Notícias

Comandantes da PM e dos Bombeiros serão ouvidos na Assembleia de Minas

Carência de efetivo, problemas na infraestrutura e valorização dos servidores são alguns dos temas a serem tratados na reunião desta segunda (10).

07/07/2023 - 11:16 - Atualizado em 07/07/2023 - 19:36
Imagem

Os comandantes-gerais da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) serão ouvidos nesta segunda-feira (10/7/23) em audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A reunião com o comandante-geral da PMMG, coronel PM Rodrigo Piassi do Nascimento, está programada para as 9h30.  Em seguida, às 11 horas, será ouvido o comandante-geral do CBMMG, Coronel BM Erlon Dias do Nascimento Botelho. As duas audiências acontecerão no Auditório SE da Assembleia de Minas.

Botão

O objetivo dessa reunião é ouvir a prestação de contas das instituições para o período de 1º de janeiro a 31 de maio de 2023. De acordo com o presidente da Comissão de Segurança Pública da ALMG, deputado Sargento Rodrigues (PL), é extensa a lista de temas a serem tratados com os comandantes-gerais, conforme o requerimento aprovado na Comissão de Segurança Pública.

No entanto, alguns assuntos se destacam: carência de efetivo nas duas instituições, problemas na infraestrutura física e equipamentos, adoecimento mental e absenteísmo decorrentes das más condições de trabalho e a necessidade de valorização dos servidores.

Citação

Entre estes assuntos, a valorização profissional ganha uma urgência especial, na visão do deputado Sargento Rodrigues, tendo em vista a possibilidade de estagnação das carreiras se for aprovada, até o final de 2023., a adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal.

Debate público: Mundo Agro: negócios, ambiente e desafios
"Em todas as instituições, o problema gritante é a falta de efetivo, mas vamos cobrar também o empenho deles para a valorização profissional, pois os comandantes devem ser os primeiros a buscar esta valorização. E isso precisa acontecer agora. Ou se faz nos próximos meses ou já era, pois o Regime de Recuperação Fiscal vai impedir a concessão de reajustes".
Sargento Rodrigues
Dep. Sargento Rodrigues

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine