Pronunciamentos

DEPUTADO TADEU LEITE (MDB), presidente

Discurso

Presta homenagem à Assembleia Legislativa do Espírito Santo - Ales -, pelos 190 anos do Parlamento capixaba, e ao deputado Marcelo Santos, presidente da instituição.
Reunião 29ª reunião ORDINÁRIA INTERROMPIDA
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 17/05/2025
Página 9, Coluna 1
Indexação

29ª REUNIÃO ORDINÁRIA INTERROMPIDA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 15/5/2025

Palavras do presidente (deputado Tadeu Leite)

A presidência, primeiramente, agradece a presença de todos os deputados e de todas as deputadas nesta tarde de hoje, nesta tarde, de certa forma, festiva, porque estamos recebendo o presidente da Assembleia do Espírito Santo. É com grande alegria que recebemos hoje, em nossa Casa, a visita do nosso deputado Marcelo, presidente da Assembleia do Espírito Santo, um parlamentar que se destaca por sua trajetória admirável na vida pública, atualmente em seu 6º mandato legislativo.

Tenho tido a satisfação de compartilhar com o nosso presidente e amigo Marcelo alguns importantes espaços de interlocução, como a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – Unale – e o Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas Estaduais, no qual fomos recentemente eleitos, o deputado Marcelo e eu, respectivamente, vice-presidente e secretário-geral. O deputado Alencar da Silveira Jr. e o deputado Zé Laviola estão ali também e participaram de toda essa construção. Esses dois colegiados são fundamentais para a defesa dos interesses compartilhados pelos Poderes Legislativos e para o fortalecimento do nosso papel no cenário nacional. Lá buscamos aprimorar a eficiência da nossa atuação não só em nossos estados, mas também além das fronteiras, na discussão de pautas comuns e na busca de soluções que podem replicar e servir de exemplo para outros parlamentos. Além da proximidade geográfica e cultural, temos muitos objetivos comuns quanto à promoção do desenvolvimento econômico e do bem-estar de toda a nossa população.

Em recente visita que fiz ao Espírito Santo, tive a oportunidade de discutir com ele e, inclusive, com o governador do Estado do Espírito Santo, Casagrande, algumas questões, avançando na construção de propostas conjuntas para uma partilha justa de investimentos, por exemplo, na malha ferroviária nacional, tema que nos afeta diretamente. Dividimos também a preocupação com os efeitos da crise climática. Estamos, ambos os estados, empenhando esforços em políticas públicas e ações concretas para um futuro mais sustentável e resiliente de convivência com esse cenário global.

No que se refere especificamente ao nosso Poder Legislativo, os Parlamentos capixaba e mineiro têm em comum um firme compromisso com a transparência, a inovação e a sustentabilidade e constituem cada um, à sua maneira, autênticas referências para as demais Casas legislativas do País. Por todos esses motivos, é com muita satisfação que, em nome dos deputados e das deputadas desta Casa, somamos a voz do povo mineiro às merecidas comemorações pelos 190 anos da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Saudamos, caro amigo, na sua pessoa, todos os parlamentares do seu Estado e todo o povo capixaba, reforçando os elos de amizade e cooperação entre o Espírito Santo e Minas Gerais. Quando o propósito é o bem comum, cada um tem um papel fundamental. Que possamos frutificar essa parceria com foco no fortalecimento dos legislativos estaduais, mas, sobretudo, no desenvolvimento de iniciativas que atendam a demandas da população e contribuam para a melhoria da sociedade mineira e capixaba.

De certa forma, caro presidente Marcelo, nós estamos aqui hoje, no meio da nossa reunião ordinária, que foi suspensa, para fazer esta justa homenagem não só ao Parlamento capixaba do Espírito Santo, como também a V. Exa. pelo trabalho que vem fazendo à frente do nosso Parlamento. É um deputado experiente, pois está no sexto mandato. Também, de certa forma, cara deputada Beatriz, ele faz um trabalho parecido com o nosso, claro, de independência da Casa, de fortalecimento do Parlamento, obviamente dialogando com todos, com todos os lados. Foi assim, lado a lado com cada um de vocês, que aprendemos a construir a vida pública.

Através dos deputados aqui presentes, caro presidente Marcelo, sinta-se abraçado por todos os 77 deputados e deputadas da nossa Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.