DEPUTADO DELEGADO CHRISTIANO XAVIER (PSD)
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 13/12/2025
Página 60, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 4081 de 2025
41ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 11/12/2025
Palavras do deputado Delegado Christiano Xavier
O deputado Delegado Christiano Xavier – Bom dia, presidente. Bom dia, deputadas e deputados.
Hoje é um dia muito importante em que está pautado novamente esse projeto de 2º turno da CET – Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito. É uma luta que a gente tem feito desde o início, desde a transição do Detran com a criação da CET, atingindo diretamente os nossos policiais civis aqui no Estado de Minas Gerais. Sempre na defesa deles, estamos articulando, pedindo e, graças a Deus, conseguindo mantê-los, com todas as forças, até este momento.
Inclusive, com a ajuda do nosso governador e dos colegas, na semana passada foi pautado o projeto da CET, e colocaram uma emenda que não agradou aos examinadores nem a este parlamentar, tendo em vista o que já estava combinado, ou seja, outra emenda que a gente tinha apresentado e sido aprovada na comissão. Então quero agradecer, a princípio, a todos os deputados que fizeram a articulação: ao presidente da Casa, que nos atende sempre com a melhor presteza, ao líder do governo, ao líder da oposição e a todos os deputados – à deputada Delegada Sheila, ao deputado Sargento Rodrigues e ao nosso líder de governo Cassio Soares, que fez essa construção. Chegamos até aqui, e hoje os nossos examinadores estão aqui, na Casa. Também houve essa importante presença para mobilizar e mostrar como é importante a continuação desse serviço na ponta.
Há muitas pautas vencendo e há a necessidade cada vez maior de serem realizados exames na rua. O governo tem, sim, cumprido isso com a gente até aqui, e inclusive tem voltado com os aposentados. Essa é uma luta nossa que iniciamos há mais de dois anos. Eles voltaram com cerca de 60 ou 70 no ano passado. Neste final de semana, publicou mais – os de Conselheiro Lafaiete e Barbacena. Então ele tem cumprido isso com a gente. Hoje recebemos uma mensagem do nosso vice-governador, Mateus Simões, dando garantia e dizendo que ele está, sim, acompanhando o assunto com o governador e que o texto não vai excluir os examinadores da Polícia Civil. Eles vão, sim, poder continuar, indefinidamente, atuando como examinadores. Então isso, para a gente, é muito importante. E, mais ainda, por excesso de zelo, o nosso líder de governo, João Magalhães, também esteve com a turma dos examinadores de trânsito e disse que, aos sairmos daqui, vamos nos reunir e, na próxima semana, vai apresentar uma nova emenda para dar mais segurança jurídica aos nossos examinadores de trânsito.
Então estou muito tranquilo e confiante de que isso vai ser solucionado. O acordo vai ser cumprido e quem é examinador de trânsito e policial civil terá toda a garantia de seguir até a sua aposentação lá na frente, seguindo com a sua carreira. Inclusive, quando se aposentar, terá a possibilidade de retornar como aposentado, assim como alguns já estão fazendo, para que possa manter tranquila a transição desse serviço tão importante. Então é isso aí. Muito obrigado, deputado. Muito obrigado, presidente.
O presidente – Obrigado, deputado Delegado Christiano.