendimento e alto índice de infecção também foram denunciados por servidores em audiência pública realizada em agosto passado.

Devem acompanhar a visita a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Lourdes Aparecida Machado, e a promotora Josely Ramos Pontes, da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde.

Hospital já foi visitado e foi tema de debates promovidos pela comissão - Arquivo ALMG
“Nós vamos fazer uma visita técnica da Comissão de Direitos Humanos para verificar as condições do hospital e se os problemas graves que aconteceram foram sanados.”
Bella Gonçalves
Dep. Bella Gonçalves

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine