Pronunciamentos

SR. RAGHEB HAMADE FILHO, presidente do Automóvel Clube de Minas Gerais – ACMG

Discurso

Agradece a homenagem recebida pelo centenário da fundação do Automóvel Clube de Minas Gerais – ACMG.
Reunião 45ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 19/11/2025
Página 4, Coluna 1
Indexação

45ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 17/11/2025

Palavras do Sr. Ragheb Hamade Filho

Exmo. Sr. deputado Gustavo Santana, 1º-secretário da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, representando, neste ato, o deputado Tadeu Leite; Exmo. Sr. Deputado Betinho Pinto Coelho, 3º-vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, autor do requerimento que nos deu origem a esta homenagem; Exmo. Desembargador Eduardo Machado, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; Exmo. Sr. Antônio Leite de Pádua, juiz da Corte Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de de Minas Gerais, representando o TRE de Minas Gerais; Exmo. Sr. Antônio Carlos Alvarenga Freitas, delegado-geral de Polícia Civil e diretor de Operações da Superintendência de Investigações da Polícia Judiciária de Minas Gerais, representando a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais – muito obrigado! Demais autoridades, diretores, colaboradores, sócios e amigos do Automóvel Clube de Minas Gerais, uma boa noite!

É com profunda emoção e com enorme orgulho que recebo, em nome de toda a diretoria e de todos os sócios do Automóvel Clube, esta homenagem concedida por esta Casa Legislativa. Ser reconhecido pela Assembleia, pelos nossos representantes e pelo povo mineiro pelos 100 anos de história do nosso clube é um marco que reafirma o nosso legado e a importância para Belo Horizonte e para Minas Gerais. Ao longo deste século, o Automóvel Clube foi palco de grandes encontros, decisões políticas importantes e momentos marcantes da vida social e cultural do nosso estado. Preservar essa história, portanto, não é apenas uma tarefa de gestão; é um dever com a memória e a identidade de Minas Gerais.

Desde que assumi a presidência, pude constatar o quanto o clube havia sido negligenciado, principalmente nos últimos quatro anos. Encontramos desafios estruturais, dificuldades financeiras e um patrimônio que clamava por valorização. Mas também encontrei um grupo extraordinário de pessoas dedicadas e apaixonadas: funcionários, sócios, diretores que acreditaram ser possível resgatar o brilho e a dignidade do nosso clube. Temos enfrentado obstáculos significativos, mas seguimos com propósito, seriedade e amor a essa instituição, buscando reconstruir o que foi perdido e projetar o clube para o futuro. Esta homenagem não se dirige apenas à atual gestão, mas a todos que têm contribuído ao longo dos 100 anos de história do Automóvel Clube.

Encerrando, quero expressar a minha mais sincera gratidão à Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, ao presidente Tadeuzinho e ao deputado Betinho pelo gesto de reconhecimento e respeito à trajetória de nossa instituição. Esta homenagem, realizada logo após o nosso baile de gala do centenário – na última sexta-feira, dia 14 de novembro –, amplamente reconhecido por todos os presentes como o melhor baile da história do Automóvel Clube de Minas Gerais, vem coroar de forma grandiosa este ano tão especial para todos nós. Por isso, deputado Betinho, o Automóvel Clube de Minas Gerais chega ao seu centenário de cabeça erguida, honrando o passado, enfrentando o presente com muita coragem e construindo um futuro digno de sua história. Muito obrigado pela homenagem, e que viva o Automóvel Clube de Minas Gerais!