Pronunciamentos

JEHU PINTO DE AGUILAR FILHO, presidente do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais – CRA-MG

Discurso

Agradece a homenagem prestada ao Conselho Regional de Administração de Minas Gerais – CRA-MG – pelo 60º aniversário de sua criação, bem como pelos 60º aniversário de regulamentação da profissão de administrador.
Reunião 33ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 01/10/2025
Página 4, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 12699 de 2025

33ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 29/9/2025

Palavras do Sr. Jehu Pinto de Aguilar Filho

Boa noite, Exma. Sra. Deputada Carol Caram, representando, neste ato, o deputado Tadeu Leite, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e o deputado João Vítor Xavier, autor do requerimento que deu origem a esta homenagem; Exmo. Sr. Sálvio Chaves, desembargador substituto na Corte Eleitoral, representando o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais; Sra. Nádia Venuto, vice-presidente do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais – CRA-MG –, administradora e grande amiga.

Boa noite a todos e a todas: autoridades presentes já nominadas, conselheiros de diversos conselhos – é uma honra para nós –, autoridades e funcionários do conselho regional, colaboradores, representantes de todos os conselhos que estão aqui – é uma honra para nós – e, principalmente, turma dos gabinetes dos deputados já nominados. Nosso agradecimento a esta Casa e ao deputado João Vítor Xavier por requerer esta homenagem à nossa instituição: o Conselho Regional de Administração de Minas Gerais. Nosso agradecimento também à deputada Carol Caram por representar o deputado João Vítor nesta noite tão especial.

É com imensa honra e profundo orgulho que celebramos os 60 anos da regulamentação da administração. Esta data não apenas marca o tempo, mas também simboliza seis décadas de dedicação, de construção de conhecimento e de contribuição inestimável para o desenvolvimento do Brasil. Os profissionais de administração têm sido protagonistas na organização de instituições públicas e privadas, no fortalecimento de empresas, na construção do empreendedorismo e na gestão de recursos, especialmente na valorização do capital humano. Regulamentada em 9/9/1965, a profissão nasceu em um contexto de transformação social e econômica e, desde então, tem-se mostrado indispensável para o progresso da Nação.

Em Minas Gerais, ao olharmos para trás, vemos uma trajetória marcada por desafios e conquistas. Esta cerimônia consagra seis décadas de uma profissão que impulsiona atitudes e visão estratégica, apoiando e consolidando profissionais de forma honrosa para contribuir com o desenvolvimento e a proteção da sociedade. Hoje, em nossa gestão, colhemos os frutos desse legado. Temos um conselho respeitado e reconhecido, alinhado com as diretrizes do CFA e com a gestão dos nossos queridos amigos: o presidente e administrador Leonardo Macedo e o vice-presidente e administrador Gilmar Camargo.

O profissional de administração moderno não é apenas um gestor de processos, ele é também um líder participativo. Ele influencia pelo exemplo, é capaz de ouvir, dialogar e mobilizar pessoas em torno de objetivos comuns. Sob essa ótica, ao longo da nossa gestão, iniciada em 2019, temos trabalhado com conselheiros incansáveis e dedicados, que lutam em prol da nossa profissão. Muitos deles aqui.

Aos nossos funcionários, o nosso maior patrimônio, agradeço por serem guerreiros, que, juntos, fazem a diferença no CRA-MG. Aos profissionais que contribuem e colaboram, tornando mais fortes as nossas entregas, e aos registrados, motivo da nossa existência, gratidão pelo reconhecimento e empenho em honrar a nossa profissão. Ratifico o nosso agradecimento ao deputado João Vítor Xavier por esta belíssima homenagem, que nos enche de orgulho, alegria e certeza de que estamos cumprindo a nossa missão com maestria.

Celebrar estes 60 anos é também olhar para o futuro. Em um mundo marcado por transformações tecnológicas, como a inteligência artificial, a robótica e os novos modelos de negócio, reafirmamos nossa relevância como guardiões da profissão. Temos a capacidade de unir a inovação à ética, a eficiência à responsabilidade social e a gestão à valorização do ser humano.

Hoje, mais do que nunca, a sociedade precisa de profissionais de administração comprometidos, éticos e preparados para conduzir organizações de forma sustentável, justa e inovadora. Que esta celebração não seja apenas uma celebração do passado, mas um marco de inspiração para o futuro. Muito obrigado.