Pronunciamentos

DEPUTADO RAUL BELÉM (CIDADANIA), Autor do requerimento que deu origem à homenagem

Discurso

Homenagem à Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais – Siamig – pelos relevantes serviços prestados para a produção sustentável de cana-de-açúcar, açúcar, etanol e bioenergia.
Reunião 21ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 1ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 26/09/2023
Página 2, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 1159 de 2023
RQN 592 de 2023

21ª REUNIÃO ESPECIAL DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 21/9/2023

Palavras do deputado Raul Belém

O deputado Raul Belém - Boa noite a todas! Boa noite a todos! Sejam muito bem-vindos à Assembleia de Minas. É um prazer receber todos. Na pessoa do presidente Tadeu Martins Leite, nosso amigo, companheiro, cumprimento todas as deputadas e deputados presentes nesta homenagem. Na pessoa de Mário Campos, amigo, presidente da Associação de Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais, nossa querida Siamig, cumprimento todos os que fazem parte dessa grande associação, desse grande sindicato, dessa grande entidade que representa muito bem o setor. Cumprimento o Sr. Fernando Passalio, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, representando aqui o nosso governador Romeu Zema; o meu amigo e conterrâneo, deputado federal Zé Vítor. Estendo o meu cumprimento ao amigo Newton Cardoso Jr., que se faz presente conosco. Cumprimento também Marcelo de Souza e Silva, presidente do Sebrae. Cumprimento todos os prefeitos e vereadores que estão presentes, na pessoa do meu amigo Markim, prefeito da cidade de Delta. Cumprimento também o prefeito João Terto, que está conosco, prefeito da cidade de Arapuá. Quero dizer que é uma satisfação enorme receber todos vocês. Cumprimento também a nossa gloriosa Bios, representando aqui o nosso Corpo de Bombeiros. É uma satisfação tê-los, mais uma vez, nesta Casa. Muito obrigado pela presença.

Gostaria, inicialmente, de manifestar a minha profunda e sincera alegria pela oportunidade de prestar esta homenagem, que é, na verdade, o reconhecimento do trabalho e da contribuição do setor sucroenergético para o Estado de Minas Gerais e para o Brasil. De acordo com dados do Sebrae, o setor sucroenergético brasileiro exerce um papel fundamental na economia, produzindo diferentes formas de agroenergia sustentáveis e renováveis: açúcar, etanol, eletricidade e outros produtos, que são capazes de suprir a demanda presente, sem comprometer o meio ambiente e a disponibilidade para gerações futuras.

As usinas de cana-de-açúcar geram renda que circula nos municípios e é distribuída via salários, impostos e aquisições de produtos e serviços, movimentando setores como construção civil, restaurantes, serviços, comércios e outros. Além dos impactos econômicos, o setor exerce ainda um papel relevante em termos sociais, dado que o setor é um grande empregador. Especialistas indicam que a geração de empregos indiretos tem um efeito multiplicador de 2,39 sobre os empregos diretos, ou seja, para cada emprego direto o setor gera ainda 2,39 postos de trabalho indiretos, que podem estar alocados nos mais variados setores, como o de serviço, comércio, saúde, entre outros. Além disso, a atividade canavieira contribui para a absorção de um grande contingente de mão de obra que se encontra excluída do mercado de trabalho, agindo como um agente de inclusão social.

No que diz respeito ao processo de mecanização do setor sucroenergético, também se vê um aumento no nível técnico dos trabalhadores, maior especialização e desenvolvimento profissional, maior formalidade e diminuição dos trabalhos temporários, alocando-os em permanentes.

Essa introdução se faz indispensável para demonstrar a relevância do setor em âmbito estadual e nacional, sem esquecer a sua abrangência no cenário internacional. Devemos destacar também que a opção do etanol como combustível automotor se viabilizou nas últimas quatro décadas, iniciando-se com o Proálcool, associando-se à indústria automotiva e culminando com a fabricação dos veículos flex. Podemos ressaltar que a substituição da gasolina pelo etanol já se comprovou economicamente vantajosa não só para o Estado mas também para a própria população em relação ao abastecimento dos seus veículos.

Hoje, nesta noite tão especial, não poderia deixar de evidenciar um fato muito importante para o nosso Estado de Minas Gerais, quando, na década de 1980, empresários do Nordeste começaram a se instalar na Região do Triângulo Mineiro e, desde então, fomentam o setor, gerando empregos diretos e indiretos, renda, fazendo com que a expansão dos empreendimentos cresça ainda mais no Estado.

Também cumprimento todos aqueles que vieram dos demais estados para fomentar tão importante área, a do sucroenergético. Assim, solicito agora uma salva de palmas para esses homens idealistas que transformaram o setor em Minas Gerais.

Senhoras e Senhores, Minas Gerais é o 2º maior produtor e exportador de cana-de-açúcar do Brasil. Apresentando para vocês os dados da própria Siamig, estima-se que a safra 2023-2024 seja 6% maior que a anterior, ultrapassando 72.000.000t. Esses dados foram apresentados neste ano, na abertura da safra mineira de cana-de-açúcar, na unidade do Vale do Tijuco, em Uberaba, na fazenda do nosso querido amigo Zé Francisco, que está presente aqui conosco.

Além dos números da safra 2023/2024, foi destaque o papel do setor sucroenergético, uma das mais importantes cadeias produtivas do agronegócio mineiro, com 36 usinas em produção, 108 municípios produtores de cana-de-açúcar e geração de cerca de 167 mil empregos. Diante dessa constatação promissora, gostaria de parabenizar a Siamig pelo importante trabalho feito em prol dos agricultores mineiros, contribuindo com o povo e com a economia do Brasil, com a modernização na construção de uma produção sustentável de cana-de-açúcar, etanol, açúcar e bioenergia, no aspecto econômico, ambiental e social, fomentando e dando suporte à prospecção e realização dos negócios de toda nossa Minas Gerais.

Na oportunidade, gostaria de dizer também do nosso empenho para que possamos colher os bons frutos do trabalho incansável dos produtores, fazendo tramitar nesta Casa o Projeto de Lei nº 1.159/2023, de minha autoria, que cria a política estadual de incentivo ao consumo do etanol, denominada “Na hora de abastecer, escolha o etanol”.

Mais uma vez, quero agradecer ao presidente pela forma como está transcorrendo esse projeto na Casa: já passou na Comissão de Constituição e Justiça; passou na Comissão de Minas e Energia; hoje está recebendo parecer favorável da comissão, está sendo relatado pelo nosso grande amigo Gil Pereira, deputado que conhece muito do setor energético em Minas Gerais.

A presente proposição de lei visa conscientizar sobre as vantagens ambientais do etanol, um combustível limpo e renovável proveniente da cana-de-açúcar; valorizar o setor sucroenergético e os produtos rurais; fortalecer toda a cadeia produtiva que gera milhares de empregos diretos e indiretos.

Com esperança em um futuro mais próspero e contando sempre com a ajuda de Deus, somos um povo e um estado. Gostaria de agradecer a presença de todos vocês e desejar que tenhamos uma excelente noite. Viva o setor sucroenergético de Minas Gerais, que contribui tanto para o nosso estado e para o nosso país! Muito obrigado a todos.