Pronunciamentos

DEPUTADO SARGENTO RODRIGUES (PL)

Discurso

Justifica a solicitação de destaque da Emenda nº 23, que solicita a retirada de imóvel usado por associação no Bairro Jaraguá que presta relevante serviço social da lista de imóveis a serem federalizados, constante no Projeto de Lei nº 3.733/2025, que autoriza o Poder Executivo a transferir para a União os bens imóveis de propriedade do Estado, suas autarquias e fundações públicas, para fins de pagamento da dívida do Estado com a União.
Reunião 83ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 12/12/2025
Página 20, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 3733 de 2025

83ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 10/12/2025

Palavras do deputado Sargento Rodrigues

O deputado Sargento Rodrigues – Presidente, primeiro, eu queria cumprimentar V. Exa. e agradecer-lhe, como também, obviamente, aos demais líderes. Agradeço ao próprio deputado Ulysses Gomes, que é líder da oposição; ao deputado João Magalhães, líder do governo; ao deputado Cássio Soares, ao deputado Noraldino Júnior, ou seja, a todos os líderes que aqui se encontram. Presidente, conforme eu falei para o deputado João Magalhães, para o relator, deputado Rodrigo Lopes, e para o deputado Adalclever Lopes, esse projeto é muito importante. Ele tramitou, e eu evitei trazer problemas para a sua tramitação. Mas há circunstâncias, porque, na medida em que determinados imóveis eram retirados de tramitação, a gente percebia que o governo estava sendo flexível e entendendo a posição, não da Assembleia, mas do conjunto da sociedade e para melhor funcionamento da administração pública. Esse é o pequeno detalhe.

Eu espero que o deputado João Magalhães entenda por que pedimos ao líder que destaque a Emenda nº 23. Eu fiz o apelo a ele e ao Rodrigo Lopes porque temos uma associação, lá no Bairro Jaraguá, que presta um serviço, presidente, extremamente relevante na área social e, se o imóvel for retirado, se for entregue, essas pessoas deixarão de ser assistidas. O problema não é para a direção. A retirada do imóvel dessa associação não prejudica a direção; prejudica trabalho social sério, prestado a pessoas carentes, as pessoas necessitadas em várias áreas, e é preciso dar continuidade a ele.

Então, quando eu disse isso ao próprio deputado Ulysses Gomes, que é da oposição, imediatamente também o líder da Minoria, deputado Cristiano Silveira, manifestou-se rapidamente. Por quê? Porque a gente está fazendo a defesa de algo que é necessário. Eu só espero, presidente, quando a gente vai até a Mesa e acorda a pedido do presidente para a pauta fluir, que o líder do governo, ao receber essas demandas, entenda também e adote uma postura de convergência. O imóvel que eu destaquei é extremamente necessário. Volto a repetir, presidente: eu não criei caso com a tramitação dessa matéria, mas, para algumas coisas, a gente precisa chamar a atenção dos líderes, chamar a atenção do presidente da Casa para que a gente realmente possa avançar, convergindo e permitindo que a pauta também avance.

Então, muito obrigado pela paciência de V. Exa. Espero que o líder lidere esse processo de convergência. Obrigado.