Pronunciamentos

DEPUTADO MAURO TRAMONTE (REPUBLICANOS), autor do requerimento que deu origem à homenagem

Discurso

Entrega do título de Cidadão Honorário do Estado de Minas Gerais a Jorge Rebelo de Almeida, fundador e presidente do Grupo Vila Galé.
Reunião 11ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 24/05/2025
Página 2, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 4622 de 2023

Normas citadas RAL nº 5628, de 2024

11ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 22/5/2025

Palavras do deputado Mauro Tramonte

Boa noite a todos. Sejam muito bem-vindos a esta Casa do povo. Gostaria, neste momento, de destacar a presença dos integrantes da nossa Mesa: Exmo. Sr. Deputado Tadeu Leite, presidente da Assembleia, que conduz esta Casa com todo carinho, respeito e muita responsabilidade – o nosso presidente já fez história nos anais desta Casa, onde está registrado o seu trabalho, a sua dedicação e principalmente o seu carinho e a sua atenção com todos os deputados e também com todo o povo mineiro; Sr. Jorge Rebelo de Almeida, fundador e presidente do Grupo Vila Galé, nosso homenageado – seja bem-vindo; Exmo. Sr. Luís Faro Ramos, embaixador de Portugal no Brasil – obrigado pela presença; Exmo. Sr. Procurador de Justiça Marco Antônio Borges, subcorregedor-geral do Ministério Público de Minas Gerais, representando o Ministério Público de Minas Gerais – muito obrigado, doutor; Exmo. Sr. Leônidas José de Oliveira – meu amigo –, secretário de Estado de Cultura e Turismo; Exmo. Sr. Angelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto e presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais – um grande abraço; Sr. Marcelo de Souza e Silva, presidente do Sebrae Minas e da CDL-BH, que sempre está presente, prestigiando todos os nossos eventos – muito obrigado pelo carinho.

Senhoras e senhores, autoridades, representantes de entidades, boa noite! É com muita honra que venho aqui, hoje. Quero registrar a presença também da nossa Abrajet, por meio do nosso amigo Claret, coautor do projeto.

Hoje é um dia muito especial para o nosso estado, pois recebemos um cidadão ilustre de Portugal em nossa Minas Gerais. Com o seu olhar valoroso, ele escolheu esta terra para fazer parte da sua trajetória inspiradora e com isso abraçou toda a nossa história, cultura e mineiridade – palavra que o Leônidas adora.

Empreendedor dedicado e visionário, que carrega em si a alma de um bom mineiro, Jorge Rebelo de Almeida, nascido em Lisboa, formou-se em direito, iniciou a sua carreira como advogado, atuando especialmente nas áreas de construção, turismo e grandes projetos. Foi dessa vivência que nasceu, em 1986, o impulso para criar o que viria a ser um dos maiores grupos hoteleiros do mundo, que é o Vila Galé. Desde a abertura da primeira unidade em Portugal, na Praia da Galé, em 1988, até a expansão internacional para o Brasil, Jorge consolidou-se no mercado. Mais do que erguer hotéis, ele transformou cidades, reabilitou patrimônios históricos, capacitou equipes locais e promoveu a geração de emprego e renda.

Com um olhar humanizado, Jorge Rebelo, além de representar um dos maiores grupos hoteleiros, ainda investe na formação de muitos brasileiros que têm as primeiras oportunidades de emprego em seus hotéis, firmando sua contribuição social por onde passa, pois, conforme suas palavras “a hotelaria é um negócio feito de pessoas para pessoas”, isso só funciona quando há respeito e compromisso.

Senhoras e senhores, esta não é apenas uma homenagem protocolar, mas, acima de tudo, uma maneira oficial de dizer: “Seja bem-vindo a Minas Gerais, de coração, de alma e, agora, de direito”.

Como presidente da Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia deste Parlamento – e quero agradecer também ao nosso presidente, que assinou a autorização para que essa comissão continuasse neste ano e, se Deus quiser, no ano que vem –, eu também não poderia deixar de reconhecer a grandeza desse ilustre cidadão, que hoje representa todas as pessoas que, como eu, acreditam que o turismo é um dos grandes motores de desenvolvimento, geração de emprego, renda e transformação social.

Ao longo da sua vida empresarial, Jorge Rebelo já revitalizou dezenas de edifícios com valor patrimonial, tanto em Portugal como no Brasil. E, em Minas, escolheu o Colégio Dom Bosco, de Ouro Preto, restaurando toda história daquele local, onde por décadas ficou instalado o 1º Quartel do Regimento de Cavalaria de Minas Gerais, em 1779, e a Coudelaria Imperial, e com o advento da República, foi testemunho de momentos importantes, como a Inconfidência Mineira, em 1789, e a visita de dois imperadores – D. Pedro I e D. Pedro II –, dentre outros fatos históricos que relevam a essência de nossa Minas Gerais.

A presença do Grupo Vila Galé em nosso estado representa uma valorização das nossas potencialidades e uma aposta no futuro do turismo mineiro, especialmente no fortalecimento de destinos que carregam consigo um legado de história e cultura, como é o caso da grande cidade de Ouro Preto, Patrimônio Mundial da Humanidade, lugar que representa a essência da nossa identidade e que é um verdadeiro símbolo da força da independência mineira registrada em nossa bandeira que exala a história da nossa gente. Minas é um destino único, de belezas naturais, de gastronomia rica, de hospitalidade sem igual, mas que também precisa de visão estratégica, de quem aposta e colabora com o nosso futuro. Por isso, Jorge, manifesto a minha mais profunda gratidão pelo seu olhar para a nossa terra.

Palavras de Fernando Sabino: “Ser mineiro é cultivar as letras e artes, é ser poeta e literato, é gostar de política, é amar a liberdade, é viver nas montanhas, é ter a vida interior. Ser mineiro é ter simplicidade e pureza, humildade e modéstia, coragem e bravura, fidalguia e elegância. Ser mineiro é dizer ‘uai’, é ser diferente, é ter marca registrada, é ter história”. Dito isso, tenho a certeza de que quem conhece Sr. Jorge Rebelo identifica nele as qualidades de um bom mineiro, que carrega em sua história a bravura e a coragem, o respeito às pessoas, à cultura e à arte, e, com elegância e simplicidade, deixa sua marca registrada por onde anda e nos inspira.

Parabéns, Jorge Rebelo de Almeida. E, mais uma vez, seja muito bem-vindo, agora cidadão das nossas Minas Gerais. Obrigado e parabéns!