DEPUTADO TADEU MARTINS LEITE (MDB), Presidente
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 1ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 15/11/2023
Página 6, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 3921 de 2023
34ª REUNIÃO ESPECIAL DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 13/11/2023
Palavras do presidente (deputado Tadeu Martins Leite)
Meu boa noite a todos; boa noite a todas. Por este Plenário cheio, fica claro o prestígio da Record não só, obviamente, em Minas, mas em todo o País. Por isso, caro presidente Luiz Cláudio, primeiro quero agradecer a presença do senhor no Parlamento. Na sua pessoa e na pessoa do Mauro, de quem falarei daqui a pouco, quero parabenizar todos os integrantes dessa importante emissora de todo o País. Seja sempre muito bem-vindo ao nosso estado, ao nosso Parlamento.
Deputado Mauro Tramonte, caro amigo, querido colega, deputado e autor do requerimento responsável pela noite de hoje, quero parabenizá-lo pelo trabalho que faz. E não poderia ser diferente – não é? – quem, de fato, poderia homenagear a Record. Obviamente a sua história se entrelaça com a da Record, através dos 16 anos, que, com brilhantismo, faz o seu programa, o seu trabalho.
Ele pediu que eu reforçasse, na minha fala, que, nesta noite, ele agradece não só a todos os integrantes da emissora que aqui estão, mas também àqueles que não puderam estar aqui hoje, mas que fazem parte dessa bonita história. Parabéns, caro amigo Mauro Tramonte!
Quero cumprimentar a nossa querida desembargadora Áurea Maria Brasil, representando o nosso presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Arthur. Seja bem-vinda, mais uma vez, ao Parlamento. Cumprimento o caro promotor Paulo de Tarso, representando o nosso procurador-geral Jarbas Soares; o querido amigo, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Octavio Boccalini. Seja bem-vindo, mais uma vez, ao Parlamento. Cumprimento o caro amigo Gabriel Azevedo, presidente da Câmara da Cidade de Belo Horizonte. É bom revê-lo neste Parlamento. Cumprimento meu caro amigo Paulo, diretor Executivo da Record Minas. É bom revê-lo nesta Casa. Na sua pessoa, mais uma vez, cumprimento todos os integrantes, o Wagner e tantos outros que fazem parte dessa história. Superintendente André, seja muito bem-vindo à Assembleia de Minas. Caro desembargador Flávio Boson, representando o nosso TRF da 6ª Região, seja bem-vindo, mais uma vez, ao nosso Parlamento. Querido amigo, ex-presidente do nosso tribunal, desembargador Nelson Missias, é muito bom revê-lo neste Parlamento.
Senhoras e senhores, amigos e amigas, a comunicação é uma ferramenta fundamental para manter as relações humanas ativas em constante processo de evolução. E, hoje, nos reunimos aqui para celebrar os 70 anos de uma empresa de comunicação que cresceu junto com a evolução dos tempos e que, na velocidade dos acontecimentos e transformações sociais, tornou-se uma das principais emissoras de todo o nosso país. A Record foi a segunda emissora a entrar no ar, no Brasil. E, há sete décadas, vem participando ativamente da vida do País, com a força criativa e renovadora de sua programação, alcançando diariamente mais de 54 milhões de pessoas em todo o nosso território nacional.
O progresso sempre fez parte da sua história. Evoluir está em sua identidade. Com o passar dos anos, a Record modernizou o seu jeito de informar, divertir e entreter com programa e personalidades que, como o nosso presidente disse, marcaram uma época. Foi na Record, por exemplo, que ídolos do rádio apareceram, pela primeira vez, na televisão. Festivais de músicas projetaram ídolos da Jovem Guarda, do sertanejo e da Música Popular Brasileira. Foi a Record que inaugurou um novo jeito de sorrir dos brasileiros, com programas como a Família Trapo, fenômeno de audiência. O Brasil tirou o chapéu para o fenômeno popular Raul Gil, que uniu gerações de espectadores. Sua trajetória se confunde com a própria história da TV brasileira. Suas coberturas jornalísticas emblemáticas trouxeram informação e conhecimento para a sociedade. Suas produções contaram histórias que emocionaram todo o País. Grandes nomes da música, do esporte, do entretenimento e do jornalismo se consagraram em suas telas. E cada imagem gerada representa o trabalho, o esforço e a dedicação de seus fundadores, da sua direção, dos seus comunicadores, técnicos e funcionários, todos empenhados em trazer para o público uma programação eclética e a cobertura dos mais importantes eventos e acontecimentos do Brasil e do mundo, aliando talento e tecnologia.
Aqui cabe destacar a atuação do nosso querido presidente Luiz Cláudio Costa, que há 30 anos se dedica ao Grupo Record. Na pessoa dele, eu cumprimento todos os diretores e colaboradores dessa importante rede, que contribuem sensivelmente para fazer dela a 2ª maior emissora de TV comercial de todo o País. O acesso à informação é um direito fundamental no Brasil, inclusive assegurado pela nossa Constituição Federal. E as empresas de comunicação cumprem um papel de alto valor na manutenção das estruturas democráticas do nosso país. Aqui, na Assembleia, todos os deputados e deputadas primam pela transparência e publicidade das nossas ações. Acreditamos que é impossível dissociar o papel do Poder Legislativo na sociedade da comunicação.
Eu aproveito a oportunidade para citar e saudar a presença do meu amigo deputado Carlos Henrique, líder da Maioria nesta Casa.
Nesse sentido, agradecemos e contamos sempre com a parceria da Record na divulgação e propagação das informações sobre o exercício político, nos ajudando nessa missão de manter um diálogo constante com a população e fazendo chegar a ela a verdade dos fatos e a prestação de contas do nosso trabalho. Vocês exercem com excelência esse papel, se adequaram à revolução digital, às novas mídias, inovaram nos conteúdos bíblicos, investiram em capital humano e, sobretudo, se dedicaram à sua principal missão: a de comunicar.
Finalizo aqui as minhas palavras trazendo as palavras do Nelson Mandela, um grande comunicador, que traduzem o sentimento e a motivação que percebemos na Record: "Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge o seu coração". A Record atingiu as mentes e os corações dos brasileiros. Que nos próximos anos vocês continuem contribuindo para o fortalecimento de uma mídia democrática e comprometida com a defesa da cidadania e dos valores éticos e universais. Parabéns a todos! Parabéns à Record pelos 70 anos! Fico muito feliz de estar fazendo parte de uma noite tão importante para o Estado de Minas Gerais como esta. Um abraço a todos.