DEPUTADA BEATRIZ CERQUEIRA (PT), Presidenta "ad hoc"
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 2ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 26/09/2024
Página 2, Coluna 1
Evento Parlamento Jovem de Minas 2024 - tema: “Melhorias no ensino escolar”
Indexação
36ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 20/9/2024
Palavras da presidenta (deputada Beatriz Cerqueira)
Bom dia. Bom dia, gente! Vocês estão bem? É o último dia. Vamos fazer deste último dia o melhor dia? Vamos?
Meu nome é Beatriz Cerqueira. Eu sou professora alfabetizadora, o que quer dizer que eu nunca dei aula para a idade de vocês, só para os mais velhos: educação de jovens e adultos, alfabetização. Hoje, eu sou deputada estadual e presido – gosto de falar “presidenta” –, sou presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa. Olha que coisa importante: eu fui designada pelo presidente da Assembleia para presidir a nossa reunião de hoje. Eu estou muito feliz de passar esta manhã com vocês, porque juventude, educação é o meu lugar, porque é o que eu faço aqui, na Assembleia Legislativa: defender a educação pública. Vocês imaginem o tanto de trabalho que eu tenho todo dia. Vocês são muito generosos. Não continuem com essa generosidade porque a maquiagem está fresca, e não pode cair nenhum cisco no olho. Muito obrigada.
Eu quero dizer que, sinceramente, estou muito feliz de estar aqui com vocês, de ver este auditório cheio de juventude, porque a gente precisa de um mundo melhor, e um mundo melhor passa por vocês. A gente precisa de um mundo melhor em todas as áreas.
Vocês sabem que as coisas, na Assembleia, são muito organizadas. Eu tenho um roteirinho que eu vou ler, mas é pouca coisa, porque a gente tem um cerimonial, um locutor maravilhoso, que nos acompanha. Eu fiquei encarregada de fazer a leitura das palavras do presidente da Assembleia. Nós vamos passar esta manhã juntos e juntas. No final, se vocês toparem, a gente tira aquela foto que vai para o portal da Assembleia Legislativa. A capa do portal seremos nós hoje. Pode ser? Nós vamos fazer deste dia o melhor dia do Parlamento Jovem. Vai valer a pena, vai valer a pena.
Quando eu fui candidata pela primeira vez, eu tinha 40 anos. Isso não está no roteiro, não. A primeira vez que eu fui candidata foi para deputada. Eu não tinha sido candidata a vereadora ou outra candidatura. Eu fui candidata, pela primeira vez, aos 40 anos, e fui eleita. Meu primeiro mandato foi de 2019 a 2022. O que eu quero desejar a vocês é que, ao ocupar a política, ocupem logo. Eu demorei, porque fui fazer outras coisas, fui travar outras lutas, mas ocupem logo, porque é a política que decide a vida da gente. Então a gente precisa ocupá-la para que a gente possa fazer da política um lugar a serviço das pessoas. Um lugar bom, para o qual a gente olhe e pense: “Nossa, melhorou a vida da gente! Nossa, melhorou a educação! Nossa, melhorou a saúde, a cultura, o esporte!”. Então comecem mais cedo do que eu comecei. Se eu pudesse dar um conselho hoje, eu diria isto: comecem mais cedo, ocupem a política o quanto antes para vocês transformarem este mundo e torná-lo melhor. Vamos lá, então? Ah, e as mulheres, as meninas: ocupem mais ainda. Aqui, dos 77 deputados, nós somos 15 deputadas. Somos muito poucas. Se a política decide a nossa vida, ela tem que ser decidida com a gente, não sem a gente ou com poucas mulheres. Então, meninas, ocupem a política, por favor.