JEHU PINTO DE AGUILAR FILHO, presidente do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais – CRA-MG
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 01/10/2025
Página 4, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 12699 de 2025
33ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 29/9/2025
Palavras do Sr. Jehu Pinto de Aguilar Filho
Boa noite, Exma. Sra. Deputada Carol Caram, representando, neste ato, o deputado Tadeu Leite, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e o deputado João Vítor Xavier, autor do requerimento que deu origem a esta homenagem; Exmo. Sr. Sálvio Chaves, desembargador substituto na Corte Eleitoral, representando o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais; Sra. Nádia Venuto, vice-presidente do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais – CRA-MG –, administradora e grande amiga.
Boa noite a todos e a todas: autoridades presentes já nominadas, conselheiros de diversos conselhos – é uma honra para nós –, autoridades e funcionários do conselho regional, colaboradores, representantes de todos os conselhos que estão aqui – é uma honra para nós – e, principalmente, turma dos gabinetes dos deputados já nominados. Nosso agradecimento a esta Casa e ao deputado João Vítor Xavier por requerer esta homenagem à nossa instituição: o Conselho Regional de Administração de Minas Gerais. Nosso agradecimento também à deputada Carol Caram por representar o deputado João Vítor nesta noite tão especial.
É com imensa honra e profundo orgulho que celebramos os 60 anos da regulamentação da administração. Esta data não apenas marca o tempo, mas também simboliza seis décadas de dedicação, de construção de conhecimento e de contribuição inestimável para o desenvolvimento do Brasil. Os profissionais de administração têm sido protagonistas na organização de instituições públicas e privadas, no fortalecimento de empresas, na construção do empreendedorismo e na gestão de recursos, especialmente na valorização do capital humano. Regulamentada em 9/9/1965, a profissão nasceu em um contexto de transformação social e econômica e, desde então, tem-se mostrado indispensável para o progresso da Nação.
Em Minas Gerais, ao olharmos para trás, vemos uma trajetória marcada por desafios e conquistas. Esta cerimônia consagra seis décadas de uma profissão que impulsiona atitudes e visão estratégica, apoiando e consolidando profissionais de forma honrosa para contribuir com o desenvolvimento e a proteção da sociedade. Hoje, em nossa gestão, colhemos os frutos desse legado. Temos um conselho respeitado e reconhecido, alinhado com as diretrizes do CFA e com a gestão dos nossos queridos amigos: o presidente e administrador Leonardo Macedo e o vice-presidente e administrador Gilmar Camargo.
O profissional de administração moderno não é apenas um gestor de processos, ele é também um líder participativo. Ele influencia pelo exemplo, é capaz de ouvir, dialogar e mobilizar pessoas em torno de objetivos comuns. Sob essa ótica, ao longo da nossa gestão, iniciada em 2019, temos trabalhado com conselheiros incansáveis e dedicados, que lutam em prol da nossa profissão. Muitos deles aqui.
Aos nossos funcionários, o nosso maior patrimônio, agradeço por serem guerreiros, que, juntos, fazem a diferença no CRA-MG. Aos profissionais que contribuem e colaboram, tornando mais fortes as nossas entregas, e aos registrados, motivo da nossa existência, gratidão pelo reconhecimento e empenho em honrar a nossa profissão. Ratifico o nosso agradecimento ao deputado João Vítor Xavier por esta belíssima homenagem, que nos enche de orgulho, alegria e certeza de que estamos cumprindo a nossa missão com maestria.
Celebrar estes 60 anos é também olhar para o futuro. Em um mundo marcado por transformações tecnológicas, como a inteligência artificial, a robótica e os novos modelos de negócio, reafirmamos nossa relevância como guardiões da profissão. Temos a capacidade de unir a inovação à ética, a eficiência à responsabilidade social e a gestão à valorização do ser humano.
Hoje, mais do que nunca, a sociedade precisa de profissionais de administração comprometidos, éticos e preparados para conduzir organizações de forma sustentável, justa e inovadora. Que esta celebração não seja apenas uma celebração do passado, mas um marco de inspiração para o futuro. Muito obrigado.