Pronunciamentos

DEPUTADO LELECO PIMENTEL (PT)

Discurso

Defende que os deputados que apoiam o Projeto de Lei nº 4.380/2025, que autoriza o Poder Executivo a promover medidas de desestatização da Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa – sejam responsabilizados publicamente. Critica a postura do governador Romeu Zema em relação à privatização e o desafia a receber sindicatos e parlamentares para um debate real.
Reunião 37ª reunião EXTRAORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 04/12/2025
Página 109, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 4380 de 2025

37ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 2/12/2025

Palavras do deputado Leleco Pimentel

O deputado Leleco Pimentel – Gratidão, presidente. Gostaria muito de que os deputados ficassem aqui, não porque as minhas palavras os ofenderão. Elas não serão para ofensa; elas serão voltadas para dizer a vocês que a água não bate na bunda uma vez só, não. A água não bate na bunda uma vez só, não. Desculpem-me, pois alguém vai pedir para tirar isso dos anais da Casa. Aqui estamos falando das nádegas, de bunda, com todo o perdão. A água vai bater na bunda de muita gente! Vai. Só acho que estão tentando salvar o bumbum do Zema. É uma vergonha, de fato.

Agora eu também discordo de vocês, viu? Alguns aqui estavam gritando o nome de deputado, falando “traíra”. Que traíra? Gente que nunca votou com a gente, que nem sei quem representa. Nunca votou com o povo. Vou me referir ao 48º voto. Aquele. O 48º voto nunca votou com o povo. Nunca votou! Então acho que temos que mirar a nossa análise e a nossa avaliação nas pessoas corretas. Acho que vocês também erraram, pois vocês tinham que ter colocado em tudo quanto é canto do Estado a cara desse sujeito para que todo o mundo soubesse disso. Sabem por quê? O que eu sinto é que a cara de Zema já não vale mais nada! Não vale mais nada! Desculpe-me o líder do governo, que veio agora há pouco e, interpelando a deputada Lohanna, disse assim: “O governador atende a quem procurá-lo”. Então, deputado João, estou pedindo a V. Exa. que marque uma audiência do Sindágua e dos deputados do bloco com o Zema, que nós vamos lá! Pode marcar para hoje. Para atender banqueiro do BTG… Marque uma reunião do Sindágua ainda hoje – ainda hoje –, que nós vamos lá. Vocês topam, gente? Topam? O desafio está marcado: Zema, Sindágua e os deputados do bloco – está marcado.

Eu quero pedir ao meu líder Ulysses que mantenha a nossa palavra. Sabem por quê? Isso não procede, não é verdade. Não é verdade que eles querem debater. Ontem saiu estampado no jornal que o lucro que a Copasa gerou, em nove meses, foi de R$1.000.000.000,00, presidente Tadeu – R$1.000.000.000,00 colocados na bolsa da turma do BTG Pactual, e o dinheiro da repactuação também!

Presidente Tadeu, eu não vi se foram computados os 4 minutos que o senhor me concedeu.

Sim, 30 segundos. Durante todas as manifestações em que aqui estivemos, eu sempre fiz questão de dialogar com quem nos acompanhava pela TV e com os sindicatos presentes e sei que muitos interpretaram que seria uma ofensa dizer o nome das pessoas, mas nós não podemos reinar com essa hipocrisia. Quem está votando tem nome, tem base eleitoral, tem que dar satisfação mesmo para o povo. Deputado que não quer ser exposto vota contra a privatização da Copasa. É isso. Obrigado.

O presidente – Obrigado, deputado Leleco. Com a palavra, para encaminhar a votação, o deputado Marquinho Lemos.