DEPUTADO TADEU MARTINS LEITE (MDB), Presidente
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 2ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 15/06/2024
Página 6, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 6988 de 2024
25ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 13/6/2024
Palavras do presidente (deputado Tadeu Martins Leite)
Boa noite. Boa noite, gente! Isso! Sejam bem-vindos à Assembleia de Minas! Deputada Leninha, vice-presidente desta Casa e autora desse requerimento, primeiro, quero dizer-lhe do meu orgulho e da minha felicidade de ter a oportunidade de presidir este Parlamento ao seu lado, amiga querida de todos os momentos, nas dificuldades e nas facilidades. Aqui há mais dificuldade do que facilidade, mas, graças a Deus, além dela, eu conto aqui com a amizade de praticamente 76 deputados. Dessa forma, quero também agradecer muito a amizade e o companheirismo à deputada Beatriz Cerqueira, presidenta da nossa Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia. Parabéns pelo trabalho que faz lá também! Leninha, estava aqui reparando. Estou achando que a Fetaemg está batendo recordes na Assembleia. Nós tivemos a maior audiência pública realizada aqui, na Assembleia, com mais de 7 mil pessoas participando de um tema importante para a própria previdência. Agora eu tenho certeza de que esta reunião especial bateu o recorde também de pessoas aqui prestigiando o nosso Parlamento e esta homenagem. Então sejam bem-vindos! Parabéns, mais uma vez!
Vilson, tenho a felicidade de estar ao seu lado mais uma vez. Você hoje está na presidência desta federação tão importante. Quero lhe parabenizar pelo trabalho que fez como deputado federal e que faz à frente dessa federação, especialmente na defesa do trabalhador, do homem do campo e da mulher do campo. Então eu estou muito feliz de estar ao seu lado e ter a oportunidade que Deus está me dando e nos dando neste momento que presido esta Casa, nesta homenagem pelos 56 anos da nossa Fetaemg. Seja muito bem-vindo sempre a esta Casa. Na sua pessoa, eu cumprimento toda a diretoria, todos os amigos que se fazem presentes aqui, no dia de hoje.
Superintendente da Federação do Desenvolvimento Agrário de Minas, Antônio Augusto, seja bem-vindo ao Parlamento mineiro; superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Minas, Carlos Calazans, também da mesma forma, seja bem-vindo mais uma vez. O Calazans, quase toda semana, está aqui em alguma discussão, em alguma audiência, defendendo obviamente sempre os interesses do Estado de Minas Gerais. Subsecretário de Assuntos Fundiários, José Roseno, representando, também neste ato, o governo do Estado, seja bem-vindo mais uma vez à nossa Casa; Luiz Eduardo Dumont, superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento em Minas Gerais, a nossa Conab, seja bem-vindo também; querida delegada-geral Maria Alice, representando a nossa Polícia Civil, agradeço-lhes as diversas oportunidades em que esteve aqui sempre representando a nossa polícia e muito obrigado por sua participação sempre. Cumprimento a superintendente regional do Incra, a Neila – seja bem-vinda, Neila, mais uma vez também a esta Casa; o Arlélio de Carvalho Lage, procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais, com quem estive ontem em Brasília, na posse do nosso procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares. Foi um evento importante. Seja bem-vindo mais uma vez ao Parlamento mineiro. Vereador Pedro Patrus, parabéns pelo trabalho que faz na câmara! Mônica Bufon, secretária de Jovens da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares, seja bem-vinda também mais uma vez. Cumprimento todos vocês, amigos e amigas. Como o querido amigo Vilson falou, temos aqui talvez pessoas de praticamente todo o Estado de Minas Gerais. Algumas aqui eu conheço; outras ainda não conhecia. Peço licença para mandar um abraço para minha amiga Marilene, que também é da Fetaemg, mas representa aqui Capitão Enéas. Obrigado; seja bem-vinda! Lucas, nosso vereador de Francisco Sá, seja bem-vindo também. Obrigado! Prefeitos, vereadores, vereadoras que se fazem presente, sejam bem-vindos ao Parlamento mineiro!
Enfrentando dificuldades, tormentos e superando desafios, os agricultores geram fomento, alimento e garantem o sustento. Seja nos versos de Rafael Noleto, seja espalhados pelos nossos campos, os trabalhadores rurais exercem um papel fundamental não só para a nossa economia, mas também para a nossa sobrevivência. Reconhecer essa representatividade e a nobre missão desses homens e dessas mulheres que alimentam o mundo está na essência e na razão de ser da nossa homenageada da noite, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais, a nossa Fetaemg.
A Assembleia de Minas se congratula com o protagonismo da Fetaemg em defesa da dignidade para os povos do campo e enaltece seu propósito de luta em favor daqueles que, durante muito tempo, não tiveram voz e vez. Na sinfonia dos campos, o produtor é a partitura que transcende o tempo, é a força que traz a fertilidade ao solo e a conexão que coloca alimento em nossa mesa. Mas tirar o sustento da terra exige mais do que coragem, técnica e vocação. Para que a agricultura familiar deixasse de ser apenas de subsistência para conquistar os mercados, gerar emprego e riqueza para o nosso estado e País, foi preciso percorrer um longo caminho. E, como parceira nessa caminhada, estava lá a Fetaemg, que, desde sua fundação, tem atuado na defesa dos interesses dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais, representando acampados, agricultores familiares, assalariados rurais, meeiros e arrendatários. Desde as questões ligadas à política agrícola e ao cooperativismo, passando pela situação fundiária e organização dos trabalhadores, a federação vem deixando sua marca na construção de um futuro mais próspero e conectado com a essência da terra para esse segmento. Além da trajetória de conquistas trabalhistas e previdenciárias para o povo dos campos, da floresta e das águas, a entidade já é amplamente reconhecida também pela sua luta no campo social, no combate às desigualdades e a todo tipo de exploração.
Vale destacar suas estratégias para a superação das desigualdades de gênero e de todas as formas de discriminação existentes no meio rural e o cuidado especial que a instituição dedica aos idosos, aos jovens e às mulheres. Pesquisas apontam que 43% da mão de obra rural em todo o mundo é feminina. Atenta a esse cenário, a Fetaemg vem impulsionando e fortalecendo essa participação, ajudando as mulheres a vencer desafios e a tecer uma nova história de força e resiliência. Muitas novas histórias, aliás, foram escritas ao longo desses 56 anos que hoje, por indicação da minha querida amiga Leninha, vice-presidente desta Casa, celebramos. Podemos dizer que todo homem e toda mulher do campo sabem que há alguém batalhando por eles. A Fetaemg construiu um legado em defesa da justiça social e de condições mais dignas de vida e de trabalho que merecem ser respeitadas e comemoradas.
Em nome de toda esta Casa e do Parlamento mineiro, cumprimento o nosso presidente, o ex-deputado federal Vilson Luiz da Silva, nosso Vilson da Fetaemg, assim como as suas lideranças, os seus filiados e todos os seus associados, reiterando os nossos votos para que a entidade continue a cultivar e a semear sonhos e a colher realizações para a nossa agricultura. Afinal, quem não vive dela depende dela para viver. Parabéns para a Fetaemg! Um grande abraço! Sejam muito bem-vindos! Muito obrigado a todos!