Notícias

ALMG lança Fórum Técnico Minas Sem Miséria nessa quinta (17)

Lançamento com deputado Eduardo Suplicy e padre Júlio Lancellotti está com inscrições abertas. Parlamento percorrerá Estado colhendo sugestões para Plano Mineiro de Combate à Miséria.

- Atualizado em 14/07/2025 - 17:00
Imagem

Em Minas Gerais, 3,4 milhões de pessoas vivem em situação de pobreza. Dessas, 764 mil enfrentam a pobreza crônica, com suas famílias resistindo há gerações à privação de recursos, alimentação e moradia, além de pouco ou nenhum acesso a políticas nas áreas de saúde, educação e saneamento básico. Os dados são do CadÚnico do governo federal, de maio de 2025.

Buscando dar resposta a essa realidade, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) convoca a sociedade para subsidiar e apoiar a elaboração do Plano Mineiro de Combate à Miséria.

Essa construção acontecerá no Fórum Técnico Minas Sem Miséria, que percorrerá diversas regiões do Estado e será lançado nessa quinta-feira (17/7/25), às 16 horas, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira (EDJAO), na sede do Parlamento mineiro (Rua Rodrigues Caldas, 30 – Bairro Santo Agostinho – Belo Horizonte). As inscrições para o evento estão abertas.

Botão

Participam como convidados do lançamento o deputado estadual por São Paulo, Eduardo Suplicy (PT), e o vigário da Pastoral do Povo da Rua, padre Júlio Lancellotti. Toda a programação será transmitida ao vivo na página do evento, no Portal da Assembleia, com chat para participação on-line.

Áudio

O Fórum Técnico Minas Sem Miséria é organizado pela ALMG em parceria com mais de 70 entidades da sociedade civil e poder público, a partir de uma demanda da presidenta da Comissão de Direitos Humanos, deputada Bella Gonçalves (Psol).

Citação

Somando esforços para erradicar a miséria 

O Plano Mineiro de Combate à Miséria está previsto na Lei 19.990, de 2011, que criou o Fundo de Erradicação da Miséria (FEM). Esse fundo tem o objetivo de custear programas e ações sociais de erradicação da pobreza e da extrema pobreza. Sua coordenação é formada pela Assembleia de Minas, diversas secretarias de Estado e conselhos estaduais.

Entre as atribuições do grupo coordenador do FEM está a elaboração do plano, que será o foco do Fórum Técnico Minas Sem Miséria. Entre os meses de agosto e novembro de 2025, cinco encontros regionais colherão sugestões para o Plano Mineiro de Combate a Miséria e para o aprimoramento das políticas públicas necessárias para a erradicação da miséria no Estado.

Os encontros regionais acontecerão nos municípios de Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia, Araçuaí e Betim, com palestras e elaboração de propostas por grupos de trabalho. As discussões serão divididas em cinco eixos, contemplando políticas públicas essenciais para a superação da pobreza:

  • Soberania e segurança alimentar e nutricional
  • Trabalho digno e educação
  • Diversidade, assistência social e saúde
  • Moradia, território e meio ambiente
  • Controle social e governança do Fundo de Erradicação da Miséria (FEM)

Além disso, uma consulta pública no mês de setembro ampliará ainda mais a participação de todo o Estado, permitindo o envio de propostas para plano pela internet.

Na etapa final, no início do próximo ano, representantes dos encontros regionais discutem, aprovam e priorizam as propostas colhidas nas atividades anteriores. As propostas priorizadas no evento serão analisadas por um comitê eleito em plenário final, que poderá recomendar ao Parlamento mineiro a produção de requerimentos, projetos de lei, emendas a proposições em tramitação ou sugestões ao Orçamento do Estado.

População em situação de rua
Áudio
Escaneie o QR Code com o celular para conferir este audio
"Muitas pessoas em Minas Gerais vivem em insegurança alimentar e abaixo da linha da pobreza, com menos de 200 Reais por mês para todas as contas. Essa situação precisa ser enfrentada com políticas públicas de segurança alimentar, proteção social, desenvolvimento econômico e social que sejam interligadas, para garantir acesso à água, ao crédito rural e tantas outras medidas que vão ser debatidas no fórum."
Bella Gonçalves
Dep. Bella Gonçalves

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine