DEPUTADO TADEU LEITE (MDB), presidente
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 23/09/2025
Página 6, Coluna 1
Indexação
29ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 18/9/2025
Palavras do presidente (deputado Tadeu Leite)
O meu boa-noite a todas e a todos. Primeiro, quero dizer da minha felicidade e da minha alegria de receber, nesta noite, aqui, na Casa do povo mineiro, na Assembleia Legislativa, na Casa dos 21 milhões de mineiros, todos vocês, tendo a oportunidade de homenagear talvez um dos mais tradicionais clubes que temos em todo o País – e por que não dizer no mundo? –, dada a história, o conhecimento e, especialmente, a transformação nas pessoas que o Minas fez e faz.
Caro amigo presidente, quando eu estava vendo aquele vídeo muito bem-feito, inclusive, passou um filme na minha cabeça, não só do que vivi no Minas, e vou falar daqui a pouquinho sobre isso, mas especialmente sobre a quantidade de histórias que já passaram dentro do Minas e que passam ainda hoje. Quantas famílias foram formadas, quantos caráteres foram formados dentro desse clube! É por isso que nós estamos aqui, hoje, com muita honra e felicidade, tendo a oportunidade de comemorar esses 90 anos do Minas.
Por intermédio do querido amigo Carlos Henrique, presidente do Minas, e do Kouros, presidente do Conselho Deliberativo do Minas, eu quero cumprimentar todos os colaboradores do conselho e da diretoria e as pessoas que fazem o Minas acontecer dia após dia. Muito obrigado! Parabéns pelo trabalho que fazem à frente desse importante clube.
Querido amigo Doorgal Andrada, parceiro no Parlamento e um dos deputados que hoje, talvez, tenham mais experiência dentro da Casa, porque preside a comissão mais importante da Assembleia, que é a primeira comissão, a Comissão de Constituição e Justiça, autor do requerimento que deu origem a esta homenagem e também triatleta. O Minas tem 1 milhão de atletas, mas nós temos um atleta que é o Doorgal, o nosso grande triatleta. Querido amigo, é muito bom tê-lo ao lado de todos nós.
Querido amigo Cel. Rezende, nosso chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador da Defesa Civil, também é muito bom tê-lo no Parlamento. V. Exa. já tem muita liberdade na Casa e, com muita frequência, está aqui defendendo especialmente a Defesa Civil, que é uma pauta importante no nosso estado. É bom tê-lo aqui mais uma vez, neste momento. Da mesma forma, Cel. Mirlir Cunha, também representando a Polícia Militar, agradeço pela sua presença. Querido amigo Marcelo de Souza e Silva, presidente da CDL e do Sebrae, muito obrigado, amigo, por tê-lo aqui, mais uma vez, na nossa Casa. Na pessoa do atleta Caio, eu quero cumprimentar todos os atletas que se fazem presentes – as galerias estão cheias!
Presidente, esta semana está sendo uma semana muito interessante para a Assembleia. Nós estamos tendo, talvez, na minha opinião, o melhor programa da Assembleia, que é o Parlamento Jovem, por meio do qual nós trazemos jovens de todo o interior do Estado. Por uma semana, eles têm a oportunidade de discutir temas. Amanhã de manhã, inclusive, nos mesmos lugares onde os senhores e as senhoras estão sentados, esses jovens que são escolhidos, no interior, através das câmaras municipais, vão ter oportunidade de ser, por um dia, deputados neste Plenário, escolhendo e votando as pautas. Então esta semana está sendo muito especial para a Assembleia, não só pelo Parlamento Jovem, mas também por receber tantos jovens atletas e também todos vocês nesta noite de hoje.
Querido amigo Márcio Cunha, ex-deputado desta Casa e também conselheiro, um abraço! É bom revê-lo. Ex-vice-governador Paulo Brant, é muito bom também tê-lo aqui, no Parlamento mineiro.
Minhas senhoras e meus senhores, “Cultura, esporte e educação”, nesse lema simples, mas emblemático, o Minas Tênis Clube faz caber um universo de possibilidades que expandem os horizontes dos seus associados e fazem desse clube um dos mais destacados de Minas e do Brasil.
Muito além do desempenho premiado dos seus atletas, nas mais variadas modalidades, como já foi falado pelo Doorgal e pelo nosso presidente, o seu legado não se resume às conquistas esportivas de alcance nacional e internacional, mas também proporciona à sociedade uma formação ética e humana. O Minas é um verdadeiro patrimônio mineiro, que formou gerações de atletas, cidadãos e lideranças. É um espaço de encontro e de fortalecimento da família, de valorização da cultura, da arte e do compromisso social.
Sei disso por experiência própria, como disse mais cedo. Trago, no coração, as lembranças do meu tempo de adolescente e de estudante, quando vim morar em Belo Horizonte, depois de ter saído lá de Montes Claros, no Norte do Estado, e a extensão da minha casa era o Minas, que é onde eu ia nadar, jogar vôlei e me encontrar com os amigos. Foi lá que a obra de Manuel de Barros, abro aspas, “Meu quintal é maior do que o meu mundo”, fecho aspas, ganhou sentido para mim. O meu quintal foi um território de infinitas oportunidades, um espaço de convivência e de descobertas que despertou em mim não só o gosto pelo esporte, mas também pelo espírito coletivo, uma percepção que, de certa forma, molda e baliza, até hoje, a minha forma de agir na vida pública.
Por falar em amizade, tenho a honra de dividir essa admiração pelo Minas com o meu amigo deputado Doorgal, que solicitou, junto comigo, a realização desta homenagem. Exímio triatleta, o clube é também seu espaço preferido de treinamento e de lazer, assim como o é também para tantos outros colegas deputados que são minas-tenistas convictos. Ainda no rol das amizades, quero felicitar, de modo especial, o nosso presidente e querido amigo Carlos Henrique, com quem tenho a honra de conviver desde longa data, pela excelente gestão que tem realizado. E uso da licença poética para dizer que grande é também o seu amor por este clube, que você traz cravado em seu coração. Sabemos que a ele você dedica seus maiores esforços. E me arrisco em dizer que tem por ele uma verdadeira devoção.
Ao celebrar seus 90 anos, o Minas Tênis Clube reafirma a importância de se cultivarem valores que transformam vidas: o espírito esportivo, a solidariedade, a busca pela excelência e o respeito à tradição. É uma instituição de trajetória admirável, Wagner, já quase centenária, graças ao empenho incansável de todas e todos que dedicam a sua vida a servir ao propósito maior que caracteriza o clube: o bem-estar dos associados e a busca pela excelência esportiva e humana.
Portanto é com grande satisfação que, em nome de toda a Assembleia de Minas, dos 77 deputados e deputadas, prestamos esta homenagem ao Minas Tênis Clube, pelos seus 90 anos, e a estendemos às suas diretorias, ao seu corpo técnico, aos funcionários e a todas as gerações dessa imensa família minas-tenista que tanto nos orgulha.
Desejo que essa trajetória continue a iluminar o caminho do esporte, da cultura e da educação do nosso estado. Como disse Nelson Mandela: “O esporte tem o poder de mudar o mundo. Ele tem o poder de inspirar, de unir as pessoas como poucas coisas conseguem”. E é isto que o Minas Tênis Clube representa para todos nós: união, inspiração e transformação. Que essa celebração não seja apenas uma lembrança do passado, mas uma inspiração para o futuro. Vida longa ao Minas Tênis Clube! É muito bom tê-los aqui, mais uma vez. Parabéns a todos vocês!
A locutora – Após o encerramento regimental, assistiremos a uma apresentação artística do grupo de dança do Minas Tênis Clube.
O presidente – Vamos lá, então, porque estou doido para ver essa apresentação.