SÉRGIO ROBERTO BELISÁRIO, presidente da Associação Mineira de Reabilitação – AMR
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 14/10/2025
Página 5, Coluna 1
Indexação
35ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 10/10/2025
Palavras do Sr. Sérgio Roberto Belisário
Bom dia, senhoras e senhores. Exmo. Deputado Tadeu Leite, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais; demais parlamentares; autoridades presentes; parceiros e amigos da MR, em nome da Associação Mineira de Reabilitação – AMR –, recebo com profunda gratidão esta homenagem pelos 61 anos da AMR, uma distinção que muito nos orgulha e que reconhece mais de seis décadas de dedicação à inclusão, à reabilitação e à transformação de vidas no nosso estado.
A AMR é fruto da união de pessoas que acreditam que todo cidadão merece ter acesso a oportunidades, dignidade e qualidade de vida. É uma instituição que nasceu do compromisso com o bem comum e que, ao longo da sua trajetória, tornou-se referência no atendimento e na reabilitação de crianças e adolescentes com deficiência física de origem neuromotora. Hoje realizamos mais de 55 mil atendimentos por ano em aproximadamente 20 especialidades de saúde, beneficiando cerca de 500 pacientes simultâneos entre 0 e 18 anos, presentes na instituição em média 3 vezes por semana e residentes em mais de 30 municípios do nosso Estado de Minas Gerais. A AMR também entrega em média 7.500 equipamentos ortopédicos anualmente, promovendo mobilidade, autonomia e inclusão. Neste ano, que ainda não se findou, já investimos R$760.000,00 em cirurgias ortopédicas, fora os custos com pré-cirurgias e pós-cirurgias necessários a boa reabilitação. Asseguramos o cuidado completo e a continuidade do tratamento de cada paciente sempre que necessário. Os números representam muito mais do que dados estatísticos. São vidas transformadas, famílias acolhidas e histórias de superação que nos motivam diariamente.
Deputado Tadeu Leite, esse reconhecimento concedido por esta Casa Legislativa reforça o valor do trabalho filantrópico e a importância das parcerias entre o poder público e as instituições da sociedade civil. Ele também nos inspira a continuar avançando, inovando e ampliando o alcance dos nossos serviços. Em nome de toda a equipe da AMR – colaboradores, voluntários, parceiros e famílias atendidas –, agradecemos profundamente à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em especial ao presidente, deputado Tadeu Leite, a sensibilidade e a indicação que nos trouxe até este momento tão especial. Recebemos essa honraria com estímulo para seguir cumprindo a nossa missão de promover a inclusão e transformar vidas com o mesmo entusiasmo, a ética e o comprometimento, que sempre nos guiaram. Muito obrigado a todos.