Pronunciamentos

KARINE MARIA VASCONCELOS ARAÚJO, coordenadora do Grupo de Trabalho 6

Discurso

Comenta o trabalho realizado pelo Grupo de Trabalho 6 - Subtema 3: “Patrimônio cultural, desenvolvimento e cidadania”, na Sessão Plenária Final do Parlamento Jovem de Minas 2025 (tema: “Juventude e direitos culturais”).
Reunião 30ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 26/09/2025
Página 5, Coluna 1
Evento Parlamento Jovem de Minas 2025 (tema: “Juventude e direitos culturais”)
Indexação

30ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 19/9/2025

Palavras da coordenadora Karine Maria Vasconcelos Araújo

Bom dia, gente! Eu me chamo Karine Maria Vasconcelos Araújo. Sou de Pará de Minas. Estou representando o Polo Rio Paranaíba. Primeiramente, quero agradecer ao GT 6.

Cada voto que recebi, GT 6, me lembra o que eu quero para a minha vida: quero representar todos aqui, porque vi em cada olhar, em cada dedicação, o quanto várias pessoas queriam estar aqui. Que honra! Sinto-me lisonjeada por representar vocês. Conheci vocês há pouco tempo, mas podem ter certeza de que estão no meu coração os sonhos, a dedicação, as pessoas estudiosas, os jovens que sabem fazer barulho. Eu sou muito do lema: “jovem é barulho”. Eu sou barulho, meu grupo é barulho e todos nós somos barulho, porque somos do PJ Minas! Tenho certeza de que, no final deste dia, teremos propostas incríveis, porque uma coisa eu posso garantir: o meu GT 6 estudou todas as propostas. Não saiu uma sem ser argumentada. Não houve dedo na cara, não houve discussão. Foi argumentação, foi proposta, foi sugestão. Agradeço a todos que participaram, que trouxeram ideias. O nosso subtema é “Patrimônio cultural e desenvolvimento da cidadania”.

Eu falo que os trabalhos começaram antes mesmo de a nossa coordenadora chegar. Fizemos uma roda de conversa, um grupinho, trouxemos argumentos, debatemos, passamos folhas. Isso é ser jovem. Isso é fazer política. Não era só seguir a legislação. A gente brincou, se divertiu, riu bastante e fez o possível para trazer as melhores propostas. No final, estávamos todos cansados. Consegui até fazer uma brincadeirinha: nunca, num grupo de trabalho, eu saí antes. Foram 3h30min. Fomos o grupo que mais demorou, mas podem ter certeza de que fizemos muita bagunça e muita política nessas 3h30min. Tivemos uma proposta aglutinada com 15 votos, e 2 modificadas, que vieram da etapa anterior e nós as alteramos. A primeira proposta ficou com 15 votos; a segunda, com 16; e a terceira, com 14 votos.

Finalizo agradecendo novamente. Agradeço ao PJ, que faz parte da minha vida, e à Assembleia Legislativa, que abriu as portas para a gente nesses três dias. Que honra! Muito obrigada a todos. Vamos fazer barulho, gente, porque o PJ é nosso!

A presidenta – Muito bom, Karine. A Karine sintetizou bem, não é, gente? O PJ é de vocês. A Assembleia está aqui de braços abertos para acolhê-los cada vez mais.