Notícias

Dívida de Minas

Colégio Estadual Central é retirado de lista de imóveis para venda ou federalização

Outros nove imóveis também foram excluídos pelo relator. Projeto está pronto para votação em 1º turno no Plenário.

Imagem

Já pode ir a votação preliminar de 1º turno no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) o Projeto de Lei (PL) 3.733/25, que autoriza a venda ou a transferência para a União de imóveis pertencentes ao Estado, para fins de amortização da dívida estadual. A matéria recebeu parecer favorável da Comissão de Administração Pública em reunião na manhã desta terça-feira (9/12/25), na forma de um novo texto (substitutivo nº 4).

Botão

O texto que vai a votação no Plenário, conforme recomendação do relator deputado Rodrigo Lopes (União), retira 10 imóveis da lista para venda ou federalização. São eles:

  • Escola Estadual Governador Milton Campos (Colégio Estadual Central), em Belo Horizonte
  • Sede do Conselho Estadual de Educação, em Belo Horizonte
  • Edifício-sede do antigo Banco de Crédito Real, em Juiz de Fora (Zona da Mata)
  • Sede da 16ª Coordenadoria Regional do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), em Oliveira (Centro-Oeste)
  • Aeroporto de Oliveira, no mesmo município
  • Aeroporto e Clube de Paraquedismo de Curvelo (Central)
  • Aeroporto Regional de Guanhães (Rio Doce)
  • Expominas de São João Del-Rei (Central)
  • Fazenda Frimisa, em Santa Luzia (Central)
  • Fazenda Boa Esperança, também em Santa Luzia

O mesmo parecer colocou de volta na lista de transferências o imóvel do Fórum Gonçalves Chaves, em Montes Claros (Norte de Minas). 

As modificações foram contemplados no substitutivo nº 4 apresentado pelo relator, que atendeu a emendas propostas por parlamentares da base e da oposição, entre os quais Beatriz Cerqueira (PT), Noraldino Junior (PSB), Lucas Lasmar (Rede), Enes Cândido (Republicanos), Cristiano Silveira (PT) e Bruno Engler (PL).

Anteriormente, já haviam sido retirados da lista dezenas de imóveis, como o Palácio das Artes, o Memorial de Direitos Humanos e imóveis da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipsemg) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG).

A lista inicial do Governo do Estado continha 343 imóveis passíveis de serem federalizados ou vendidos. Com as alterações promovidas na tramitação do PL 3.733/25, atualmente compõem a relação 212 imóveis.

Vídeo

Parlamentares comemoram retirada

A deputada Beatriz Cerqueira, autora da emenda que retirou o Colégio Estadual Central da proposta, comemorou a mudança trazida pelo novo texto.

“É uma escola importantíssima para Belo Horizonte e Minas Gerais. Uma das poucas escolas que oferta educação de tempo integral com estrutura para isso”, ressaltou a parlamentar, se dirigindo a professores e alunos que acompanhavam a reunião da Comissão de Administração Pública.

A retirada também foi celebrada pela deputada Bella Gonçalves (Psol). Ela lamentou que o Centro Mineiro de Referência em Resíduos ainda permaneça na lista.

Abatimento da dívida

De autoria do governador Romeu Zema, o PL 3.733/25 integra o pacote de medidas do Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (Propag). Com a federalização de ativos de sua propriedade, o Estado pretende abater parte da dívida com a União.

Caso o governo federal não tenha interesse em receber os imóveis, o Estado poderá vendê-los e utilizar o dinheiro arrecadado para amortizar o saldo devedor. Para isso, deverá ser realizado leilão com garantia de preço mínimo, estabelecido em laudo de avaliação que considere valores de mercado. Em caso de licitação deserta, o Estado poderá conceder desconto no valor dos lances.

Comissão de Administração Pública - análise de proposições
Escaneie o QR Code com o celular para conferir este video
Parecer da Comissão de Administração Pública retira o colégio de Belo Horizonte da lista de imóveis que o governo mineiro está oferecendo para a União. A proposta, que faz parte das exigências do Propag, está pronta para o Plenário TV Assembleia

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine