Pronunciamentos

DEPUTADO ANTONIO CARLOS ARANTES (PL), presidente "ad hoc"

Discurso

Presta homenagem à ChildFund Brasil pelo 60º aniversário de sua atuação no País. Lê mensagem do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Leite.
Reunião 32ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 4ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 02/09/2026
Página 7, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 19063 de 2026

32ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 31/8/2026

Palavras do presidente (deputado Antonio Carlos Arantes)

Cumprimento a Exma. Sra. Deputada Delegada Sheila. Gostaria de cumprimentar também o Sr. Isam Ghanim, CEO da ChildFund International; o Sr. Maurício José Silva Cunha, diretor de País do ChildFund Brasil; o Dr. Casé – Carlos José e Silva Fortes –, nosso promotor de justiça em Minas Gerais, que é a nossa referência no Ministério Público na defesa de nossas crianças. Gostaria de cumprimentar também o amigo Charles Evangelista, grande amigo; também todas as senhoras, todos os senhores, os jovens que estão aqui presentes. Também gostaria muito de parabenizar esta entidade. Assim que fui convidado pela Delegada Sheila, fiz questão de buscar informações a respeito dessa entidade e fiquei impressionado. E hoje, mais uma vez, fiquei mais impressionado ainda com o vídeo que pudemos assistir aqui nesta Casa.

Aqui, nesta Casa, são vários deputados e deputadas que falam muito, defendem a criança e o adolescente da violência, o feminicídio, mas tem uma pessoa que, talvez, fale menos, mas é que faz acontecer. Como se diz, é a pessoa que vai para cima: ação, coração, corpo e alma. Delegada Sheila, eu estou aqui hoje… Nós estamos em plena campanha e normalmente em três, quatro cidades todos os dias, mas fiz questão de vir aqui presidir esta sessão pela sua bandeira, pela sua defesa. Você age, resolve, faz acontecer nessa causa tão nobre, que são as nossas crianças vulneráveis. A causa tão nobre contra a pedofilia, não é? A defesa das crianças que sofrem tanto; das mulheres vítimas de maus-tratos, dos feminicídios, dos quais você luta no combate. Então fico muito feliz porque esta Casa tem sido muito bem representada por V. Exa. Que Deus continue te protegendo, te dando força para você continuar defendendo nossas crianças e as pessoas vulneráveis.

E assim diz o nosso presidente, o qual represento, o nosso grande amigo, Tadeu Martins Leite: (– Lê:) “Hoje temos a honra de celebrar os 60 anos de uma instituição tão dedicada a uma das causas mais nobres que existe, que é a defesa e a promoção dos direitos de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. O ChildFund Brasil nasceu de uma certeza simples, mas muito decisiva: a convicção de que nenhuma criança deveria ter seu futuro limitado pela pobreza ou pela exclusão.

Ao longo de suas seis décadas de atuação, transformou esse compromisso em ações efetivas, que hoje se desenvolvem em diversos estados do País. Cabe a Minas Gerais, em especial a Belo Horizonte, o orgulho de abrigar o escritório-sede do ChildFund Brasil, uma entidade que faz parte de uma grande rede internacional presente em mais de 70 países. É daqui da capital mineira que são lançados e monitorados os programas de proteção integral, desenvolvimento comunitário e fortalecimento de famílias, que já transformaram milhares de vidas em todo o território nacional.

O trabalho do ChildFund Brasil se distingue pela abrangência e pela qualidade de sua atuação, que tem sido amplamente reconhecida e elogiada em diversas ocasiões, ao longo desta história de sucesso. Em tempos em que a infância e a adolescência enfrentam desafios cada vez mais complexos, da vulnerabilidade social aos riscos do ambiente digital, a atividade de organizações como o ChildFund Brasil se torna ainda mais indispensável. Sua capacidade de se reinventar, sem jamais abandonar o compromisso original com a dignidade da criança e do adolescente, merece todo o nosso respeito e nossa admiração.

Hoje, ao celebrar estes 60 anos do ChildFund Brasil, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais renova seu compromisso com as políticas públicas voltadas para a infância e a juventude. Nesta ocasião solene, estendemos nossa sincera homenagem a todos os profissionais e voluntários, padrinhos e madrinhas que, ao longo destas seis décadas, têm ajudado a construir um Brasil mais livre, mais justo e mais solidário.

Que nos próximos 60 anos, o ChildFund Brasil continue a cumprir, cada vez mais e melhor, a sua valiosa missão de proporcionar um futuro mais promissor para as crianças e os jovens do nosso país. Muito obrigado”.