Notícias

Assembleia recebe reunião de preparação da Medalha JK

Cerimônia de entrega será em 12 de setembro, em Diamantina, e agraciados deverão ser indicados por conselheiros até esta sexta (11).

09/08/2023 - 12:15
Imagem

A solenidade de entrega da Medalha Juscelino Kubitschek de Oliveira será realizada em 12 de setembro, em Diamantina (Central), cidade natal do ex-presidente da República, e está prevista para às 10 horas.

Detalhes da cerimônia deste ano foram discutidos em reunião do Conselho Permanente da Medalha JK realizada nesta quarta (9/8/23), no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Representando o presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), a 1ª vice-presidente, deputada Leninha (PT), conduziu a reunião e exaltou a importância da Medalha JK por fazer referência à figura de Juscelino Kubitschek.

“Essa medalha vem num momento importante mais do que nunca em nosso País por fazer referência a um homem de inteligência e lucidez, que fez política na convergência e no respeito às instituições”, disse a deputada.

Na reunião, ficou definido que os conselheiros devem indicar os nomes dos agraciados até esta sexta-feira (11), tendo o secretário de Estado de Comunicação, Bernardo Santos, destacado que este ano o processo de indicações foi modernizado, sendo feito por meio de formulário eletrônico para diminuir a burocracia e agilizar as definições.

A honraria é dividida nos graus “Grande Medalha” e “Medalha de Honra”. Cada membro do Conselho Permanente poderá propor até seis indicações: uma para receber a Grande Medalha e cinco para a Medalha de Honra. 

Além da ALMG, compõem o Conselho Permanente representante do Tribunal de Justiça, da Prefeitura de Diamantina, da família de Juscelino Kubitschek, da Casa de Juscelino e do Instituto JK, todos eles presentes à reunião desta quarta (9) no Salão Nobre.

Vídeo

Comenda

A Medalha JK foi criada pela Lei 11.902, de 1995, e foi entregue pela primeira vez em 1996. A cerimônia é realizada anualmente no dia do aniversário do ex-presidente, nascido em 12 de setembro de 1902. 

O objetivo é premiar o mérito cívico de personalidades e entidades que prestem serviços de excepcional relevância à coletividade, que contribuam para o crescimento das instituições políticas e governamentais, assim como para o desenvolvimento do município, do Estado ou do País.

Reunião dos Membros do Conselho da Medalha JK
Conselho acerta detalhes da cerimônia da Medalha JK TV Assembleia

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine