Pronunciamentos

DEPUTADO TADEU MARTINS LEITE (MDB), Presidente

Discurso

Homenagem pelo transcurso do 50º aniversário de fundação da Faculdade Milton Campos.
Reunião 24ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 1ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 10/10/2023
Página 8, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 3177 de 2023

24ª REUNIÃO ESPECIAL DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 5/10/2023

Palavras do presidente (deputado Tadeu Martins Leite)

Mais uma vez, boa noite a todas. Boa noite a todos. O caro presidente João Batista falou aqui mais cedo para todos nós que a honra é dele, é da Milton Campos, mas, na verdade, presidente, é exatamente o contrário. A honra é de todo o Parlamento mineiro, de toda a Assembleia de Minas por ter a oportunidade de homenagear uma instituição tão importante não só para Minas Gerais, claro que especialmente para Minas Gerais, mas para o País como um todo. Então, na sua pessoa, e em nome da nossa Profa. Misabel, peço licença para cumprimentar todos os professores, professoras, alunos, alunas, ex-alunos dessa faculdade tão importante para todos nós, mineiros.

Cumprimento o meu amigo deputado Charles Santos, um dos deputados mais trabalhadores e experientes que nós temos. Caro amigo, quero parabenizá-lo por essa importante homenagem na noite de hoje. Saiba que esta é uma homenagem que está sendo abraçada pelos 77 deputados e deputadas desta Casa. Você está de parabéns, de fato, pelo dia de hoje. Obrigado. Estou muito feliz e muito honrado de ser seu colega em mais uma legislatura neste Parlamento.

Cumprimento o desembargador Tiago Gomes de Carvalho Pinto, querido amigo, representando, neste ato, o nosso presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Arthur. Mande um abraço para ele. Através do desembargador Tiago, quero cumprimentar todo o Poder Judiciário aqui presente nesta noite tão importante. Cumprimento o Dr. Richardson, o desembargador Henrique, a Dra. Patrícia, também da nossa corte eleitoral. Cumprimento a nossa procuradora de Justiça, Márcia Pinheiro de Oliveira Teixeira, representando o nosso procurador corregedor-geral Marco Antônio e o Ministério Público. Um abraço a todos os queridos amigos do nosso Ministério Público, o defensor público Fernando Camargo, representando a nossa amiga Raquel, defensora pública-geral do nosso estado.

Querido amigo, deputado federal Gilberto Abramo, é muito bom revê-lo neste Parlamento. Tive a honra de ser colega dele por duas legislaturas e, agora, ele vem fazendo um trabalho espetacular, brilhando lá na Câmara Federal. É bom demais revê-lo nesta Casa, que também é sua, e você sabe disso. Cumprimento o vereador Fernando Luiz, representando, neste ato, o presidente da Câmara, Gabriel Azevedo. Um abraço para ele! Cumprimento Marcelo Bueno, presidente da Ânima Educação.

De forma muito breve, eu gostaria de dizer que, ao longo deste meio século de intensa dedicação ao ensino do direito, a Faculdade Milton Campos consolidou o seu nome no meio jurídico, sendo, hoje, uma das escolas mais prestigiados do Estado de Minas Gerais. Esse reconhecimento é atestado pela Ordem dos Advogados do Brasil, como o querido amigo deputado Charles disse. Desde 2001, é atribuída à faculdade o Selo Nacional OAB Recomenda, e o Ministério da Educação a classifica como a melhor entre as faculdades privadas de direito, em Minas Gerais. Por esses e outros feitos, somos lembrados de que é conhecendo a história que se faz o futuro.

Portanto, nada mais justo do que lembrar, neste momento solene, de uma frase atribuída ao grande mineiro Milton Campos. Abrem-se aspas: “Onde houver um palmo de chão limpo, as pessoas de bem haverão de se encontrar para construir, construir caminhos que possam melhorar a vida e ampliar as oportunidades daqueles que mais precisam”. Fecham-se aspas. Posso atestar que esse é o caminho que a Faculdade Milton Campos vem trilhando ao formar profissionais capazes de atuar, de forma crítica, ética e compromissada, com os valores da democracia e dos direitos humanos e sociais.

Nesse contexto, ser uma faculdade de direito bem avaliada vai além da excelência de sua produção acadêmica; passa pelo seu impacto na sociedade e sua capacidade de fazer mudanças sociais, o que torna incontestável a importância da Faculdade Milton Campos na construção de um amanhã melhor e mais justo para o nosso estado de Minas Gerais e para todo o País. Isso é o que buscamos aqui também, na Assembleia de Minas. Podemos dizer que é no Parlamento que se forma a matéria-prima do direito e do trabalho do advogado. Podemos dizer ainda que nossos papéis na sociedade se cruzam, pois temos o compromisso de defender a Constituição e o Estado Democrático de Direito. Nossos valores são os valores da democracia. A legalidade e a liberdade pautam o nosso trabalho. Especialmente, hoje, em que celebramos os 35 anos da nossa Constituição da República, lembramos que ela deve ser o nosso norte, conforme o compromisso que nós, homens públicos e mulheres, assumimos ao tomar posse em nossos cargos; e vocês, advogados, advogadas, pelas atribuições que a própria Carta Magna lhes conferiu.

O direito reconhece, direciona e consolida as mudanças da sociedade. A advocacia contribuiu enormemente para a cidadania, para a justiça e para a democracia. Por todos esses motivos, saudamos a diretoria da Faculdade Milton Campos, seus professores, alunos, funcionários, cumprimentando todos por sua participação nessa trajetória de sucesso e desejando a vocês muitas realizações pelos próximos 50 anos ou mais, se Deus quiser. Muito obrigado a todos. Viva a Milton Campos!

Um abraço a todos! Muito boa noite.