Inclusão

ALMG avança na pauta legislativa e nas ações administrativas

Capa do Guia prático para PCD

Guia Prático

Direitos, benefícios e serviços para pessoa com deficiência.

Muitas vezes, o obstáculo para uma pessoa com deficiência não é a falta de direitos, mas a dificuldade de encontrar e compreender as informações. Atenta a seu compromisso com a inclusão, cidadania e promoção de direitos, a ALMG reuniu, em um só lugar, conteúdos úteis para o dia a dia de pessoas com deficiência, familiares e cuidadores.

O Guia Prático Direitos, benefícios e serviços para pessoa com deficiência foi elaborado a partir da escuta ativa das reais necessidades desse público, por meio de grupos focais com servidores da ALMG com diferentes tipos de deficiência; e da participação de especialistas do Legislativo e de entidades parceiras, como a Apae-BH.

O material apresenta as informações com linguagem simples e sem formalidades. Traz a lei aplicada ao dia a dia. O projeto gráfico também tem recursos de acessibilidade em leitores de tela.

0:00 / 0:00
15 seg
1.0x

A inclusão de Pessoas com Deficiência (PCDs) ganha cada vez mais espaço na pauta legislativa e nas ações administrativas da Assembleia. Avanços mais recentes são parte de uma história que remonta a, pelo menos, 2014. Foi nesse período que o Legislativo começou a trazer a inclusão para o centro do seu planejamento, previsto no Direcionamento Estratégico. E, já em 2025, inicia na ALMG um projeto específico sobre o tema, batizado como Assembleia + Inclusiva.

Nos últimos anos, um exemplo de ação promovida pela ALMG é a ampliação da participação de cidadãos nas atividades legislativas, por meio da melhora da acessibilidade dos locais onde as atividades são realizadas, como a construção de rampas e elevadores de acesso. Outra medida é a disponibilização da produção legislativa para o maior público possível por meio de, entre outras ações, a tradução simultânea de algumas reuniões em Libras.

Conheça outras iniciativas da Assembleia voltadas para a inclusão.

Informação para todos

1
2
3
4

Pessoas com deficiência atuando na Assembleia

  • Em 2024, um total de 14 PCDs foram aprovadas em concurso público da ALMG. O acompanhamento multiprofissional que esses servidores têm recebido é parte dos esforços da ALMG para melhorar a inclusão do grupo.
  • Atualmente, há pessoas com deficiência atuando na ALMG com diferentes tipos de contratos. Nas vagas de menor aprendiz, por exemplo, há alguns casos. Esse tipo de contrato é feito por intermédio da Associação Profissional do Menor de Belo Horizonte (Assprom) e é válido para adolescentes entre 16 e 18 anos. No caso dos jovens com deficiência, os contratos podem ser estendidos até os 21 anos.
  • Também entre os trabalhadores terceirizados há casos de PCDs. A partir de 2024, por meio de um contrato específico com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a ALMG passou a contar com cinco pessoas com deficiência intelectual atuando nos seus quadros de trabalho. As contratações foram precedidas de diagnósticos e estudos com vistas a encontrar as melhores funções para os novos colaboradores.

Ações parlamentares para melhorar inclusão

As ações administrativas da ALMG estão alinhadas com a atividade política dos parlamentares, que têm aumentado atuações em direção à garantia de direitos para as pessoas com deficiência. Veja:

Conheça a história da inclusão na Assembleia

Notícias relacionadas

Escaneie o QR Code com o celular para conferir este video

Em cinco anos, cerca 50 milhões de reais foram repassados a projetos que atendem pessoas com deficiê...

22/12/2025

Escaneie o QR Code com o celular para conferir este audio
17/09/2025
Escaneie o QR Code com o celular para conferir este audio
13/08/2025