Notícias

Após fechamento de UTI pediátrica, comissão vistoria Hospital João Paulo II

Visita à unidade infantil da Fhemig nesta sexta (29) vai verificar obras e apurar transferências de crianças para o Hospital João XXIII.

Imagem

A Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) fará nesta sexta-feira (29/8/25) visita técnica ao Hospital Infantil João Paulo II, em Belo Horizonte, a partir das 15 horas. Nos últimos dias, a unidade assistiu à transferência de pacientes da UTI pediátrica para o Hospital Pronto-Socorro João XXIII, que estaria sobrecarregado, prejudicando o atendimento à população.

Botão

A unidade infantil fica na Alameda Ezequiel Dias, 345, no Centro da Capital, e integra a rede da Fhemig, a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais. A visita técnica para verificar a situação no João Paulo II diante do fechamento da UTI foi solicitada pela deputada Beatriz Cerqueira (PT).

A deputada ainda fez representação ao Ministério Público de Minas Gerais, por meio da Promotoria de Defesa da Saúde, e ao Tribunal de Contas do Estado pedindo a apuração de possíveis irregularidades na transferência de crianças.

O fechamento da UTI pediátrica seria temporário, em função de obras na unidade. Contudo, a deputada teme que haja prejuízos à rede pública de saúde.

Citação

Na representação aos órgãos públicos, Beatriz Cerqueira ainda pede providências cabíveis e necessárias para a manutenção do Hospital Infantil João Paulo II em pleno funcionamento.

Fechamento prolongado é outro temor

A UTI Pediátrica foi fechada, segundo a Fhemig, para intervenção predial, com previsão de duração de 60 dias e levando à transferência de 16 leitos para a UTI do Hospital João XXIII, junto com a equipe de pediatria e os pacientes. 

Servidores, contudo, teriam sido pegos de surpresa. Conforme o Sindsaúde-MG, sindicato da categoria, trabalhadores temem que se repita no João Paulo II a situação do bloco cirúrgico do Hospital Maria Amelia Lins, fechado há oito meses sob alegação de obras e até hoje não reaberto.

Foram convidadas para participar da visita da comissão as presidentes da Fhemig, Renata Ferreira Leles Dias, e do Conselho Estadual de Saúde, Lourdes Machado.

Banco de Imagens - Hospital Infantil João Paulo II
“O fechamento retira da sociedade um importante equipamento público de saúde e, ao mesmo tempo, aumenta a pressão sobre o Hospital João XXIII, que já opera próximo ao limite de sua capacidade." 
Beatriz Cerqueira
Dep. Beatriz Cerqueira

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine