Pronunciamentos

DEPUTADO CORONEL HENRIQUE (PL), presidente "ad hoc"

Discurso

Homenagem ao Dia do Soldado, celebrado em 25 de agosto, data de nascimento de Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro.
Reunião 26ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 02/09/2025
Página 9, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 12093 de 2025

26ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 29/8/2025

Palavras do presidente (deputado Coronel Henrique)

O presidente – Antes de fazer o encerramento formal, eu não poderia deixar de agradecer, presidindo esta sessão, ao deputado Tadeu e ao deputado Gustavo Santana, meu colega de partido e 1º-secretário desta Casa, a distinção de poder comandar este evento. Inicialmente, quero agradecer ao Gen. Fructuoso, nosso representante do Exército Brasileiro em solo mineiro, e parabenizá-lo. Muito obrigado, general, pela sua presença. Estivemos aqui recentemente, no evento da Força Expedicionária Brasileira, e hoje o senhor retorna para receber esta homenagem em nome de Duque de Caxias. Cumprimento o Marçal, meu dileto amigo, e, na sua pessoa, os demais integrantes da Mesa e a plateia aqui presente repleta de militares. Cumprimento ainda o Dr. Henrique Salvador e, na sua pessoa, os demais convidados.

No encerramento dessas duas semanas de comemoração do Dia do Soldado, faço uma reflexão dizendo que, quando pisei neste Parlamento como primeiro militar de carreira do Exército Brasileiro da história de Minas Gerais eleito deputado estadual, busquei algumas inspirações. Nós temos que refletir um pouco sobre a história do homenageado de hoje, o nosso marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, o marechal de ferro, o pacificador. Duque de Caxias, depois de cumprir a sua missão como soldado e como militar, ocupou o cargo de senador. Ele era senador no Império e fez a transposição da carreira militar para ser um representante político.

Estudando e lendo sobre Duque de Caxias, Gen. Fructuoso, me inspirei para trazer para minha ação, para minha atitude e para meu comportamento nesta Casa o objetivo de ser um lídimo representante dos valores de Duque de Caxias. Os mais velhos aqui presentes sabem que, em algum momento na educação das nossas escolas, os bons alunos, aqueles que eram exemplares, eram conhecidos como caxias, como caxião. O caxiísmo representa tudo isto: a retidão e os valores tão importantes na vida do soldado, mas, sobretudo, na vida do cidadão.

Encerrando esta sessão solene para que possamos escutar a banda comandada pelo Ten. Emilio, eu gostaria de deixar mais uma vez registrada a minha alegria de poder receber, nesta manhã, o povo mineiro, o povo fardado de Minas Gerais. Nós, militares, somos cidadãos, e esta aqui é a Casa de todos nós. As nossas restrições regulamentares nos impedem de participar da atividade político-partidária enquanto estivermos na ativa. Isso, às vezes, nos afasta certamente, de forma regulamentar e segura, do ambiente político. No entanto, muito mais que uma casa política – e o Gen. Fructuoso disse isso em seu discurso –, nós somos 77 deputados, cada um ocupando aqui uma cadeira neste Parlamento e cada um com o objetivo de representar os 22 milhões de mineiros espalhados pelos nossos 853 municípios. Quando eu digo isso, me lembro das nossas 40 cidades mineiras que possuem os Tiros de Guerra, das nossas cidades que possuem as unidades militares do Exército, da Força Aérea, da Marinha, e vejo que nós estamos presentes em cada canto deste estado, na ativa e na reserva.

Quero que todos vocês aqui presentes, jovens que certamente entram neste espaço pela primeira vez, entendam que aqui deve reverberar a voz e a vontade do povo em um lídimo exercício da democracia. O povo com liberdade escolhe os seus representantes, e nós, que temos a honra de cumprir essa missão, aqui estamos para representá-lo no dia a dia, neste Parlamento, e no dia a dia da atividade política, que às vezes é desconhecida da maioria da sociedade. Mas eu posso afiançar a cada um de vocês que aqui temos um sentimento único, o sentimento de cumprir muito bem a nossa missão para a grandeza de Minas Gerais e para a grandeza do Brasil. Vida longa ao soldado brasileiro! Minha eterna homenagem a Duque de Caxias. Muito obrigado.