Pronunciamentos

DEPUTADA ANDRÉIA DE JESUS (PT), presidente "ad hoc", autora do requerimento que deu origem à homenagem

Discurso

Lê mensagem do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Leite, em homenagem aos 52 anos de sua criação.
Reunião 28ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 09/09/2025
Página 7, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 12745 de 2025

28ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 5/9/2025

Palavras da presidenta (deputada Andréia de Jesus)

(– Lê:) “Construir um mundo mais justo e inclusivo, a partir do compromisso de enfrentar os desafios da vulnerabilidade social e econômica: este vem sendo, há 52 anos, o objetivo do Sistema Divina Providência. Atuando sobretudo na capacitação profissional de jovens e melhorando a qualidade de vida dos seus familiares, a entidade é um louvável exemplo da responsabilidade social que leva à transformação da sociedade.

Composta por diversas entidades de cunho social, filantrópico, humanista e cultural, a associação tem, entre suas 17 obras assistenciais, a manutenção da Cidade dos Meninos, do Lar dos Meninos, do Lar dos Idosos e da Escola Técnica Divina Providência. Trata-se da iniciativa privada de maior sucesso em Minas Gerais em prol de pessoas carentes, o que é motivo suficiente para realizarmos esta homenagem. Esta nobre atividade, em benefício de milhares de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade, tem sido um instrumento de resgate da dignidade do ser humano em situação de carência ou de risco social.

As iniciativas do Sistema Divina Providência visam erradicar a pobreza e a fome, reduzir as desigualdades, promover a saúde, oferecer educação de qualidade e ações de treinamento profissional, alinhando-se, assim, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Além de lutar por uma vida sem fome, cuida da transformação social pela promoção do trabalho e da geração de renda, direcionando seus ex-alunos para o mercado profissional, aptos a enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais reconhece o grande papel social do Sistema Divina Providência, desejando que, nos próximos 50 anos, a entidade continue a ser um farol para inspirar outras ações, como a que teve início em 1973, com o Lar dos Idosos São Vicente de Paulo. Muito obrigado”.