Pronunciamentos

DEPUTADO DOUTOR JEAN FREIRE (PT)

Declaração de Voto

Elogia pronunciamento do deputado Leleco Pimentel sobre a natureza laica do Estado. Agradece a aprovação do Projeto de Lei nº 2.261/2024, de sua autoria, que reconhece como de relevante interesse cultural do Estado a feitura do Cordão de São Francisco, realizada no Quilombo Urbano Pena Branca, no Município São Francisco. Convida para audiência pública no Município de Jequitinhonha com o objetivo de discutir melhorias da Rodovia BR-367, com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – Dnit.

63ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 1/10/2025

Palavras do deputado Doutor Jean Freire

O deputado Doutor Jean Freire Muito obrigado, colega deputada Leninha. Na verdade, eu gostaria de agradecer aos colegas deputados por terem votado, hoje, um projeto de nossa autoria. O deputado Leleco fez uma fala brilhante aqui, como sempre! Deputado Leleco, o Estado é laico. É assim que todos nós… Eu sou católico, sou cristão, e V. Exa. também é. E eu acho bonito nós tirarmos, inclusive da Bíblia, os ensinamentos que eu tiro para a minha luta, e eu sei que você também tira, com a interpretação correta. Mas, quando a gente fala de política, as pessoas pensam muito em partido e se esquecem o que é a política. O alimentar é um ato político, não é? Então parabéns pela sua fala, deputado. Inclusive o projeto de lei que foi votado, hoje, também tem, na sua essência, essa demonstração de que o Estado é laico. É um projeto que reconhece como de relevante interesse cultural do Estado a feitura do cordão de São Francisco realizada no Quilombo Urbano Pena Branca, no Município de São Francisco. Eu tive a oportunidade de conhecer esse quilombo, dialogar e conversar com eles – foi uma reunião maravilhosa! Eu quero mandar um abraço à nossa querida Makota e a todos que lá nos receberam, e nos receberam com muito carinho e com muito afeto! Falamos sobre as ancestralidades e a religiosidade. Eles me mostraram a feitura do cordão de São Francisco. Eu gostaria de mandar um abraço à nossa assessora Rayane, que fez todo esse contato com eles, e de parabenizar vocês que fazem esse trabalho maravilhoso aí no quilombo. A feitura do cordão de São Francisco constitui um ato de fé – os ritos se iniciam no Domingo de Ramos e vai até o Domingo de Páscoa. Gratidão, mais uma vez, aos colegas deputados, e parabéns ao quilombo que com certeza, neste momento, está nos assistindo. Todos se reuniram para acompanhar o momento da votação. Se Deus quiser, logo, logo, eu estarei presente aí. De preferência, eu quero marcar a minha ida para o dia em que vocês estiverem fazendo esse grande evento, que pode ser a partir do Domingo de Ramos do próximo ano. Gratidão. Muito obrigado, deputada. Também quero aproveitar este espaço para convidar, mais uma vez, as lideranças, os colegas deputados federais e estaduais – já fizemos esse convite, mas agora o estamos reiterando –, os prefeitos, os vice-prefeitos e os vereadores, para uma audiência pública sobre a BR-367, que vamos realizar amanhã na cidade de Jequitinhonha. Um forte abraço a todos. Daqui a pouco, nós sairemos em viagem para o Vale do Jequitinhonha e mais uma vez nós passaremos pela BR-367, para fazer esse diálogo sobre ela. Foi um pedido que nós fizemos ao representante do governo federal no Dnit, de poder ir até lá, onde o problema está, dialogar. Ele aceitou esse desafio de estar conosco amanhã na cidade de Jequitinhonha. Gratidão. Muito obrigado, deputada Leninha.

O presidente (deputado Leleco Pimentel)Gratidão, deputado Doutor Jean. Com a palavra, para declaração de voto, a deputada e vice-presidenta Leninha.