Pronunciamentos

DEPUTADO LELECO PIMENTEL (PT)

Discurso

Solicita apoio ao projeto de lei de sua autoria que institui a Política Estadual de Produção Social de Moradia por Autogestão e dá outras providências, em 1º turno.
Reunião 22ª reunião EXTRAORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 2ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 06/09/2024
Página 33, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 195 de 2023

22ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 4/9/2024

Palavras do deputado Leleco Pimentel

O deputado Leleco Pimentel – Presidente, colegas deputados e deputadas, vou ser breve. Vou ser breve e peço, aos senhores e senhoras, que possam votar num projeto de lei que trata da autogestão na produção social da moradia. Voltou o Minha Casa, Minha vida, e, em muitos lugares, a autogestão já é uma realidade. Inclusive, para Minas Gerais, conseguimos que o presidente Lula aprovasse mais de cinco mil e seiscentas moradias, entre rurais e urbanas. Essa lei nos permitirá que a gente tenha redução de custos, qualidade e adequação das moradias, empoderamento comunitário e sustentabilidade, pois a autogestão tem como princípio o cooperativismo e o associativismo.

Eu posso dizer que a autogestão é uma luta que não é minha, que pertence à cultura do nosso povo latino-americano, mas eu dediquei a minha vida à luta da moradia, para que assim pudesse ser. Então digo, com alegria, que é a primeira Casa Legislativa do País a aprovar uma lei da autogestão na produção social da moradia. Eu, assim, os agradeço, porque todos vocês serão signatários dessa ferramenta, que afinal tira o especulador e aquele que quer lucrar sobre moradia. Moradia não é mercadoria. Obrigado, presidente.

O presidente – Obrigado, deputado Leleco.