Pronunciamentos

DEPUTADO CARLOS HENRIQUE (REPUBLICANOS), autor do requerimento que deu origem à homenagem

Discurso

Presta homenagem à CNN Brasil.
Reunião 39ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 04/11/2025
Página 7, Coluna 1
Indexação

39ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 31/10/2025

Palavras do deputado Carlos Henrique

Bom dia a todos! Quero, na oportunidade, cumprimentar o Exmo. Deputado Tadeu Leite, meu amigo, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais; a Exma. Sra. Maria Fernanda Menin, conselheira de Administração e acionista da CNN Brasil – muito obrigado pela presença; o Exmo. Sr. Deputado João Vítor Xavier, meu amigo, licenciado e CEO da CNN Brasil. Esta Casa se orgulha muito de, a partir desta Assembleia Legislativa, ter um grande amigo competente numa função tão importante e tão nobre, como a de CEO de uma emissora tão conceituada como a CNN. Isso é uma honra para nós, deputado João Vítor.

Cumprimento o Exmo. Sr. Desembargador Marcelo de Oliveira Milagres, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, o desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior – muito obrigado pela presença; o Exmo. Dr. Hugo Barros de Moura Lima, procurador-geral de justiça adjunto institucional, representando o Dr. Paulo de Tarso Moraes Filho, procurador-geral de Justiça; o Exmo. Sr. Durval Ângelo, presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, conselheiro e ex-deputado desta Casa – é um prazer tê-lo aqui conosco; o Exmo. Sr. Desembargador Júlio César Lourenço, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Minas Gerais – obrigado pela presença; a Exma. Sra. Michelly Siqueira, vereadora, representando o vereador Professor Juliano Lopes, presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte – obrigado por representar a Câmara Municipal nesta solenidade; o Sr. Virgilio Abranches, vice-presidente de Jornalismo, Conteúdo e Operações da CNN Brasil – muito obrigado pela presença; o amigo Marcelo de Souza e Silva, presidente da CDL-BH e também do Sebrae Minas.

Senhoras e senhores, jornalistas; profissionais da comunicação; representantes da sociedade civil; parceiros e amigos; Sr. Presidente; demais autoridades; todos que aqui se fazem presentes; Exmos. Srs. Deputados e Exmas. Sras. Deputadas; Exmo. Deputado João Vítor Xavier, meu colega também da Câmara Municipal de Belo Horizonte – na oportunidade, fomos vereadores juntos; e Sra. Maria Fernanda Menin, representando seu pai, Dr. Rubens Menin: bom dia! Vimos a esta tribuna para homenagear a CNN Brasil, um veículo de comunicação que traz consigo a marca da credibilidade e a inovação pelo curto tempo de programação no Brasil e que se destaca em tão pouco tempo.

A Cable News Network – CNN – é pura inovação em termos de veiculação de notícias. A CNN foi fundada em 1980 pelo empresário Ted Turner como canal de notícias 24 horas. Após o seu lançamento, em 1980, nos Estados Unidos da América, a CNN foi o primeiro canal de televisão a fornecer cobertura jornalística em 24 horas voltado exclusivamente para notícias nos Estados Unidos. Devemos lembrar que, como sua matriz norte-americana, a CNN Brasil, também seguindo os mesmos padrões jornalísticos, se inova no Brasil ao formatar um tipo de jornalismo e comunicação via TV de notícias 24 horas. O seu ingresso no mercado de mídia no Brasil se deu em 15/3/2020. A CNN Brasil é uma joint do Sr. Rubens Menin, empresário e visionário.

Esse canal de comunicação está plenamente adequado à legislação brasileira sobre radiodifusão e jornalismo. A Constituição Brasileira, nos arts. 221 e 222, proíbe a participação de brasileiros naturalizados estrangeiros com menos de 10 anos no Brasil como proprietários e gestores de empresas de radiodifusão e jornalismo. Desse modo, a CNN Brasil, superando as dificuldades burocráticas, ingressa no mercado brasileiro de radiodifusão e jornalismo, cumprindo a complexa legislação brasileira.

A CNN Brasil, capitaneada pelo nosso colega, o deputado João Vítor Xavier, que é seu CEO, a quem, desde já, cumprimentamos pela competência e profissionalismo, tem contribuído para a divulgação de notícias sobre variados temas. O deputado João Vítor Xavier, nosso colega, seguindo os padrões de qualidade e profissionalismo, conduz uma empresa que tem, em seus quadros profissionais, jornalistas de renome, uma equipe técnica de primeira e um corpo de funcionários altamente qualificado. Isso possibilitou que, em pouco mais de cinco anos, desde o ingresso desse canal de mídia no mercado brasileiro, ela competisse com a Globo News e com outros veículos, democratizando o acesso às notícias em tempo real com comentários profissionais, que permitem ao cidadão formar sua opinião. Chamo a atenção dos senhores para o fato de que os canais de televisão tinham em seus quadros uma programação voltada para temas diversos, como filmes, séries, novelas, jornais, cujas grades eram, em sua maioria, compostas para o entretenimento, e não para as notícias.

A CNN Brasil, seguindo o fundamento básico de sua matriz norte-americana, introduz no Brasil um canal de TV e mídia que, nesse formato, produz conteúdo jornalístico de qualidade sobre temas relevantes da vida nacional. Isso é muito importante para o cenário midiático do País, pois, em variados canais de mídias, como YouTube, Instagram, TikTok, etc., cujos acessos atingem milhões de pessoas, a formação da opinião pública é fator determinante das escolhas que essas pessoas fazem sobre diversos temas.

Atuando em um segmento, produzindo conteúdos jornalísticos de qualidade e divulgando notícias, a CNN Brasil, sob o comando do deputado João Vítor Xavier, nosso amigo, desempenha, competitivamente no mercado midiático nacional, papel fundamental para a chamada nova ágora, que são as mídias sociais – e, fazendo isso, ela contribui para a democratização das notícias. Atualmente, a CNN Brasil atinge uma audiência de 65 milhões de pessoas em redes sociais; 19 milhões, somente no YouTube; 35 milhões no seu site, produto de uma cobertura jornalística profissional e da direção capitaneada pelo nosso competente colega deputado João Vítor Xavier e toda a sua equipe.

Nós, que exercemos o mandato legislativo e a militância política, sabemos que as mídias são importantes para a formação da opinião pública. Essa opinião pública é fator fundamental para apoio ou rejeição de diretrizes governamentais sobre temas diversos. Isso influencia diretamente a nossa atividade e a promoção da democracia como valor, vivenciada nas práticas cotidianas do cidadão comum em seu dia a dia.

Vejam, senhoras e senhores, que canais de TV e mídia, como a CNN Brasil, para muito além do que se nos apresenta, exercem força motriz na cidadania, na cultura, no desporto, na política, na economia, formando opiniões e influenciando escolhas. Logo, é importante que a diversificação de canais de acesso à informação, em variados instrumentos de radiodifusão e mídia que fomentam a democracia, avivam o sentimento latente do cidadão pela notícia. Isso faz com que esses cidadãos, se não todos, pelo menos uma parcela considerável deles, saiam da inércia social para manifestar no espaço público suas opiniões e suas preferências.

Vivemos tempos de debates acalorados e discussões políticas, sociais e econômicas fundamentais para o salto de uma sociedade moderna para uma sociedade pós-moderna, em que temas diversos geram opiniões divergentes e, muitas vezes, conflituosas sobre temas como família, religião, sexo, gênero e liberdades individuais. Cada um, a seu modo, opina e se manifesta conforme seu nível de conhecimento de realidade, valores pessoais, nível de acesso à informação e valores religiosos. Nesse aspecto, a contribuição da CNN Brasil, que compete, em pé de igualdade, com outros canais de TV e mídia, dinamiza o mercado de informação no Brasil.

Atualmente, sabemos que os questionamentos acerca das liberdades de expressão e de imprensa, muitas vezes, se confundem. A primeira diz respeito à liberdade de exercer a cidadania, criticando autoridades, governos, políticos etc. Isso não se confunde com a liberdade de imprensa, que diz respeito à divulgação de notícias, com adequada conferência das fontes de informação, a guarda de seu sigilo e da oportunidade das partes, quando envolvidas, para um jornalismo isento e profissional.

No que tange às liberdades que acabo de citar, elas são cumpridas pela CNN Brasil, por meio de seus competentes profissionais. Mais uma vez, faço menção honrosa ao nosso nobre colega deputado João Vítor Xavier, bem como à sua equipe, que produz na vida política a representação de seus eleitores e de Minas Gerais e, na vida profissional, a representação do debate tão necessário ao avivamento da democracia, como valor e como prática, pela autonomia da vontade.

Por fim, senhoras e senhores, parabenizamos a CNN Brasil pelo seu exemplar jornalismo e conteúdo, pelo profissionalismo de toda a sua equipe, pelo seu renomado quadro de jornalistas, profissionais e funcionários, liderada pelo nosso ilustre alvinegro e Galo na Veia, Dr. Rubens Menin. A todos vocês, que democratizam a informação, divulgam notícias, formam opiniões, geram críticas públicas, denunciam e apuram fatos, nosso reconhecimento público e votos de sucesso. Parabéns, deputado João Vítor Xavier. Parabéns, CNN Brasil. Parabéns, Dr. Rubens Menin e seu conglomerado de empresas, não deixando de citar, naturalmente – e acredito que ele esteja acompanhando e que vai ficar muito feliz –, o seu glorioso Clube Atlético Mineiro. Muito obrigado a todos.