Pronunciamentos

DEPUTADO TADEU MARTINS LEITE (MDB), Presidente

Discurso

Homenagem à Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais – Siamig – pelos relevantes serviços prestados para a produção sustentável de cana-de-açúcar, açúcar, etanol e bioenergia.
Reunião 21ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 1ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 26/09/2023
Página 8, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 592 de 2023

21ª REUNIÃO ESPECIAL DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 21/9/2023

Palavras do presidente (deputado Tadeu Martins Leite)

O presidente - Boa noite a todos; boa noite a todas. Primeiro, sejam muito bem-vindos à Assembleia Legislativa, a Casa do povo mineiro, de toda a população.

Quero iniciar cumprimentando o Mário, presidente da Siamig. Através do seu nome, Mário, amigo, quero cumprimentar todo o setor presente, nesta noite tão importante, na Assembleia Legislativa. Enfim, um setor importante, que gera empregos e é fundamental para o Estado e para o nosso país. Parabéns pela homenagem! Quero cumprimentar o querido amigo Fernando Passalio, secretário de Desenvolvimento Econômico, que representa, neste ato, o governador Romeu Zema, que está em viagem internacional. Parabéns pelo trabalho que vem fazendo à frente desta pasta no governo. Quero cumprimentar o nosso querido amigo Marcelo, presidente do Sebrae e da CDL. Parabéns pelo trabalho que faz e, mais uma vez, seja bem-vindo a esta Casa. Caro deputado federal Zé Vítor, neste ato representando a Câmara Federal, o Congresso Nacional, presidente da Frente Parlamentar do Etanol naquela Casa tão importante para todos nós. Obrigado pela presença. Cumprimento você e faço questão de cumprimentar também o querido amigo deputado Newton Cardoso Jr., querido companheiro de várias lutas e batalhas também. Quero cumprimentar, de forma muito especial, o nosso deputado Raul Belém, grande amigo, um dos deputados mais atuantes que nós temos nesta Casa. Gostaria de parabenizar o querido amigo pela importante e justa homenagem a esse setor tão importante do nosso país. Peço licença para cumprimentar os nossos colegas deputados presentes neste momento: deputado Antonio Carlos Arantes, 1º-secretário desta Casa; caro deputado Gil Pereira, presidente da nossa Comissão de Minas e Energia; deputado João Junior, que recentemente chegou à Casa, mas que já vem fazendo um grande trabalho – parabéns pelo seu trabalho; o deputado Leonídio Bouças, aqui presente também, presidente da nossa Comissão de Administração Pública; o deputado Rodrigo Lopes, grande amigo – seja bem-vindo a esta homenagem; o deputado Ulysses Gomes, líder de um dos blocos mais importantes desta Casa. Peço licença para saudar a prefeita Elisa e os prefeitos aqui presentes, os vereadores, as vereadoras, enfim, as senhoras e os senhores.

A cana-de-açúcar está alinhada com a história do Brasil desde os tempos da colonização, sendo, por diversas vezes, a peça central da nossa economia, antes baseada na produção de açúcar e agora com foco na produção de biocombustíveis com maior eficiência e sustentabilidade.

Sustentabilidade, querido amigo José Francisco, significa o poder de manter, suportar e sustentar. Na prática, estamos falando de agir no presente pensando no futuro. E, nesse contexto, cabe destacar como a aplicação desse conceito tem influenciado positivamente o cenário da produção sucroenergética do nosso estado. A condição amplamente destacada de Minas Gerais como polo de produção de cana-de-açúcar é fruto não só de sua localização estratégica e de condições climáticas favoráveis, mas sobretudo da verdadeira revolução que o setor sucroenergético viveu nos últimos 10 anos praticamente, em que registrou um desenvolvimento considerável. O PIB do agronegócio mineiro é fortalecido, em grande parte, pelas cadeias produtivas de cana-de-açúcar, açúcar e etanol, que são protagonistas no mercado brasileiro.

Também podemos constatar o motivo do sucesso das usinas sediadas em Minas Gerais, quando sabemos que é a Siamig que representa as 36 usinas presentes em 9 das 10 regiões do Estado e que reúne os produtores do setor. A partir da atuação da Siamig, o setor foi impulsionado, com criatividade, investimento e inovação, a um outro patamar. Ele se diversificou, modernizou e qualificou mão de obra, visando a melhorias no bem-estar social, econômico, político e ambiental.

A consequência, nesse novo cenário, é uma drástica melhoria no balanço de carbono, que hoje é referência de sustentabilidade para a sociedade e para o mundo e uma prova de que o campo é capaz de produzir um futuro mais justo e próspero para todos. É possível plantar, cultivar e colher com mais eficiência. Com isso, desempenha um papel crucial na economia do Estado e destaca-se pela capacidade de produzir energia limpa em larga escala, o que determinou grandes investimentos e incentivos para o setor na última década.

Atenta a isso, a Assembleia de Minas tem feito um acompanhamento contínuo de suas conquistas, em especial dos aspectos do desenvolvimento sustentável. Os deputados e as deputadas desta Casa querem estar cada vez mais próximos do setor produtivo, buscando soluções de fomento, incentivos fiscais, apoio à modernização das empresas, gerando oportunidades de atuação mais competitiva no mercado de combustíveis, que gera tanta riqueza para todo o nosso Estado de Minas Gerais.

Com o devido destaque à Siamig, eu quero aqui, na pessoa do Mário, parabenizar todo o setor sucroenergético, que é fundamental para o agronegócio mineiro, gera milhares de empregos diretos e indiretos e ainda se compromete com a geração de energia e disponibilidade de recursos para as nossas gerações futuras. Ciente de que, como o provérbio chinês diz, “todas as flores do futuro estão contidas na semente de hoje”, a Siamig vem cultivando valores que impulsionaram o setor a transformar não apenas cana-de-açúcar em energia, mas a transformar o futuro com atitudes responsáveis e sustentáveis de respeito às pessoas e a todo o nosso planeta. Parabéns a todos; parabéns pela homenagem. Um abraço a todos.