DEPUTADO ANTONIO CARLOS ARANTES (PL), presidente "ad hoc", coautor do requerimento que deu origem à homenagem
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 02/07/2025
Página 7, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 11409 de 2025
18ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 30/6/2025
Palavras do presidente (deputado Antonio Carlos Arantes)
Em primeiro lugar, queria pedir desculpas ao nosso nobre desembargador Júlio César que, nas nominatas, parece que não fiz referência ao seu nome. Você me perdoe porque estava grudado aqui e me “passou batido”. O senhor é sempre muito bem-vindo e tem sido muito presente nesta Casa. Muito obrigado pela presença. É muito bom tê-lo conosco aqui. Peço-lhe desculpas mais uma vez.
Queria, em nome do nosso presidente Tadeu, aqui fazer as manifestações. Ele diz: (– Lê:) “Hoje nos reunimos para prestar, em nome da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, esta homenagem mais do que merecida ao Sistema Ocemg, entidade maior do cooperativismo em nosso estado.
Ao longo destes 55 anos de existência, a Ocemg tem se destacado como uma entidade à frente de seu tempo, como uma organização fiel à ideia de que o ‘próximo grande salto evolutivo da humanidade será a descoberta de que cooperar é melhor do que competir’, conforme nos ensina o filósofo italiano Pietro Ubaldi.
O potencial das cooperativas para construir uma sociedade melhor tem sido reconhecido expressamente pela Organização das Nações Unidas – ONU –, que decretou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas. A ONU também declarou que os seus objetivos de desenvolvimento sustentável encontram no cooperativismo um dos caminhos para a sua efetivação. Portanto é de extrema relevância social, econômica e ambiental a missão desempenhada pelo Sistema Ocemg, que abrange mais de três milhões e duzentos mil cooperados, distribuídos em mais de oitocentas cooperativas em todas as regiões do Estado.
Suas diversas frentes de atuação compreendem, entre outros aspectos, a educação cooperativista profissional, a defesa dos direitos dos cooperados e a representação institucional do setor junto às instâncias decisórias do poder público, de forma a fortalecer o cooperativismo em seu conjunto. Dessa maneira, a Ocemg aplica, de forma prática e concreta, os nobres princípios do pensamento cooperativista, de uma forma que associa o crescimento econômico à responsabilidade social e ambiental, e beneficia a sociedade como um todo.
O Parlamento mineiro, em seu firme compromisso com o desenvolvimento do nosso estado, mantém-se de portas abertas para acolher as pautas de interesse das cooperativas de Minas Gerais. Manifestamos, nesta ocasião solene, o reconhecimento do Legislativo Estadual ao Sistema Ocemg por sua valiosa contribuição ao desenvolvimento econômico e social do nosso estado. Saudamos, portanto, a diretoria do Sistema Ocemg, seus colaboradores e seus cooperados, desejando a todas e todos muito sucesso no prosseguimento desta nobre missão de fortalecer o cooperativismo em Minas Gerais”. Essas são as palavras do nosso presidente Tadeu.
Encerrando, mais uma vez, o nosso reconhecimento e o nosso agradecimento a todos os amigos, a todos os presentes, de forma especial ao meu amigo Carlos Melles, que me colocou praticamente no cooperativismo, que me ajudou tanto, e também ao Geraldo Magela, que tem uma cadeira cativa no nosso gabinete. Está sempre lá conosco, com a Isabela, com o Alexandre. O nosso agradecimento também ao Cristiano, da nossa Cofal, da cooperativa dos servidores, dos associados da Assembleia Legislativa. Enfim, gostaria de agradecer a todos e colocar a nossa Casa sempre à disposição do cooperativismo mineiro. Muito obrigado a todos. Que Deus proteja o nosso cooperativismo!