Audiência pública homenageará Escola de Samba Unidos dos Guaranys
Agremiação belorizontina celebra 60 anos e será tema de reunião especial da Comissão de Direitos Humanos da ALMG.
11/09/2024 - 09:14Comemorando 60 anos de existência, a Escola de Samba Unidos dos Guaranys, de Belo Horizonte, será tema de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na quinta-feira (12/9/24). O evento está marcado para as 16 horas, na sede do Legislativo, no auditório do andar SE.
A reunião extraordinária acontece por requerimento da deputada Bella Gonçalves (Psol), para debater a atuação da escola de samba na promoção dos direitos de etnias e grupos sociais minoritários.
Criada em janeiro de 1964 por Vitório de Jesus, a agremiação nasceu na comunidade Pedreira Prado Lopes, considerada berço do samba na Capital mineira. Ao longo dos anos, tornou-se uma das maiores campeãs do carnaval de Belo Horizonte, vencendo as edições de 1973, 1975, 1978 e 1979.
A Escola de Samba Unidos dos Guaranys é também reconhecida por ter sido responsável pela formação de grandes sambistas, compositores e trabalhadores do carnaval, que hoje integram diversas agremiações mineiras.
Além da diretoria da Unidos dos Guaranys, foram convidados para a audiência pública representantes da Liga Independente das Escolas de Samba de Minas Gerais (LIES/MG), do poder público e de movimentos ligados a minorias sociais.