Pronunciamentos

DEPUTADO CORONEL HENRIQUE (PL), presidente "ad hoc", autor do requerimento que deu origem à homenagem

Discurso

Transcurso do 80º aniversário do Dia da Vitória.
Reunião 8ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 10/05/2025
Página 2, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 9944 de 2025

8ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 8/5/2025

Palavras do presidente (deputado Coronel Henrique)

Senhoras e senhores, boa noite. Exmo. Sr. Gen.-Div. Adriano Fructuoso da Costa, comandante da 4ª Região Militar do Exército – muito obrigado pela presença; Exmo. Sr. Marcos Renault, meu amigo e presidente da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira de Belo Horizonte – Anvfeb-BH – e curador do Museu da FEB-BH – muito obrigado pela presença; Exmo. Sr. Desembargador Júlio César Lorens, vice-presidente e corregedor Regional Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – muito obrigado pela presença; Exmo. Sr. Brig.-Ar Alexandre Avellar Leal, comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica – Ciaar – muito obrigado pela presença; Exmo. Sr. CMG Alessandro de Paula Lima, comandante da Capitania dos Portos de Minas Gerais, nossa Marinha em Minas Gerais – muito obrigado pela presença; Exmo. Sr. Márcio Lobato Rodrigues, secretário Municipal de Segurança e Prevenção da Prefeitura de Belo Horizonte, representando Álvaro Damião, prefeito municipal de Belo Horizonte; demais autoridades citadas, especialmente o Sr. Mário Gottardi, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira. Ao senhor, a minha respeitosa continência nesta noite; todas as honras ao senhor. Muito obrigado pela presença.

Liberdade. Liberdade é uma palavra que está na bandeira de Minas Gerais. Liberdade está representada neste Plenário histórico, Plenário Juscelino Kubitschek de Oliveira. Esta é a Casa do povo de Minas Gerais. E nada mais justo do que encerrar esse histórico 8 de maio, comemorando os 80 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial. Quando vejo Exército, Marinha e Aeronáutica, nossas Forças Armadas representadas no Brasil de hoje, quando vejo a figura do nosso ex-combatente Mário Gottardi, representando todos aqueles mineiros e brasileiros, que, há 80 anos, retornavam vitoriosos do campo de operações da Itália… Vejo aqui as famílias dos nossos ex- combatentes, que representam cada um deles.

Quanto mais distantes ficamos do fato histórico, mais fácil fica enxergar a magnitude do feito daqueles homens e mulheres mineiros. Dentre os 25 mil brasileiros, 3 mil eram mineiros. E, hoje, a Casa do povo de Minas Gerais faz valer a honra de dignificar essa palavra que todos nós temos que devolver a cada um deles, que é gratidão. Gratidão é a memória do coração. E quando, hoje, em tempos de paz, olhamos para quase um século atrás, não conseguimos ter a dimensão do que esses jovens deixaram em solo brasileiro quando foram para os campos da Itália lutar contra um inimigo que nem eles mesmos imaginavam o que era, mas levando consigo valores que, até hoje, são inegociáveis para o nosso Exército Brasileiro: a abnegação, a disciplina, o respeito e o amor ao Brasil. Cada um dos nossos pracinhas que tombaram no campo da Itália deixou lá a certeza de que representavam uma nação fadada à sua luta pela liberdade.

Liberdade, uma palavra que será sempre cara, especialmente para nós, homens e mulheres, 77 deputados estaduais, que ocupamos cada uma das cadeiras deste Plenário. No ano legislativo, cada deputado tem direito de fazer uma homenagem por ano. E, quando solicitado pelo Comando da 4ª Região Militar, não tive dúvida nenhuma de que, na quinta-feira, 8/5/2025, estaríamos aqui reverenciando aqueles que deverão ser eternamente reverenciados: nossos verdadeiros heróis. Cultuando isso, seja entre a família, entre a sociedade, mas especialmente entre a juventude, estaremos cultuando aqueles que não pediram nada em troca e entregaram a sua vida pela pátria, em busca de um valor maior, que é a nossa liberdade.

Estou muito feliz, Gen. Fructuoso, de o senhor, como nosso comandante do Exército Brasileiro em terras mineiras, junto com o Sr. Marcos Renault, poder representar todos os brasileiros e brasileiras, que, irmanados, recebem esta homenagem no dia de hoje. Não somente aqueles que lá estiveram, mas o nosso legado e o nosso compromisso são também com aqueles que virão depois de nós. Quando eu disse, no início da minha fala, que este Plenário representa o bastião da liberdade e que Minas Gerais tem, na sua bandeira, esse lema da liberdade, ainda que tardia, nós estamos conscientes de que o momento presente nos exige cada vez mais disciplina, resiliência e a certeza de que a verdade, o patriotismo, o respeito às instituições e à democracia deverá sempre perseverar e prevalecer em terras mineiras e brasileiras.

Minas Gerais sempre teve o seu primeiro compromisso com a liberdade. E é assim que eu termino as minhas palavras, honrando a cada um dos familiares dos pracinhas aqui presentes e a todos vocês, homens e mulheres fardados de hoje e de sempre, sabendo que jamais irão prescindir de termos, em nosso país, uma força armada que preza pela disciplina e que luta pela liberdade.

Vamos juntos; nada resiste ao trabalho. Brasil acima de tudo e, a cada um de vocês, a minha melhor continência. Muito obrigado.