DEPUTADO BRUNO ENGLER (PL), presidente "ad hoc"
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 16/04/2025
Página 11, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 3933 de 2023
RQN 10380 de 2025
Normas citadas RAL nº 5636, de 2024
7ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 14/4/2025
Palavras do presidente (deputado Bruno Engler)
Quero começar cumprimentando o Exmo. Sr. Dr. Rogério Greco, secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, o justo homenageado desta noite; a Exma. Sra. Deputada Delegada Sheila, minha colega de bancada e autora do requerimento que deu origem a esta homenagem, a quem parabenizo pela iniciativa mais do que merecida; o Exmo. Sr. Desembargador Luiz Carlos de Azevedo Côrrea Junior, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais; o Exmo. Sr. Hugo Barros de Moura Lima, procurador-geral de justiça adjunto institucional, representando o Sr. Paulo de Tarso Moraes Filho, procurador-geral de justiça do Estado de Minas Gerais; o Exmo. Sr. Desembargador Júlio César Lorens, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais; o Exmo. Sr. Maj. Thyago Paiva de Paula, representando o comandante da 4ª Região Militar do Exército Brasileiro, general de divisão Adriano Frutuoso da Costa; o Exmo. Sr. Desembargador Fernando Galvão da Rocha, diretor da Escola Judicial Militar do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais; o Exmo. Sr. Cel. Paulo Roberto Bermudes Rezende, chefe de Gabinete Militar do Governador e da Coordenadoria da Defesa Civil de Minas Gerais; a Exma. Sra. Cel. Jordana Filgueiras, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar; a Exma. Sra. Delegada-Geral de Polícia Letícia Gamboge, chefe da Polícia Civil de Minas Gerais; o Sr. Gustavo Chalfun, presidente da OAB-MG. Faltou o nosso comandante da PM, o Cel. Rezende, ou eu já li o nome dele? Então eu não prestei atenção. Quero cumprimentar todos da plateia, na figura do nosso eterno procurador-geral de justiça Jarbas Soares Júnior, que nos honra com a sua presença, e também todos aqueles que nos acompanham.
(– Lê.) “‘Mestre não é quem ensina, mas quem, de repente, aprende’, escreveu, certa vez, o grande escritor mineiro Guimarães Rosa, querendo dizer com isso, talvez, que, na riqueza do aprendizado, faz morada a sabedoria.
Nosso homenageado, o Dr. Rogério Greco, tem dedicado sua vida ao ensino, especialmente das ciências penais, área em que se tornou uma referência em todo o País, com diversos livros publicados, nos quais procura traduzir com profundidade e clareza a linguagem jurídica. Suas obras, citadas com frequência pelos tribunais superiores, se tornaram fonte de consulta para estudantes de graduação, profissionais da área jurídica e postulantes a cargos públicos. Em Minas Gerais, construiu uma destacada trajetória profissional, contribuindo com sua experiência durante 30 anos como procurador de justiça, no Ministério Público do Estado de Minas Gerais, defendendo um direito penal mais justo e menos excludente. Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, desde 2021, sempre que convidado a audiências e eventos nesta Casa, como o Assembleia Fiscaliza, mostra-se aberto ao diálogo, trazendo esclarecimentos oportunos sobre os desafios de sua pasta, uma das mais sensíveis e estratégicas do Poder Executivo. Do mesmo modo que, na vida profissional, conjuga bagagem acadêmica e experiência prática, em sua jornada cotidiana, o Dr. Rogério Greco procura conciliar o espírito solar, típico do Rio de Janeiro, sua terra natal, ao jeito de ser do mineiro. E é esta identificação com Minas Gerais, manifestada ainda na juventude e aperfeiçoada na sua dedicada vida profissional, que o Parlamento estadual hoje reconhece.
A segurança pública tornou-se devedora do trabalho e do conhecimento deste cidadão exemplar, a partir de hoje detentor, com todos os méritos, deste significativo título. Parabéns, Dr. Rogério Greco, por se investir oficialmente no manto da mineiridade, esse profundo sentimento coletivo, do qual sempre se manteve muito próximo. Minas Gerais, aqui representada no Plenário desta Casa, abraça, portanto, um mineiro agora de fato e de direito, que se tornou mais um motivo de orgulho de nossa gente.”.
Este é o texto oficial do nosso presidente Tadeu Leite, mas vou quebrar o protocolo aqui para falar da minha felicidade de poder presidir esta reunião para homenagear o Dr. Rogério Greco, e sou testemunha do amor que ele tem pelo nosso estado. A primeira vez que eu ouvi seu nome, Dr. Rogério, eu ainda era estudante de direito e tinha um professor de direito penal que tinha um viés mais garantista, por assim dizer. E um aluno perguntou: “Ah, mas o Rogério Greco diz isso”. O professor lhe respondeu: “Eu não recomendo muito os livros do Rogério Greco, não”. Aí eu, adolescente com as duas antenas ligadas, pensei: “Esse cara deve ser bom”. Depois tive a oportunidade de conhecê-lo já como secretário e sou testemunha da sua defesa ferrenha de todos os nossos operadores de segurança pública, em especial dos nossos agentes socioeducativos, dos nossos policiais penais, que o senhor também representa à frente da pasta. Então é um privilégio presidir esta reunião e é um privilégio tê-lo como cidadão de Minas Gerais. Muito obrigado.