Pronunciamentos

DAVI MARTINS RODRIGUES DE OLIVEIRA, Mestre-conselheiro do Capítulo Belo Horizonte nº 12

Discurso

Agradece a homenagem pelo transcurso do 40º aniversário de atividade da Ordem DeMolay em Minas Gerais, com a fundação do Capítulo Belo Horizonte nº 12.
Reunião 26ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 1ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 18/10/2023
Página 5, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 3779 de 2023

26ª REUNIÃO ESPECIAL DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 16/10/2023

Palavras do Sr. Davi Martins Rodrigues de Oliveira

Boa noite. Primeiramente, eu queria cumprimentar as autoridades presentes: Exma. Sra. Deputada Ione Pinheiro, neste ato, representando o deputado Tadeu Martins Leite, presidente da Assembleia; Exmo. Sr. Deputado Duarte Bechir, 2º-vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, autor do requerimento que deu origem a esta homenagem; Sr. Leandro Caldeira Temponi, grande mestre nacional da Ordem DeMolay; Exma. Sra. vereadora Marcela Trópia, representando a Câmara Municipal de Belo Horizonte; Exmo. Sr. desembargador federal Grégore Moreira de Moura, do Tribunal Regional Federal da 6ª Região; Exmo. Sr. Dacimar Antônio da Silva, secretário executivo do Conselho Superior e delegado-geral, representando, neste ato, a chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegada-geral Letícia Baptista Gamboge Reis; Exmo. Sr. Bruno Araújo Oliveira, subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais; Sr. Ígor Ritter Faria, presidente do Conselho Consultivo do Capítulo Belo Horizonte nº 12; Sr. Heuber Dornas Pereira, representando a Loja Perfeita Harmonia 216; e Sr. Rafael de Oliveira Soares Teixeira, mestre-conselheiro nacional da Ordem DeMolay. Boa noite a todos os presentes também.

Antes de tudo, eu queria falar um pouco da história e dos valores da Ordem DeMolay, instituição centenária, que, desde a sua fundação, está intimamente comprometida com a formação moral de jovens rapazes, partindo do pressuposto de que, para a construção de uma sociedade mais justa, é necessário, em primeiro lugar, oportunizar o contato da juventude com valores e virtudes fundamentais, como o amor a Deus, a valorização da família, o amor ao próximo, o patriotismo e o comprometimento fiel e verdadeiro com os amigos.

Voltando um pouco no tempo, temos que a Ordem DeMolay foi fundada em 1919, na cidade de Kansas City, Estado do Missouri, nos Estados Unidos. O nosso fundador foi Frank Sherman Land, um maçom que, na época, tinha 29 anos, e que, em virtude do cargo que exercia na Maçonaria, foi colocado em contato com um jovem de 17 anos, Louis Gordon Lower, que viria a se tornar o primeiro DeMolay. Esse contato inicial se deu porque o Louis, que havia perdido o pai na Primeira Guerra Mundial, precisava de uma oportunidade de trabalho e principalmente de uma orientação paterna em relação às questões que haveria de enfrentar nesse período de transição entre a adolescência e a vida adulta. A Ordem DeMolay nasce, portanto, da necessidade de jovens rapazes serem orientados e preparados para que possam viver a vida adulta de maneira digna e plena, de forma que sendo bons filhos, amigos leais e cidadãos comprometidos com o bem-estar da Pátria ainda durante a juventude se tornarão, na vida adulta, bons pais, bons maridos, profissionais dedicados e cidadãos cientes de seu papel na construção de um futuro melhor para a coletividade. Assim, sem exageros, podemos dizer que, a partir do contato inicial de Frank Sherman Land com Louis Gordon Lower, foi firmado um compromisso de toda a Maçonaria com a juventude, do qual a Ordem DeMolay é um dos frutos mais importantes.

Voltando à história, temos que, após a sua fundação em Missouri, a Ordem DeMolay se espalhou rapidamente pelos Estados Unidos, com a fundação de grupos de jovens, que nós chamamos de capítulos, nas mais diversas cidades americanas. Na sequência, a Ordem se tornou internacional, com a fundação de capítulos no Canadá e em países da Europa e da Ásia. No Brasil, a Ordem DeMolay foi introduzida no ano de 1980, com a fundação do Capítulo Rio de Janeiro nº 001, localizado na cidade do Rio de Janeiro. Pouco tempo depois, em 1983, a Ordem chegou a Minas Gerais, com a fundação do Capítulo Belo Horizonte nº 12, na capital mineira, que hoje eu tenho a honra e o prazer de presidir.

No presente ano, portanto, comemoramos 40 anos de fundação do Capítulo Belo Horizonte e, consequentemente, 40 anos da Ordem DeMolay no Estado de Minas Gerais. Para mim, que só tenho 19 anos, é até difícil pensar em tudo que pode ocorrer ao longo de 40 anos de história e principalmente ao longo de 40 anos ininterruptos de trabalho com a juventude. Entretanto, quando colocamos isso em números e vemos os frutos de tal trabalho, torna-se mais fácil compreender o impacto de 40 anos de Capítulo Belo Horizonte. Ao longo desse período, mais de mil jovens passaram pelo capítulo e tiveram a oportunidade de cultivar as virtudes e os valores de nossa instituição. Desses jovens, muitos se tornaram professores, engenheiros, médicos, militares, empresários, advogados, magistrados, políticos, dentre diversas outras profissões, mas sobretudo tornaram-se líderes em seus locais de atuação, exemplos em suas famílias e defensores permanentes da tolerância, do respeito, da honestidade e da integridade. Penso então que nossa instituição conseguiu alcançar feitos incríveis ao longo de seus 40 anos de existência e tenho certeza de que temos muito a fazer nos anos que se seguem.

A juventude cada vez mais carece de referências verdadeiras e de uma formação moral baseada em valores sólidos e imutáveis. Nesse sentido, a Ordem DeMolay, embora tenha sido fundada há mais de 100 anos, ainda tem muito a contribuir com a juventude, e sem dúvidas tal contribuição será dada. No que couber ao Capítulo Belo Horizonte nº 12, os senhores podem ter certeza de que a dedicação e o comprometimento com a formação da juventude permanecerão firmes por muitas outras dezenas de anos.

Para encerrar a minha fala, quero agradecer imensamente pelo reconhecimento que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais presta ao Capítulo Belo Horizonte e à Ordem DeMolay. Para nós, jovens, é muito gratificante saber que esta instituição reconhece e se alia aos nossos esforços. Além disso, em especial, quero agradecer muito ao deputado Duarte Bechir, por haver solicitado a realização desta solenidade em nossa homenagem, assim como a presença de todos os demolays, maçons e demais convidados, que se dispuseram a participar deste momento comemorativo. O dia de hoje é muito importante para nós, e é uma honra ter cada um dos senhores conosco.

Por fim, encerro dedicando o meu discurso a cada um dos demolays ativos aqui presentes, aos quais conclamo para que continuemos em nossa constante luta na defesa e na prática diária de nossas virtudes. Muito obrigado a todos. Vida longa ao Capítulo Belo Horizonte nº 12! E que Deus abençoe a causa da Ordem DeMolay! Obrigado.