DEPUTADO NORALDINO JÚNIOR (PSB)
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 1ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 21/09/2023
Página 95, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 1295 de 2023
Normas citadas LEI nº 6763, de 1975
61ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 19/9/2023
Palavras do deputado Noraldino Júnior
O deputado Noraldino Júnior – Sr. Presidente e nobres colegas parlamentares.
Novamente, Sr. Presidente, eu quero subir nesta tribuna – incansavelmente subir nesta tribuna, Sr. Presidente –, para compartilhar a grande mobilização da sociedade mineira e da sociedade brasileira para não permitir que o projeto do governo do Estado prospere nesta Casa Legislativa, projeto que vai trazer um grande dano a toda sociedade.
Esses dias houve um grande diálogo em uma live, e uma pessoa disse: “Olha o dano que vai trazer aos protetores de animais.” Eu disse o seguinte: “Todos nós devemos respeitar os animais, mesmo aquele que não tem um animal em casa.” E protetor dos animais é aquele que cuida, ajuda de forma direta ou indireta, que tem constância em ações, que visa melhorar a vida dos nossos animais, dos nossos amigos de quatro patas.
Esse projeto, deputado Alencar da Silveira Jr., se aprovado, vai trazer um impacto à vida de milhões e milhões de mineiros, de famílias carentes que não têm o que comer e que muitas vezes deixam de comer para dar dignidade aos animais. A insensibilidade desse projeto equivale à palavra “crueldade”. Se são maus-tratos atos como deixar de alimentar o animal, é crueldade a gente sobretaxar, aumentar o imposto da ração, fazendo com que as pessoas tomem uma atitude, comprometam seu alimento ou comprometam o alimento dos animais. E isso num momento em que as pessoas passam por dificuldades! A gente não está falando… A gente está falando da grande massa da população, composta de pessoas de baixa renda. A gente está falando de um grande número de protetores de animais. E aqui eu queria fazer uma homenagem a todos vocês pela grande mobilização não só mineira mas também nacional.
Eu não concordo com algumas formas de lidar com algumas falas nem com algumas formas de lidar com o Parlamento. Eu acho que toda mobilização é muito bem-vinda, desde que seja respeitosa, coerente; desde que trate todos com respeito. O que a proteção animal vem fazendo nos últimos dias… Eu fico muito feliz de ter sido ouvido e de ter conseguido passar para todo esse coletivo a gravidade que estamos vivendo com a possibilidade do aumento do ICMS da ração.
Eu quero fazer um agradecimento a todos pela grande mobilização. Quero fazer um agradecimento, de público, a uma pessoa por quem tenho muita admiração – muita admiração pela sua sensibilidade. Ela esteve comigo no rompimento das barragens de Mariana e de Brumadinho: Luísa Mell. Fica aqui o meu respeito, mais uma vez, a minha grande admiração pelo seu trabalho, pela sua liderança em relação à causa animal.