Pronunciamentos

LUCAS DE VASCONCELOS GONZALEZ, Secretário-geral adjunto da Secretaria de Estado de Governo, representando o governo de Minas Gerais

Discurso

Homenagem pelo transcurso do 70º aniversário de fundação do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Minas Gerais – Setcemg.
Reunião 36ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 1ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 18/11/2023
Página 10, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 3493 de 2023

36ª REUNIÃO ESPECIAL DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 17/11/2023

Palavras do Sr. Lucas de Vasconcelos Gonzalez

Senhoras e senhores, bom dia a todos. Presidente Tadeu, bom dia. Para mim é uma honra muito grande, pois é a minha primeira vez nesta tribuna de tanta honra, nesta Casa, orgulho de todos os mineiros.

Deputada Maria Clara, parabéns pela iniciativa de propor esta sessão solene aos 70 anos de todos nós, transportadores. Como você, deputado, também sou neto de caminhoneiro e, quando a gente olha para esses 70 anos de história do Setcemg e vê tantos ex-presidentes presentes – na pessoa do Sr. Antônio, cumprimento cada um de nossos líderes –, não há como não se emocionar. Às vezes, as pessoas falam assim: “O Lucas sempre repete que é neto de caminhoneiro”. Não é para gerar nenhum tipo de valorização da história, mas é muito mais para, de alguma forma, mostrar o tanto que me orgulho dessa história de alguém que, há tantos anos, quase 90, deixou a Europa em estado de guerra e veio para o Brasil ganhar a vida, transportando manualmente caixas de verduras, legumes e frutas.

Ele comprou um caminhão. Depois de morar 15 anos dentro de um caminhão, passando pelo tronco do Brasil, como disse o deputado, apaixonou-se e aqui resolveu morar com a minha avó. É a história do meu avô, que é semelhante a de muitos de nós, transportadores, que têm na veia esse DNA de empreendedorismo, de superação, de coragem, de braveza. É nesse DNA que acredito. Apesar de estarmos celebrando 70 anos e olhando muito para trás, também olhamos para o futuro. E é esse DNA que continua correndo nas nossas veias: de bravura, de coragem, de modernidade, de tecnologia. Engana-se quem acha que a gente transporta cargas ou transporta pessoas; nós transportamos sonhos, transportarmos o futuro. E o setor continuará trabalhando assim.

Muito obrigado pela oportunidade. É uma honra para mim representar o governo de Minas aqui, nesta ocasião, trazendo o abraço e os parabéns do governo do Estado a todo o nosso setor. Quero agradecer à Assembleia Legislativa mais uma vez e parabenizá-la por este ato que nos honra muito, a todos nós, transportadores, a mim inclusive. Muito obrigado e parabéns ao Setcemg.