Notícias

Associação Evangélica Beneficiente será homenageada na ALMG

Reunião Especial no Plenário vai celebrar 78 anos de mantenedora do Hospital Evangélico, referência em doenças renais crônicas.

Imagem

Atuando nas áreas de saúde e educação, a Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais (AEBMG) será homenageada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pelos 78 anos de sua fundação. A requerimento da deputada Ione Pinheiro (União), a data será celebrada em Reunião Especial de Plenário nesta segunda-feira (20/5/24), às 19 horas.

A entidade foi fundada em 29 de março de 1946 por um grupo de pessoas lideradas pelo reverendo Paulo Freire de Araujo, cujo sonho era construir um hospital, nascendo assim o Hospital Evangélico de Belo Horizonte, hoje uma unidade de média e alta complexidade da qual a associação é a mantenedora.

Botão

Ione Pinheiro registra fatos da história da associação, destacando seu alcance junto à população. Instituição sem fins lucrativos, a AEBMG tem hoje mais de mil funcionários e beneficia mais de 360 mil pessoas por ano, entre consultas ambulatoriais, internações, procedimentos gerais, hemodiálise e formação educacional.

Essa história, destaca, começou quando o plano inicial de seus idealizadores era atender a maior carência em saúde que havia na época de sua criação, ou seja, prestar assistência a pacientes com tuberculose.

Nos anos de 1940, Belo Horizonte era considerada uma região de clima ideal ao tratamento de doenças respiratórias, em função da temperatura e da umidade propiciadas pelas montanhas. Assim, teve início a construção de um hospital com essa finalidade.

Doenças renais

Localizado no bairro Serra, região Centro-Sul da Capital, o Hospital Evangélico tem hoje como objetivo prestar assistência médica de qualidade e humanizada a pacientes, tanto no atendimento geral como em áreas como a nefrologia

Desde 1981 o hospital atende pacientes de doença renal crônica e conta com quatro unidades de Nefrologia, sendo duas na Capital, uma em Contagem e outra em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O requerimento da homenagem ainda destaca que as sessões de diálise, por exemplo, são semanais, com duração de quatro horas cada, e por semana cada paciente realiza três sessões, contando com refeições e atendimento personalizado.

Segundo o hospital, 75% da sua capacidade de atendimento está voltada para o Sistema Único de Saúde (SUS) e 25% para pacientes oriundos de convênios e particulares.

Na nefrologia, 98% dos pacientes atendidos nas sessões de hemodiálise são do SUS. A associação é ainda mantenedora da Escola de Enfermagem do Hospital Evangélico.

Debate público - Cannabis e ciência: evidências sobre o uso terapêutico e seus meios de acesso (Abertura)

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine