DEPUTADA ANA PAULA SIQUEIRA (REDE), presidente "ad hoc"
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 26/09/2025
Página 5, Coluna 1
Evento Parlamento Jovem de Minas 2025 (tema: “Juventude e direitos culturais”)
Indexação
30ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 19/9/2025
Palavras da presidenta (deputada Ana Paula Siqueira)
Na condição de deputada estadual e presidenta desta sessão, gostaria de compartilhar apenas brevíssimas palavras para que possamos dar sequência ao trabalho de vocês. Eu quero, mais uma vez, agradecer a todos e parabenizá-los: Assembleia, Escola do Legislativo, PUC Minas e câmaras municipais. Quero agradecer muito a vocês e também às suas famílias, que confiam em nós; que confiam em deixá-los sair de casa para ficarem três dias fora, aqui com a gente. Pensem bem: as famílias de vocês deixaram que viessem para um ambiente da política, um ambiente que, nos últimos tempos, tem sido muito pouco acolhedor, muito pouco agradável. Nós estamos numa época em que a política está sendo feita com likes, está sendo feita sem responsabilidade com a vida das pessoas.
Desse modo, as pautas que de fato interessam, que de fato interferem nas nossas vidas e podem nos conduzir à construção de uma sociedade justa e igualitária, muitas vezes ficam em segundo plano. Quando ouvimos os relatos desses seis grupos… E a Karine sintetizou muito bem: “Foram horas que nós passamos debatendo política com P maiúsculo. Não houve dedo na cara, não houve empurrão; houve discussão, houve debate, houve diálogo”. Para que se chegasse à conclusão dos grupos, houve debate.
E eu, como deputada, tenho a obrigação de dizer a vocês: isso é fazer política. Política é a arte de ouvir aqueles que não concordam com a gente, que têm opiniões divergentes das nossas, têm visão de mundo diferente, mas querem convergir num ponto chamado política pública para atender à maioria. Aí, gente, ficamos muito felizes e emocionados. Eu conversava há pouco com o Sidney, nosso repórter que está ali atrás. Ele abriu o programa dizendo: “Hoje é um dia de festa na Assembleia”. E eu lhe disse: “É um dia de festa, sim, mas é também um dia de esperança”, que é o que vocês representam para cada um de nós, que estamos aqui.
É preciso destacar que juventude também é luta, é compromisso, é cidadania, é democracia. Agora vocês estão incumbidos e com a responsabilidade de voltar para os seus territórios e ecoar as vozes e os sentimentos que vivenciaram aqui, para que tenhamos mais jovens na política, na política institucional, exercendo mandato na política representativa, nos conselhos de políticas públicas dos municípios, na escola, na igreja, na praça. Não há lugar fixo para se fazer a boa política. A Rayany disse como vocês são incríveis, e a gente sente a acolhida de cada um de vocês.
Quero, na pessoa de alguns vereadores muito queridos, fazer uma saudação muito especial à Ana Paula, de Piedade de Ponte Nova; ao Tiago Braz e ao Lucas, de Poços de Caldas; ao André, de Guaranésia; ao Marquinhos e ao Mattheus Leão, de Nova Era. Cito esses vereadores e essa vereadora para dizer da nossa alegria em receber representantes que tanto nos inspiram. Vocês viram que temos muitos jovens assumindo o espaço do Parlamento, e seguimos nessa toada com vocês.
Ontem, além da discussão nos grupos, vocês também discutiram e definiram o tema do Parlamento Jovem 2026, correto? E o tema será: “Inclusão social da pessoa com deficiência e neurodivergência”. Vocês merecem aplausos. Como mãe atípica que sou, digo a vocês: é um sopro de esperança no coração da gente ver a juventude disposta a acolher e a incluir pessoas. Num momento e numa sociedade em que o espaço da escola tem sido invadido por violência, por agressões que levam à morte e por discriminações, vocês estão se propondo a nos ajudar a estruturar o Estado de Minas Gerais para acolher, respeitar essas pessoas e dizer um “não” bem grande contra o bullying. Gente, vocês estão dando um show de bola! Nós estamos numa época em que muitos jovens, homens, estão ainda reproduzindo comportamentos horríveis de violência, de agressão contra nós, mulheres. E vocês, do Parlamento Jovem 2025, escolheram um tema de acolhimento para o ano que vem.
Então que vocês tenham uma boa etapa, uma boa conclusão deste trabalho hoje. Que vocês continuem contando com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Contem comigo, deputada estadual Ana Paula Siqueira, com o nosso mandato, para que possamos fazer, sim, uma boa política juntos. Que a gente não fique só no encontro desta semana, mas possa se encontrar em outras oportunidades. E que vocês continuem a brilhar; a brilhar no território de vocês, na cidade de vocês, no estado de vocês, porque a luz que vocês irradiam é a luz que transforma a nossa sociedade. Eu deixo aqui um abraço do nosso presidente da Casa, deputado Tadeu Martins Leite, e desejo a vocês um belíssimo encontro final do Parlamento Jovem 2025.
Neste momento, passo a coordenação dos trabalhos para Miguel Marques, coordenador do Grupo 1, para iniciar o debate das propostas. Bom trabalho, Miguel. Assente-se aqui, no banco da presidenta.