DEPUTADA IONE PINHEIRO (UNIÃO), Autora do requerimento que deu origem à homenagem
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 2ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 22/05/2024
Página 7, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 6126 de 2024
20ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 20/5/2024
Palavras da deputada Ione Pinheiro
Boa noite. Boa noite a todas, boa noite a todos. Exma. Sra. deputada Alê Portela, representando o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite – obrigada à nossa presidenta de hoje, mulher de coragem, de fibra, amiga; Exmo. Sr. Dr. Euler Borja, presidente da Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais, instituição mantenedora do Hospital Evangélico de Belo Horizonte; Exmo. Sr. deputado federal e amigo Lincoln Portela; Exmo. Sr. Perseu Verçosa Perruci, superintendente executivo do Hospital Evangélico de Belo Horizonte, representando a instituição homenageada nesta noite; Exmo. Sr. Erasmo Borja, vice-presidente da Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais; minha amiga, Sra. Silvana Couto, representando os funcionários e ex-funcionários do Hospital Evangélico.
Senhoras e senhores, esta homenagem aos 78 anos de existência do Hospital Evangélico de Belo Horizonte é motivo de orgulho para todas as mineiras e todos os mineiros. Fundada em 29/3/1946, a Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na área de saúde e educação. Atualmente é presidida, com excelência, pelo Sr. Euler Borja, que destaca a missão: “Percebemos a graça de Deus continuamente no nosso trabalho diário. Assim, continuamos dedicados a prestar serviço de saúde e educação, dando sempre glória a Deus por tudo que fazemos. Nossa missão é servir ao próximo, atendendo suas necessidades”. Essa aí, amigo major, que o senhor continue em frente, com esse dinamismo, com essa luz, com essa garra e, acima de tudo, com esse amor no coração.
Nesta caminhada, senhoras e senhores, temos o Hospital Evangélico, que está, décadas após décadas, prestando atendimentos de média e alta complexidade, em que 75% da sua capacidade são para o Sistema Único de Saúde – SUS – e 25% para pacientes particulares e convênios. Reconhecida pela excelência dos seus serviços e gestão, oferece atendimento em diversas especialidades, como clínica médica, clínica cirúrgica, oncologia, cardiologia, ortopedia, urologia e neurologia. É o maior serviço do SUS em nefrologia. Outros serviços, como oftalmologia, também integram o serviço de excelência do hospital. Consolidou-se como o maior programa de residência em oftalmologia em relação aos candidatos por vaga em Minas Gerais. Possui também a Escola de Enfermagem, exemplo de responsabilidade social. Destaca o site do hospital o compromisso e a missão baseados na fé que inspira, oferecendo o serviço de capelania.
Senhoras e senhores, povo mineiro, esta Casa parabeniza o Hospital Evangélico pela sua trajetória, pelo seu dinamismo. São décadas e décadas focando no tempo. São milhares e milhares de vidas e pessoas bem cuidadas. São atos de amor imensuráveis para com o próximo. Assim, a Assembleia de Minas, com todos os seus deputados, ao homenagear os 78 anos do Hospital Evangélico, parabeniza toda a direção, todo o corpo clínico e técnico, todos os colaboradores e aqueles que, direta ou indiretamente, são incansáveis em dar tempo de si para a saúde de todos. Deixo aqui, mais uma vez, o nosso abraço em todos que contribuem para a bela história de dedicação e bem servir.
Quero formular votos de prosperidade, força e coragem para continuarem fazendo o bem. Palavras são insuficientes para expressar a grandiosidade desta obra. Certamente, com o meu coração batendo mais forte, expresso aqui a nossa palavra de gratidão por tudo que o Hospital Evangélico tem feito a Belo Horizonte, a Minas Gerais e ao Brasil. Parabéns! Parabéns, Hospital Evangélico! Que Deus os ilumine, os proteja, os guarde! Muito obrigada a todas e a todos.