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Com quase metade da linha operada pela MRS, Minas não receberá nem 10% de investimentos

Deputados apontaram que Estado foi prejudicado em renovação de concessão entre a empresa e o governo federal.

14/09/2023 - 15:03
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Quase metade da linha férrea operada pela MRS Logística está em Minas Gerais, 756 dos 1.643 quilômetros de extensão, que passam também por São Paulo e Rio de Janeiro. Apesar disso, apenas 9,5 % do investimento previsto na renovação antecipada do contrato de concessão para a empresa vai para o Estado.

Os números foram destacados pela deputada Ione Pinheiro (União), nesta quinta-feira (14/9/23), em audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

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Para a parlamentar, que solicitou a reunião, o Estado foi prejudicado nessa tratativa firmada entre MRS e governo federal em julho do ano passado, a qual prorrogou a concessão do trecho ferroviário por mais 30 anos a partir de 1º/12/26.

Ela enfatizou que São Paulo, que responde a cerca de 25% dessa linha férrea, vai ficar com 81,5% dos investimentos previstos. Já o Rio de Janeiro, que conta também com aproximadamente 25% dessa malha, vai receber 9% dos recursos.

Esses investimentos são direcionados à construção de viadutos rodoviários, passarela de pedestres, melhorias em passagens de nível de pedestre, entre outros.

Ione Pinheiro cobrou dos representantes dos governos estadual e federal e da MRS alguma forma de reparação.

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O deputado Tito Torres (PSD), que preside a comissão, corroborou a fala da parlamentar. Ele acrescentou ainda que, se tivesse sido aberta uma licitação, os investimentos no Estado seriam maiores.

“A MRS cuidar dos seus interesses é algo legítimo. Mas me assusta a inércia do governo no caso”, falou.

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Representantes de prefeituras reclamam da falta de investimentos

O prefeito de Sarzedo (RMBH), Marcelo Pinheiro, contou que a cidade tem dois terminais da MRS e fez um relato dos impactos disso para a população.

Conforme contou, a cidade quase não foi contemplada com investimentos decorrentes da renovação da concessão. “A MRS precisava olhar com mais cuidado para nosso município”, afirmou.

Endossou a fala dele o superintendente de Mobilidade de Belo Horizonte, André Soares Dantas. Ele destacou que a Capital mineira é cortada por linha ferroviária da MRS, o que traz impacto para a população. Nesse sentido, acredita que o que vem sendo feito pela empresa é pouco.

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Igarapé vai receber terminal

Um dos investimentos mais robusto em Minas, conforme avaliaram participantes da audiência, é a construção de um terminal intermodal em Igarapé, na RMBH.

O prefeito de Igarapé, Arnaldo de Oliveira Chaves, enfatizou a importância do terminal para a cidade e para a região e disse que a prefeitura trabalha para fazer modificações no seu plano diretor para abarcar a iniciativa.

O diretor-adjunto da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Minas Gerais, Adalcir Ribeiro Lopes, cobrou o início da obra desse terminal, que, em sua opinião, vai aliviar o tráfego de carretas com minério naquela região.

Representante da MRS destaca que renovação foi amplamente debatida

O diretor de Relações Institucionais da MRS Logística, Luiz Gustavo Bambini de Assis, salientou que o processo de prorrogação antecipada da MRS se iniciou em 2015 e foi concluído em julho de 2022 com a celebração de um novo contrato de concessão, tendo sido amplamente discutido nesses sete anos e validado legalmente.

Como destacou, os investimentos previstos nesse contrato foram acordados entre os três estados envolvidos e há, inclusive, uma carta assinada pelos três governadores à época em que apoiam a renovação naqueles termos, a qual foi encaminhada ao ministro da Infraestrutura na ocasião.

De acordo com ele, de 2008 a 2022, a MRS investiu R$ 10,6 bilhões em Minas. Para os próximos anos, conforme disse, estão previstos recursos de R$ 5,9 bilhões.

Conforme explicou, embora a maior parte dos investimentos vá ser direcionada a São Paulo, as iniciativas vão beneficiar indiretamente também Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Em relação ao terminal em Igarapé, Luiz Gustavo Bambini disse que estão sendo feitos estudos de engenharia, bem como levantamento fundiário. Conforme contou, o processo tem previsão de 12 anos para conclusão.

Representante do governo federal disse que vai dar encaminhamento a questões

O gerente de Projeto da Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário, Hélio Roberto da Silva de Sousa, enfatizou que como representante da área que formula a política pública está sensível às questões apresentadas e dará o encaminhamento necessário no Ministério dos Transportes.

Já o coordenador regional de Fiscalização Ferroviária de Minas Gerais da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Aurélio Braga, disse que a agência se certificou de que a renovação fosse firmada com base na legalidade e que o trabalho agora é acompanhar as entregas por etapas.

Por sua vez, os representantes do governo estadual, como o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, explicaram que a questão não é uma responsabilidade de suas áreas por se tratar de uma iniciativa federal. Apesar disso, disseram que têm expectativa de que os investimentos vão gerar mais desenvolvimento para o Estado.

Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - debate sobre a renovação de concessão ferroviária
“Por que Minas que tem metade praticamente da malha operada pela MRS não recebeu investimentos nessa proporção?”
Ione Pinheiro
Dep. Ione Pinheiro
Renovação de concessão de ferrovias vai gerar poucos investimentos em Minas TV Assembleia
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