Pronunciamentos

DEPUTADO CAPOREZZO (PL)

Discurso

Critica o governador Romeu Zema pela pré-candidatura à presidência da república e por mudanças em seu posicionamento político em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro, declaradas em sua participação no programa de entrevistas Roda Viva. Ressalta seu posicionamento como político de direita. Critica o presidente Lula por suposta fala de cunho racista em evento.
Reunião 52ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 28/08/2025
Página 76, Coluna 1
Indexação

52ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 26/8/2025

Palavras do deputado Caporezzo

O deputado Caporezzo – Boa tarde, presidente. Boa tarde, colegas deputados. O governador Romeu Zema participou ontem do programa Roda Viva e fez algumas declarações bastante polêmicas, para dizer o mínimo. Mas, antes de falar dele, quero falar de mim. Alguém aqui tem dúvida de que sou um político conservador? Nenhuma dúvida. Alguém aqui tem dúvida de que defendo os valores históricos e civilizacionais do cristianismo? Acredito que ninguém. Alguém tem dúvida de que sou policial militar, com muito orgulho, e defendo as forças policiais deste estado e que sou um defensor assíduo da segurança pública? Também creio que ninguém tenha essa dúvida.

Agora, existem alguns políticos que tomam um determinado partido, assumem uma determinada bandeira e depois se transformam. Por quê? Vejam algumas declarações proferidas pelo governador Romeu Zema. Em entrevista à GloboNews, em 2021, afirmou ter 99% do DNA compatível com Jair Bolsonaro. Caramba! Noventa e nove por cento do DNA compatível com Jair Bolsonaro! Essas são palavras do governador Romeu Zema em 2021. Ele já declarou, em debate no primeiro turno de 2018, que apoiaria o candidato do seu partido à presidência, mas também o candidato Jair Bolsonaro – lembrando que Zema era zebra que decolou como um foguete. Quando? Depois de surfar a onda do bolsonarismo. Todo o mundo sabe dessa história; não é segredo para ninguém. Também já afirmou, diante de milhões de pessoas nas ruas, que Bolsonaro sofria severa perseguição política. E, de repente, como num passe de mágica, recentemente o que o governador Zema fala? Que sua vinculação com Bolsonaro não é tão grande. Diz: “Defendo a família, sou cristão, mas nunca caminhei com ele”.

Alguém, por favor, entregue um óleo de peroba para o governador lustrar a sua cara de pau, porque não há lógica em tanta falta de vergonha na cara de madeira do Romeu Zema. Como um homem que disse ter 99% de DNA bolsonarista afirma, como se não existisse nenhum registro histórico, que nunca caminhou ao lado dele? É brincadeira a falta de honra e a falta de compromisso desse sujeito. Se você não tem honra em seus atos, certamente não lhe sobra nada, porque você passa a ser um desleal. E, pior, um ingrato. Uma pessoa assim não deve estar jamais à frente do Brasil, definitivamente. Essa movimentação precoce de Romeu Zema e totalmente fora de tempo de se lançar pré-candidato à presidência não apenas vem em má hora, mas também é acompanhada de um comportamento nojento, asqueroso e reprovável. Depois, ainda ficam com raiva do Carlos Bolsonaro quando os chamam de ratos.

E, para falar de comportamento, quero hoje presentear algum parlamentar de esquerda, seja do PT, seja do Psol, seja do PCdoB. Eu sei que, apesar de criticarem o capitalismo, esse pessoal da esquerda adora produtos de qualidade. Eles sempre têm um relógio caro, um carro de marca cara, uma roupa cara. Eles gostam de coisas caras. Então prometo a vocês que vou escolher um deputado ou uma deputada de esquerda, nesta Casa, hoje, para ganhar um vinho. Vocês podem escolher o vinho. No valor de até R$1.000,00, eu pago o vinho para vocês, porque sei que vocês gostam de produto de qualidade. O primeiro deputado ou deputada de esquerda que subir aqui, hoje, e explicar que Lula estava certo quando falou que o novo modelo do governo é sem dente e ainda negro. Quem criticar essa fala, no mínimo infeliz… Porque, se fosse alguém de direita falando isso, já ia ser chamado de racista, processado por crime e preso. Quem aqui puder explicar essa fala do Lula de que o modelo do governo é sem dente e ainda negro e que o Lula pediu para jogar fora esse material da mídia pode deixar que eu pago um vinho. Eu quero ver, mas tem que subir aqui e defender. Está certo, vamos ver então. Obrigado, presidente. A direita vive em Minas Gerais!