Pronunciamentos

DEPUTADA LENINHA (PT), Presidente "ad hoc", autora do requerimento que deu origem à homenagem

Discurso

Lê mensagem do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Leite, por ocasião do transcurso do 100º aniversário de Maria Lúcia Godoy.
Reunião 34ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 2ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 04/09/2024
Página 7, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 6987 de 2024

34ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 3/9/2024

Palavras da presidenta (deputada Leninha)

Abrem-se as aspas, palavras do presidente: (– Lê:) “Um acaso feliz sintetizou na letra M três grandes forças da vida: M de música, M de Minas Gerais e M de Maria Lúcia Godoy, representante máxima, no Brasil, da Canção de Câmara, a forma mais refinada da arte vocal durante sete décadas de atividades ininterruptas dedicadas ao canto.

A filha de Seu Romeu e de D. Neném, grandes incentivadores de seu talento, mudou-se com os pais e os irmãos para Belo Horizonte, despertando o amor pela música em meio a saraus e serenatas. Começou a cantar, ainda adolescente, como solista nas missas matinais de domingo, da Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, na Capital mineira. De Belo Horizonte para o Rio de Janeiro, do Rio para a Alemanha, e daí para o mundo inteiro, levou Minas e a música para onde quer que fosse, sendo reconhecida mundialmente como a expressão maior de nossa musicalidade.

Com a magia de sua voz, tem inspirado gerações por meio de seu talento e dedicação à cultura e às artes em geral. Seus admiradores confirmam sua brilhante trajetória. 'Quando ela canta, é o coração de Minas que se externa, é a própria Minas Gerais que se encontra num dos momentos mais altos de sua poesia, de sua beleza e do seu encantamento', disse Tancredo Neves. 'A mais bela, a mais comovente, a mais importante voz deste país', falou Juscelino Kubitschek. A renomada soprano Bidu Sayão considerou que Maria Lúcia era sua única sucessora.

Múltipla, Maria Lúcia Godoy levou Villa-Lobos para todo o mundo, com uma interpretação ainda insuperável das Bachianas. Cantou com as maiores orquestras, foi solista do Madrigal Renascentista, apresentou-se nos mais destacados teatros no Brasil e no exterior, gravou discos, mas não se restringiu apenas à música. Também atuou como atriz, escreveu livros e foi colunista no jornal Estado de Minas.

O pleno domínio da técnica do canto lírico, observado em óperas, oratórios e missas, inclui a considerável extensão vocal e a voz de projeção absoluta, plena de emoção. Em um dos seus poemas, Maria Lúcia destacou que sua voz é sua bandeira, seu alado tesouro e sua arma secreta. Seus dons de interpretação permitiram a ela cantar tanto obras clássicas sofisticadas quanto canções populares, e, por esse motivo, é provável que ela tenha sido a primeira cantora lírica a gravar música popular, possibilitando o acesso à música lírica a todas as camadas da população.

Portanto é com grande orgulho e alegria que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, representando todo o povo mineiro, comemora o centenário de Maria Lúcia Godoy, que, por todos esses anos, tem levado a cultura de Minas Gerais e do Brasil para o mundo inteiro, extraindo da música os sentimentos mais profundos que tocam os seres humanos.

Maria Lúcia Godoy é pura música e é a essência de Minas Gerais. Maria Lúcia Godoy, quem te conhece não esquece jamais. Muito obrigado.” Fecham-se as aspas.