DEPUTADO GUSTAVO SANTANA (PL), presidente "ad hoc"
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 19/11/2025
Página 4, Coluna 1
Indexação
45ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 17/11/2025
Palavras do presidente (deputado Gustavo Santana)
Exmo. Sr. Deputado Betinho Pinto Coelho, 3º-vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais e autor do requerimento que deu origem a esta homenagem - Betinho, posso, também em nome do Automóvel Clube, como seu conselheiro há vários anos, fazer um agradecimento por esta linda homenagem de 100 anos; Sr. Ragheb Hamade, presidente do Automóvel Clube de Minas Gerais, homenageado da noite de hoje – leve o abraço não só dos deputados Gustavo Santana e Betinho, mas de toda a Assembleia e de todos os amigos do nosso Automóvel Clube; grande amigo desembargador Eduardo Machado, representando o desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais; Dr. Antônio Leite de Pádua, juiz membro da Corte Eleitoral do TRE, representando o nosso presidente; delegado-geral Antônio Carlos Alvarenga, diretor de Operações da Superintendência de Investigação da Polícia Judiciária, grande amigo e irmão – mande um abraço à nossa Polícia Civil.
Celebramos hoje, com muito orgulho e satisfação, o primeiro centenário do Automóvel Clube de Minas Gerais, uma instituição que, por seu importante papel social e cultural, é uma das mais representativas da história de Belo Horizonte. Símbolo do bom gosto e da sofisticação, o seu icônico edifício, bem em frente ao Parque Municipal, conserva toda a imponência original e evoca o glamour dos anos dourados da capital mineira.
Mais do que um espaço de convívio social, o Automóvel Clube tem sido, para sucessivas gerações, um ponto de encontro de lideranças políticas, jurídicas e empresariais, consolidando a tradição mineira da boa conversa, da política como arte do consenso e da conciliação. E não podemos deixar de mencionar as festas, os bailes e os banquetes memoráveis que, sempre em grande estilo, são realizados em seus belíssimos salões.
Mesmo em meio às profundas transformações sociais e culturais que temos testemunhado nas últimas décadas, o Automóvel Clube tem sabido se renovar, mantendo-se fiel às suas tradições, enquanto avança com os olhos postos no futuro. Prova disso são os novos espaços e iniciativas que o clube abriga em suas dependências e que, apesar de relativamente recentes, já se firmaram como referência de um convívio social estimulante, sempre com boa música e refinada gastronomia. Sendo assim, é mais do que merecido este tributo que, em nome da Assembleia de Minas, prestamos hoje ao Automóvel Clube, por sua trajetória secular e por seu lugar de destaque na memória afetiva de tantos mineiros e belo-horizontinos.
Reafirmamos, portanto, os nossos votos de vida longa e de contínuo sucesso ao Automóvel Clube de Minas Gerais, aos seus associados, frequentadores e entusiastas. Para concluir, reiteramos nosso agradecimento a essa admirável agremiação, agora centenária, por tudo o que ela tem representado para a nossa história e a nossa cultura. Muito obrigado!.