DEPUTADO DUARTE BECHIR (PSD), Autor do requerimento que deu origem à homenagem
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 1ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 18/10/2023
Página 3, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 3779 de 2023
26ª REUNIÃO ESPECIAL DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 16/10/2023
Palavras do deputado Duarte Bechir
Exma. Sra. Deputada Ione Pinheiro, amiga, companheira de lutas nesta Casa, a quem eu agradeço a distinção de poder ter vindo participar e presidir esta sessão histórica nesta homenagem que fazemos à Ordem DeMolay – muito obrigado à senhora e meu boa-noite; Sr. Davi Rodrigues de Oliveira, mestre-conselheiro do Capítulo Belo Horizonte nº 12; Sr. Leandro Caldeira Temponi, grande mestre nacional da Ordem DeMolay; vereadora Marcela Trópia, representando a Câmara Municipal de Belo Horizonte – muito obrigado; desembargador federal Grégore Moreira de Moura, do Tribunal Regional Federal da 6ª Região; delegado-geral Dacimar Antônio da Silva, secretário executivo do Conselho Superior, representando neste ato a delegada-geral Letícia Baptista Gamboge Reis, chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, minha conterrânea; Sr. Bruno Araújo Oliveira Silva, subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Minas Gerais; Sr. Ígor Ritter Faria, presidente do Conselho Consultivo do Capítulo Belo Horizonte nº 12; Heuber Dornas Pereira, meu irmão, fundador da nossa loja, representando a Perfeita Harmonia 216; e Sr. Rafael de Oliveira Soares Teixeira, mestre-conselheiro nacional da Ordem DeMolay.
Eu saúdo os demais presentes, senhoras e senhores, meus queridos e poderosos irmãos demolays, que aqui serão por todos nós homenageados nessa noite. Senhoras e senhores, boa noite.
Para mim, constitui elevada honra ser o autor do requerimento que enseja a realização desta solenidade em homenagem à Ordem DeMolay pelos seus 40 anos de atividade em nosso estado, uma trajetória que começou com a fundação do Capítulo Belo Horizonte nº 12. A data que hoje celebramos, com acendrado orgulho, não apenas enaltece uma instituição notável, mas também configura justo reconhecimento à dedicação e ao comprometimento de gerações de jovens mineiros que se uniram em prol de princípios nobres, visando à construção de um futuro melhor. Ainda que a Ordem DeMolay tenha alcançado a dimensão de uma organização internacional, hoje estamos aqui para exaltar sua presença significativa e duradoura em Minas Gerais.
A Ordem DeMolay, inspirada pelos ideais de Jacques de Molay e da Ordem dos Templários, tem como objetivo principal desenvolver o caráter de seus membros, promovendo valores como amizade, liderança, respeito e serviço à comunidade. Esses valores são alicerces fundamentais para a formação de cidadãos responsáveis e éticos, que contribuem positivamente para a sociedade em que vivemos. Na verdade, minha presidente Ione Pinheiro, ao permear o imaginário e compulsar os registros históricos, verifica-se que os 40 anos de atividade da Ordem DeMolay em nosso estado são uma prova de sua relevância e impacto. Ao longo desse período, centenas de jovens passaram pelos Capítulos DeMolay, aprendendo lições valiosas sobre responsabilidade, trabalho em equipe e liderança. Eles se tornaram jovens comprometidos com a melhoria de suas comunidades e com respeito pelos valores morais que essa ordem tão bem representa. Em toda essa trajetória, revela-se a presença do sentimento de serviço e a disposição para fazer o bem, que uniram Frank Sherman Land e Sam Freet, no atendimento ao apelo formulado em favor de Louis Gordon Lower, nos idos de janeiro de 1919.
Nesse diapasão, não podemos deixar de mencionar o importante papel desempenhado pelos líderes e voluntários que, ao longo dos anos, têm apoiado e orientado os jovens membros da Ordem DeMolay. Seu trabalho incansável é fundamental para que a organização continue a crescer e a prosperar. Da centelha que brilhou, por meio da ação de Land e Freet, e da qual surgiu a grande luz que inspirou a criação da Ordem DeMolay, se destaca o traço comum da participação de todos eles na Loja Ivanhoe.
Assim, em um encontro de jovens que se deu em um local de reuniões da Maçonaria, concluiu-se como justo que se usasse o nome de alguém ligado à Maçonaria para intitular o clube que se formava e que hoje é a Ordem DeMolay. Naquele instante, a escolha recaiu sobre o nome e a história de Jacques de Molay, cavaleiro francês da Idade Média, que exemplificou a fidelidade e a lealdade com o seu comportamento de preservar seus amigos da morte certa, oferecendo a sua.
Sob os auspícios dos princípios e das virtudes que inspiram as suas ações, cumpre ressaltar que, ao celebrar os 40 anos da Ordem DeMolay em Minas Gerais, não estamos apenas olhando para o passado, mas também para o futuro. A juventude é a força motriz das mudanças, e os valores cultivados pela Ordem DeMolay são mais importantes do que nunca em um mundo que enfrenta desafios complexos e em constante evolução. Nossos jovens demolays, inspirados por essa honrada tradição, estão preparados para liderar e contribuir para um amanhã melhor. Eles são a esperança de um futuro mais justo, solidário e ético.
Portanto, senhoras e senhores, ao reconhecermos esses 40 anos de dedicação à Ordem DeMolay em Minas Gerais, estamos também olhando para as décadas que virão, nas quais continuaremos a colher os frutos do investimento em nossos jovens líderes. Nessa esteira, mais do que nunca, a Ordem DeMolay se faz presente nos mais diversos setores da nossa sociedade, como instituição que tem por objetivo criar bons cidadãos, que respeitam as leis, que convivem em harmonia com a sociedade, que auxiliam o próximo em suas necessidades básicas e educacionais e que, por meio do exemplo, figuram como modelo a ser seguido por todos os jovens. Nessa vertente de atuação, mirando o momento atual, quando tantos focos de beligerância e desentendimento eclodem pelo nosso planeta, quando a indiferença diante de situações trágicas como a fome, a miséria social, a corrupção e a cegueira de muitos configuram dados concretos da realidade, permanece profundamente necessário e urgente o princípio maior que rege a Ordem DeMolay.
A homenagem, pois, que hoje se presta à Ordem DeMolay se reveste de um sentimento de solidariedade, lealdade e convicção de princípios que nos faz evocar as palavras do primeiro diácono na Cerimônia de Iniciação: “O grande objetivo de nossa Ordem é ensinar e praticar as virtudes que nos levam a uma vida pura, reta, patriótica e reverente, como a melhor preparação para a maioridade da qual nos aproximamos. Nós procuramos, sinceramente, ser melhores filhos, melhores irmãos e melhores amigos, para que, ao chegarmos aos anos da maioridade, possamos ser melhores homens”.
Em nome da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, expresso a todos os nossos sinceros cumprimentos à Ordem DeMolay pelos seus 40 anos de compromisso com a formação de jovens líderes e cidadãos exemplares. Que esta homenagem, Sra. Presidente, seja apenas um pequeno reflexo do reconhecimento e da gratidão que nossa sociedade sente por tudo o que a Ordem DeMolay representa e realiza em toda Minas Gerais. Que a luz flamejante a clarear a nossa senda impulsione a todos vocês para perseverarem nessa jornada notável e que continuemos a trilhar esse caminho de virtude e serviço pelo bem de Minas Gerais e de toda a humanidade.
Parabéns, Ordem DeMolay! E a todos o meu muito obrigado!