Pronunciamentos

DEPUTADO TADEU LEITE (MDB), presidente

Discurso

Presta homenagem ao Minas Tênis Clube pelo 90º aniversário de sua fundação.
Reunião 29ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 23/09/2025
Página 6, Coluna 1
Indexação

29ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 18/9/2025

Palavras do presidente (deputado Tadeu Leite)

O meu boa-noite a todas e a todos. Primeiro, quero dizer da minha felicidade e da minha alegria de receber, nesta noite, aqui, na Casa do povo mineiro, na Assembleia Legislativa, na Casa dos 21 milhões de mineiros, todos vocês, tendo a oportunidade de homenagear talvez um dos mais tradicionais clubes que temos em todo o País – e por que não dizer no mundo? –, dada a história, o conhecimento e, especialmente, a transformação nas pessoas que o Minas fez e faz.

Caro amigo presidente, quando eu estava vendo aquele vídeo muito bem-feito, inclusive, passou um filme na minha cabeça, não só do que vivi no Minas, e vou falar daqui a pouquinho sobre isso, mas especialmente sobre a quantidade de histórias que já passaram dentro do Minas e que passam ainda hoje. Quantas famílias foram formadas, quantos caráteres foram formados dentro desse clube! É por isso que nós estamos aqui, hoje, com muita honra e felicidade, tendo a oportunidade de comemorar esses 90 anos do Minas.

Por intermédio do querido amigo Carlos Henrique, presidente do Minas, e do Kouros, presidente do Conselho Deliberativo do Minas, eu quero cumprimentar todos os colaboradores do conselho e da diretoria e as pessoas que fazem o Minas acontecer dia após dia. Muito obrigado! Parabéns pelo trabalho que fazem à frente desse importante clube.

Querido amigo Doorgal Andrada, parceiro no Parlamento e um dos deputados que hoje, talvez, tenham mais experiência dentro da Casa, porque preside a comissão mais importante da Assembleia, que é a primeira comissão, a Comissão de Constituição e Justiça, autor do requerimento que deu origem a esta homenagem e também triatleta. O Minas tem 1 milhão de atletas, mas nós temos um atleta que é o Doorgal, o nosso grande triatleta. Querido amigo, é muito bom tê-lo ao lado de todos nós.

Querido amigo Cel. Rezende, nosso chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador da Defesa Civil, também é muito bom tê-lo no Parlamento. V. Exa. já tem muita liberdade na Casa e, com muita frequência, está aqui defendendo especialmente a Defesa Civil, que é uma pauta importante no nosso estado. É bom tê-lo aqui mais uma vez, neste momento. Da mesma forma, Cel. Mirlir Cunha, também representando a Polícia Militar, agradeço pela sua presença. Querido amigo Marcelo de Souza e Silva, presidente da CDL e do Sebrae, muito obrigado, amigo, por tê-lo aqui, mais uma vez, na nossa Casa. Na pessoa do atleta Caio, eu quero cumprimentar todos os atletas que se fazem presentes – as galerias estão cheias!

Presidente, esta semana está sendo uma semana muito interessante para a Assembleia. Nós estamos tendo, talvez, na minha opinião, o melhor programa da Assembleia, que é o Parlamento Jovem, por meio do qual nós trazemos jovens de todo o interior do Estado. Por uma semana, eles têm a oportunidade de discutir temas. Amanhã de manhã, inclusive, nos mesmos lugares onde os senhores e as senhoras estão sentados, esses jovens que são escolhidos, no interior, através das câmaras municipais, vão ter oportunidade de ser, por um dia, deputados neste Plenário, escolhendo e votando as pautas. Então esta semana está sendo muito especial para a Assembleia, não só pelo Parlamento Jovem, mas também por receber tantos jovens atletas e também todos vocês nesta noite de hoje.

Querido amigo Márcio Cunha, ex-deputado desta Casa e também conselheiro, um abraço! É bom revê-lo. Ex-vice-governador Paulo Brant, é muito bom também tê-lo aqui, no Parlamento mineiro.

Minhas senhoras e meus senhores, “Cultura, esporte e educação”, nesse lema simples, mas emblemático, o Minas Tênis Clube faz caber um universo de possibilidades que expandem os horizontes dos seus associados e fazem desse clube um dos mais destacados de Minas e do Brasil.

Muito além do desempenho premiado dos seus atletas, nas mais variadas modalidades, como já foi falado pelo Doorgal e pelo nosso presidente, o seu legado não se resume às conquistas esportivas de alcance nacional e internacional, mas também proporciona à sociedade uma formação ética e humana. O Minas é um verdadeiro patrimônio mineiro, que formou gerações de atletas, cidadãos e lideranças. É um espaço de encontro e de fortalecimento da família, de valorização da cultura, da arte e do compromisso social.

Sei disso por experiência própria, como disse mais cedo. Trago, no coração, as lembranças do meu tempo de adolescente e de estudante, quando vim morar em Belo Horizonte, depois de ter saído lá de Montes Claros, no Norte do Estado, e a extensão da minha casa era o Minas, que é onde eu ia nadar, jogar vôlei e me encontrar com os amigos. Foi lá que a obra de Manuel de Barros, abro aspas, “Meu quintal é maior do que o meu mundo”, fecho aspas, ganhou sentido para mim. O meu quintal foi um território de infinitas oportunidades, um espaço de convivência e de descobertas que despertou em mim não só o gosto pelo esporte, mas também pelo espírito coletivo, uma percepção que, de certa forma, molda e baliza, até hoje, a minha forma de agir na vida pública.

Por falar em amizade, tenho a honra de dividir essa admiração pelo Minas com o meu amigo deputado Doorgal, que solicitou, junto comigo, a realização desta homenagem. Exímio triatleta, o clube é também seu espaço preferido de treinamento e de lazer, assim como o é também para tantos outros colegas deputados que são minas-tenistas convictos. Ainda no rol das amizades, quero felicitar, de modo especial, o nosso presidente e querido amigo Carlos Henrique, com quem tenho a honra de conviver desde longa data, pela excelente gestão que tem realizado. E uso da licença poética para dizer que grande é também o seu amor por este clube, que você traz cravado em seu coração. Sabemos que a ele você dedica seus maiores esforços. E me arrisco em dizer que tem por ele uma verdadeira devoção.

Ao celebrar seus 90 anos, o Minas Tênis Clube reafirma a importância de se cultivarem valores que transformam vidas: o espírito esportivo, a solidariedade, a busca pela excelência e o respeito à tradição. É uma instituição de trajetória admirável, Wagner, já quase centenária, graças ao empenho incansável de todas e todos que dedicam a sua vida a servir ao propósito maior que caracteriza o clube: o bem-estar dos associados e a busca pela excelência esportiva e humana.

Portanto é com grande satisfação que, em nome de toda a Assembleia de Minas, dos 77 deputados e deputadas, prestamos esta homenagem ao Minas Tênis Clube, pelos seus 90 anos, e a estendemos às suas diretorias, ao seu corpo técnico, aos funcionários e a todas as gerações dessa imensa família minas-tenista que tanto nos orgulha.

Desejo que essa trajetória continue a iluminar o caminho do esporte, da cultura e da educação do nosso estado. Como disse Nelson Mandela: “O esporte tem o poder de mudar o mundo. Ele tem o poder de inspirar, de unir as pessoas como poucas coisas conseguem”. E é isto que o Minas Tênis Clube representa para todos nós: união, inspiração e transformação. Que essa celebração não seja apenas uma lembrança do passado, mas uma inspiração para o futuro. Vida longa ao Minas Tênis Clube! É muito bom tê-los aqui, mais uma vez. Parabéns a todos vocês!

A locutora – Após o encerramento regimental, assistiremos a uma apresentação artística do grupo de dança do Minas Tênis Clube.

O presidente – Vamos lá, então, porque estou doido para ver essa apresentação.